quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Momentos de mudança

Hoje cheguei tarde a casa e como poucas notícias tinha ouvido durante o dia liguei a televisão e corri os principais canais nacionais. Depois de ver que o SC Braga estava a perder, fixei-me na SIC notícias (um dos meus canais favoritos) e fui ouvindo o que se foi passando durante o dia.

Confesso que 5 minutos depois estava já com vontade de desligar a televisão e não ouvir mais nada. No entanto não o fiz e lá fui ouvindo todas aquelas desgraças associadas à situação económica que o país atravessa. Foi nesse momento que fiquei a saber de uma proposta de Lei que foi avançada pelo Governo e entregue aos parceiros de concertação social, que entre muito outras medidas previa uma redução de 10% dos subsídios de desemprego mais baixos, os idosos sem autonomia perdem apoios se tiverem um rendimento superior a 600 euros, o Rendimento Social de Inserção sofre novo corte de 6% e o subsídio de morte reduz-se para metade, entre muitas outras medidas do mesmo género.

Confesso que fiquei estupefacto com tudo isto, já de depois de se atacar ferozmente a classe média se vem novamente perseguir aqueles que estão mais carenciados e desprotegidos, ao invés de se fazer exatamente o contrário.

Fiquei com a certeza que o Governo não passa neste momento de um conjunto de alienados, que vivem dentro da sua redoma de vidro e que não fazem a mínima ideia do que, infelizmente, é cada vez mais a realidade do nosso pais, das dificuldades, das carências, do esforço que muita gente já faz, não para viver mas sim para conseguir sobreviver. 

Ao ouvir estas notícias apenas me veio à memória a reportagem que ontem vi na SIC. Chamava-se "Momentos de mudança" (ver vídeo abaixo) que mostrava a realidade, a luta o querer, a força de vontade, o amor, a união, de uma família do alentejo que para além dos reduzidos rendimentos mensais (cerca de 300 euros) já há décadas tem que se defrontar com o estigma e o preconceito do que é ser seropositivo.

Confesso que poucas são as reportagens capazes de me comoverem como aquela a que ontem assisti e, cada vez mais tenho a certeza que situações similares, de luta pela sobrevivência, vêm infelizmente a surgir ao longo de todo o país. Muitas vezes não sabemos valorizar o que temos e apenas nos apercebemos disso quando vemos casos destes em que uma família sobrevive com apenas 300 € tendo ainda que lidar com sérios problemas crónicos de saúde.

Mas acima de tudo aquela reportagem é uma lição de vida, pois sempre se mantiveram uma família unida lutando contra tudo e contra todos no sentido de ultrapassar todas as dificuldades que a vida se encarregou de lhes atravessar pela frente. Mas acima de tudo é de louvar que mesmo assim, mesmo com todas essas dificuldades afirmam serem felizes e que o que importa, mais do que tudo é o amor e o apoio que sentem uns pelos outros.

Esta família deveria de ser um exemplo para todos nós e um caso de reflexão para os nossos governantes, para que pensassem 2 vezes na injustiça da maioria das medidas que pretendem implementar.

À Alexandra e à sua família desejo as maiores felicidades do mundo e toda a força para que consigam ultrapassar todas as dificuldades que enfrentam e que possam viver quase sem preocupações para além daquelas que já lhes são impostas pela sua saúde.

A reportagem da SIC aqui fica para quem não tenha tido oportunidade de a ver em direto.


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...