quinta-feira, 19 de maio de 2011

O Coelho vai engolir o Sapo ??



(Foto retirada da internet)

As eleições estão aí e por incrível que pareça, e mal mal de alguns, as sondagens dão como que um empate técnico. Ora o PS está à frente, ora é o PSD.

Os nervos começam a ficar à flor da pele no PSD e logo aparecem aquelas frases premonitórias, qual Jesus do SLB que prometia o campeonato, desta vez nas legislativas, em que se afirma que o PSD tem a obrigação de ganhar as eleições.

Mas o PSD não descola nas sondagens e o nervosismo aumenta. É necessário repensar a estratégia e pensar se o PSD poderá via a ser Governo mesmo que não vença as eleições, já que a Constituição da República assim o permite (art. 187º), e seria o concretizar da grande Utopia da direita: Um Presidente, Um Governo, Uma maioria (ainda que com a muleta do CDS).

É ver os constitucionalistas saltarem todos das suas tocas, veja-se o Prof. Jorge Miranda vir dizer que tal é possivel, que o Presidente da República tem o poder de nomear para o Governo um partido que não tenha sido o mais votado.

Mas claro que antes das eleições é preciso demonstrar que não se tem sede de poder, que não se quer o poder a todo o custo, e logo se começa a desmentir, a dizer que não se quer ser Primeiro Ministro se não se for o mais votado, primeiro devagarinho e depois mais veemente.

O problema põe-se se este cenário se concretizar, isto é, se o PS for o partido mais votado e se o nosso Presidente quiser concretizar esse grande sonho do PSD e convidar Pedro Passos Coelho para formar Governo.

Será que o Pedro Passos Coelho vai engolir o SAPO ???

3 comentários:

Eva Gonçalves disse...

Nós é que vamos engolindo vários sapos... e parece-me que ainda vamos engolir mais alguns!! Pode-se dar o caricato da escolha da maioria dos portugueses ser totalmente ignorada, e o governo ser PSD/CDS, mesmo se o PS tiver mais votos que o PSD!! O que me parece um absurdo... para isso, não se consultava o povo... mas a culpa, é dos partidos todos que se recusam a formar governo com o PS, o único partido disposto a se coligar para garantir a maioria, mas se ninguém quer coligar-se com o PS, o que fazer? O Presidente fará o que já previste... e nós nem seremos tidos nem achados... e entretanto perdemos tempo e mais dinheiro com a farsa das eleições... Beijino meu

IM disse...

As manobras politicas do jogo de cintura executadas pelos nossos candidatos é de bradar aos céus... principalmente porque já se sabe que todos querem mesmo é "rapar" mais um bocadinho o tacho, o grave problema é que calculo que já não tenha muito para rapar... ainda assim, debatem-se como leões na arena. A ver vamos no que isto vai dar, e se o Presidente da República ainda terá a oportunidade de fazer história na democracia.
Uma coisa á certa, com tudo isto, concordo com a Eva, perde-se tempo e dinheiro em mais umas eleições.

Beijo

Fê blue bird disse...

Também acho que somos nós que engolimos os sapos.
Eu estou tão fartinha deles (dos políticos e dos sapos) que tudo o que dizem entra-me por um ouvido e sai pelo outro.

beijinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...