segunda-feira, 29 de novembro de 2010

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Orçamento CGD ...

Provavelmente pouca gente tem reparado mas tem vindo a surgir uma forma de resolver o défice, que pode tirar Portugal da situação em que se encontra.

Essa solução passa essencialmente pelo patrocínio do Orçamento de Estado, o que permitirá encaixar receitas adicionais com vista à redução do défice.

Há alguns anos foi o famoso Orçamento Limiano onde apenas um deputado do CDS-PP fez a diferença, permitindo a sua aprovação.

Agora que foi aprovado o regime de excepção aos cortes salariais na Função Pública , aprovado com os votos do PS e a abstenção do PSD, e que parece encaixar perfeitamente nas pretensões manifestadas pela carta enviada pela CGD ao Sr. Ministro das Finanças, talvez o Orçamento de 2011 possa vir a ser patrocinado.

Se a moda pega, talvez tenhamos encontrado a solução para o Défice !!!!

Venda de Natal em Lisboa

Porque a solidariedade para com quem precisa é um dever de todos nós, permitam-me divulgar uma acção de solidariedade que encontrei aqui divulgada.


O Grupo de Pais do Centro Social do Sagrado Coração de Jesus, instituição de solidariedade social com mais de 40 anos de existência, organizou uma Venda de Natal que decorrerá no dia 27 de Novembro, entre as 10:30 e as 18:30, no ginásio do Colégio das Escravas, na Lapa (Lisboa).


A Venda de Natal destina-se a angariar receitas para suportar o custo de melhoramentos na escola, e conta com o apoio e a presença de inúmeras marcas que ali vão apresentar os seus produtos a preços de perder a cabeça.


Valerá a pena uma visita, não apenas porque se ajuda uma instituição de solidariedade social (num ano de enormes dificuldades), mas porque certamente se encontrarão excelentes presentes de Natal.


Apareçam e divulguem a Venda de Natal do Centro aos vossos amigos e familiares.


A entrada será feita pela Rua Garcia de Orta.


Mais informações, aqui.

E Afinal ......?!?! (2)


Eis que decorridos 2 dias após o término da Cimeira da Nato e, de acordo com o  Diário de Notícias, Portugal recebeu os 2 primeiros blindados de um totalde 6, que faziam parte de uma encomenda de material para a PSP no valor global de 5 Milhões de euros, adjudicada por ajuste directo devido à sua urgência e indispensibilidade para a segurança da referida Cimeira.

Mas atente-se nos faróis da viatura recebida: isso mesmo são 2 :-)  (smiles) !!!

Qual será o seu significado?

Será que é o fornecedor a gozar porque já os devia ter entregue há mais de um mês e ainda não o fez?

Será que é o fornecedor a gozar porque ainda só entregou 10% do material contratado?

Será que é a gozar connosco porque eram para a Cimeira e não fizeram falta?

Será que é a gozar connosco, porque sendo indispensáveis para a Cimeira e não tendo feito falta, nem sido entregues atempadamente vamos ter que os pagar na mesma, e o fornecedor não será significativamente penalizado?

Será que é a gozar connosco porque vamos ter que pagar 5 Milhões de euros por algo que era indispensável para a Cimeira e não o foi, enquanto são aplicadas medidas de austeridade ao povo português?

Será que é porque uma vez mais ninguém será responsabilizado?


Apenas se pode concluir que continuamos a ser gozados !!!!!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

E Afinal ......?!?!


Depois de ter sido assinado em meados de Set. 2010 um contrato que previa a entrega em 10 dias úteis de 5 viaturas policiais blindadas, que teriam uma missão importante na cimeira da NATO em Lisboa....

..... depois de sucessivos adiamentos da data de entrega das viaturas....

..... depois de uma telenovela durante as últimas semanas a afirmar que 2 das viaturas chegavam antes da Cimeira da NATO .....

..... depois de ontem a PSP confirmar novamente que as viaturas (apenas 2) chegariam a tempo da Cimeira da NATO....

.... alguém sabe se estas chegaram mesmo ?????


Não sei se consigo ir dormir com esta angústia !!!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Incompetência

Quem assistiu hoje à tarde ao debate Parlamentar sobre o Orçamento de Estado só pode chegar a uma conclusão: Portugal está votado à incompetência.

Confesso que não assisti à totalidade do debate, mas a parte a que assisti leva-me a concluir que com tamanha incompetência não vamos lá.

Vários foram os deputados que questionaram o Ministro das Finanças sobre a legalidade da Portugal Telecom (PT) antecipar parte do dividendo a pagar para 2010, ficando assim sujeito a uma taxa de tributação inferior.

Desculpem-me os Ilustres representantes da nação, mas a PT não está a fazer mais do que usar a legislação em vigor, legislação essa que foi criada por tão ilustres deputados.

Esses mesmos que hoje questionaram o Ministro das Finanças sobre a legalidade da actuação da PT.

Será possível que tão ilustres representantes não consigam perceber que a PT não está a fazer mais do que usar a legislação existente, não estando assim a fazer nada de ilegal?

A PT não é a Santa Casa da Misericórdia (com o devido respeito que esta instituição me merece), e tal como a PT, outros se preparam para fazer o mesmo, como por exemplo a Portucel.

Mas apenas a PT vem à baila na Assembleia da República. Será algum fetiche??

Quando em vez de na Assembleia da República (AR) se questiona se a decisão de uma empresa, com base na legislação em vigor, aprovada por essa mesma AR, em vez de se discutirem matérias relevantes, tal só pode indiciar incompetência.

Grande Faena !!!!

http://www.marca.com/

Portugal Portugal 4 - 0 España España
 
OTRA GOLEADA A LA ROJA ACABA ENTRE OLÉS DEL PÚBLICO

Portugal nos torea

Sigue el partido en directo
DELFÍN MELERO17/11/10 - 23:57
Los goles de Martins, Sergio Ramos en propia puerta, Postiga y Hugo Almeida dieron un cómodo triunfo a Portugal ante España en el estadio da Luz. Los lusos fueron muy superiores y el público lo celebró entre oles. Es lo que tiene derrotar a la campeona del mundo.

Aquecimento Global

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Justiça em Portugal.

Esta semana fiquei atónito quando vi nas notícias que a Justiça portuguesa tinha substituido a pena de prisão domiciliária de José Oliveira Costa (fundador e ex-presidente do BPN) tendo o Juiz sido sensível aos argumentos da defesa que alegaram "o seu estado de saúde e o facto de se encontrar em carência económica".

Oliveira Costa alega carência económica para ficar em liberdade

Realmente é dificil de conceber que uma pessoa que esteja obrigada a permanecer em casa possa vir a colocar em causa o seu estado de saúde.

Claro que cada caso é um caso e um pessoa que more numa casa a cair de velha, como muita gente mora em prédios devolutos, ou mesmo numa barraca, ondem não existam as condições mínimas suficientes que de higiene, quer para fazer face ao frio ou à humidade poderá colocar em causa o seu estado de saúde.

Será que o Dr. Oliveira e Costa mora numa casa assim que coloque em causa o seu estado de saúde?

Mas melhor ainda é o argumento da carência económica. Quer isto dizer que a pretexto de carência económica se substitui uma medida de coacção de extrema dureza como a prisão domiciliária por uma mera obrigação de apresentaço periódica no tribunal?

Apenas consigo compreender que se susbtitua a medida de coação de prisão domiciliária por motivos de carência económica , se for para permitir ao arquido poder trabalhar de forma a suprimir a referida carência económica. Mas afinal, e o estado de saúde??

Qual será o trabalho que se pode fazer sem agravar o estado de saúde para o qual é prejudicial estar em casa??

Será que alguém se lembra de algum?? Eu sinceramente não consigo pensar em nenhum. Ou se calhar sim. Talvez umas conferências e umas acessorias.

Provavelmente ainda se lembram do caso Madoff, nos EUA. Sim aquele senhor responsável por uma mega fraude, e que também já tinha uns anitos e também veio alegar o belo do estado de saúde, e vejam lá o que aconteceu? NADA.

Mas se o problema é o estado de saúde e a carência económica então o juiz deveria era ter substituido a prisão domiciliária pela prisão efectiva, pois assim:

Resolvia-se a questão de saúde por teria acesso aos médicos do SNS sem qualquer custo adicional, podendo passar longos períodos em repouso;

Resolvia-se a questão da carência económica já que não teria que dispender recursos financeiros, tendo assegurado mesa, cama e roupa lavada a custo zero.

domingo, 14 de novembro de 2010

Solidariedade : Banco Alimentar - Recolha de Alimentos


O Banco Alimentar contra a fome vai realizar nos próximos dias 27 e 28 de Novembro de 2010 mais uma campanha de recolha de alimentos junto das superfícies comerciais ao longo do país que permitirá continuar o seu fabuloso trabalho de apoio às famílias necessitadas e a um enorme número de instituições que têm como missão apoiar os mais carenciados.

Todos nós devemos ter o dever moral e a consciência de apoiar esta causa, quer contribuindo com a doação de alimentos, quer contribuindo como voluntário na acção a decorrer.

Em simultâneo irá decorrer até 05/12/2010 a campanha "Ajuda Vale", que permite a cada um de nós doar alimentos através da aquisição de vales nos supermercados.

Vamos todos alimentar esta ideia !!!

Ver mais informações em Banco Alimentar

 

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Vamos ser solidários


Existem famílias que possuem sérias dificuldades financeiras que muitas vezes colocam em causa o bem estar dos filhos.

São famílias onde os pais querem trabalhar e, ou não podem, ou não encontram emprego.

São famílias onde os rendimentos são baixos e os poucos apoios que têm não são suficientes.

São famílias que viram o desemprego bater-lhes de repente à porta, algumas delas em que o casal trabalhava na mesma empresa, tendo ficado os dois desempregados.

São famílias que com pouco ou nada ficam depois de pagarem as suas despesas essenciais: a casa, a água, a luz, a escola dos filhos, ficando por vezes a faltar para a alimentação e para o vestuário.

Agora que o Natal se aproxima, aqueles como nós que se podem dar por felizes por possuírem meios financeiros que nos permitem viver desafogadamente, ainda que sentindo de alguma forma a crise que se avizinha, temos a responsabilidade moral de ser solidários com quem precisa, mas muitas vezes andamos tão embrenhados nos nossos problemas que nos esquecemos que existem famílias com sérias dificuldades.

Por vezes, quando pensamos em fazer alguma coisa, não sabemos como o fazer, como ajudar.

Mas ajudar não custa nada.

Este Natal vamos ajudar. Este Natal quando formos ao supermercado compremos bens alimentares duradouros (massa, arroz, feijão, grão, salsichas, bolachas, leite, etc) e levemos estes bens até à Igreja da nossa paróquia pois lá encaminharão os bens para as famílias necessitadas.

Aproveitemos e levemos roupa que tenhamos em bom estado e que já não serve ou que por já não gostarmos não a vestimos.

E por últimos pensemos nas crianças e na alegria que lhes podemos dar se comprarmos alguns brinquedos para levar, pois se todos nós gostamos de dar brinquedos aos nossos filhos, imaginem o que é querer dar um brinquedo aos filhos e não ter dinheiro para o comprar.

Aproveitemos esta quadra e tornemos o Natal de alguém um pouco mais feliz, um pouco mais alegre.

Mas acima de tudo, não nos limitemos a ajudar apenas nesta altura apenas por ser NATAL.

Nostalgia (4): Fantasias de Natal

Agora que se aproxima a época, vejam lá se se lembram disto ??????

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Moralidade ou imoralidade ???

Temos assistido nos últimos tempos a um folhetim, qual novela mexicana, onde se perfilam ordens de comentadores e de políticos que advogam o dom da verdade e da sabedoria, e que afirmam que a despesa do Estado é excessiva e que deve ser reduzida, advogando o corte em salários, na ADSE, o aumento de contribuições para a CGA e outros que tais.

Mas deixo-vos aqui uma pérola encontrada em pleno Diário da República.

Lembram-se de quem negociou o acordo para aprovação do OE com o Governo ????

Então vejam lá isto:    


Contratado para exercer funções a tempo parcial 0% ??? 

Alguém sabe o que é isto?? Deve ser novidade da desmaterialização !!

Com efeitos retroactivos a 2008 (2 anos antes) ???

Também Quero !!!

Não carece de fiscalização do Tribunal de contas

Pudera !!!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Credibilidade política

Num tempo onde actualmente a credibilidade política tem andando pelas ruas da amargura levando a que exista uma descrença cada vez maior da sociedade na capacidade dos nossos governantes em governar a bem da nação e dos portugueses em detrimento de apenas uns quantos, exige-se a tomada de medidas sérias e honestas.

As elevadas taxas de abstenção verificadas desde há muito tempo nas diferentes eleições são o espelho desse descrédito e do afastamento da sociedade dessa classe política, uma vez que as pessoas interrogam-se se vale a pena votar, pois independentemente do partido que governe (um dos dois) não se vislumbram melhoras.

Acumulam-se os exemplos de nomeações polémicas, de eventuais favorecimentos, de políticas orientadas muitas vezes para grandes grupos económicos, e muitos outros exemplos que levam ao descrédito completo da sociedade na classe política.

Mas será que ainda acreditamos que toda esta situação pode ser invertida e que podemos ainda ter esperança que no futuro podemos estar descansados que os representantes da nação irão colocar de lado lobbies e pressões e vão colocar os interesses da nação e dos portugueses acima de tudo?

Para descobrirmos nada melhor do que ver as leis que a Assembleia da República aprova, tais como a lei em que os partidos políticos vão poder fazer aplicações financeiras, esta sim uma lei moralizadora e credibilizadora da classe política, ou será que será mais um "LIMIANO"??

Senão veja-se que entre às alterações à nova lei de financiamento dos partidos políticos consta a possibilidade de "(...) terem rendimentos provenientes do seu património, designadamente arrendamentos, alugueres e aplicações financeiras. (...)"

Mas que tipo de aplicações financeiras estamos a falar??? Serão depósitos à ordem??? Depósitos a prazo ??? Aquisição de obrigações??

Ou estamos a falar de aquisição de participações em fundos de investimento nacionais, ou mesmo acções???

Claro que consigo compreender que um partido que possua excesso de tesouraria necessite de investir de forma a obter algum rendimento. Mas será que as aplicações financeiras serão todas iguais? Será que não existem incentivos perversos em algumas delas??

Será moral, que os partidos dispondo de informação priveligiada sobre as leis que estão em discussão, as quais em algum momento ou outro de certeza que têm impacto em qualquer um dos sectores de actividade, poderem efectuar investimentos em acções ou fundos de investimento relacionados com esse mesmo sector, podendo assim vir a beneficiar das decisões que venham a ser tomadas?

Será que é assim que credibilizamos a classe política?

Será que é isto que queremos para o futuro do nosso país?

Será que é isto que queremos para o futuro do país dos nossos filhos?

Quem será o Futuro 1º Ministro de Portugal ?????

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Solidariedade: É tão Fácil !!!!


A economia portuguesa está a atravessar um momento muito complicado, o que naturalmente implica que as famílias portuguesas também vão ter que enfrentar dificuldades.

Algumas famílias vão ter a capacidade de passar ao lado, incólumes aos efeitos da crise.

Algumas famílias ainda que sentindo os efeitos da crise vão conseguir ultrapassá-la sem grandes dificuldades.

Muitas famílias vão sentir a crise e sentir algumas dificuldades em a ultrapassar, mas....

....existem muitas outras famílias onde as dificuldades serão imensas e ultrapassá-las será quase impossível sem ajuda.

Ao longo do país muitas são as entidades que prestam apoio social (misericórdias, igrejas, Instituições de solidariedade social, associações diversas e outros movimentos espontâneos) que tentam a todo o custo levar um pouco de conforto e bem estar a quem mais necessita.

Claro que prestar apoio não pode ser algo que leve ao estímulo de que quem é ajudado assim permaneça e nada faça para alterar a sua situação. Prestar apoio deve ser acima de tudo incentivar a uma mudança de vida, ajudando transitoriamente nos momentos de maior dificuldade.

As dificuldades económicas que se adivinham, sejam elas motivadas pelo desemprego, pela redução de vencimentos, pelo aumento dos juros, pelo aumento dos impostos ou pelo encarecimento do custo de vida, devem ser um estimulo para que deixemos esse sentimento de entreajuda invadir as nossas vidas.

Passamos a vida inteira a correr de casa para o trabalho, a ir levar e buscar os filhos à escola, à natação, à ginástica, a fazer as compras para a casa, a tratar de burocracias e mais burocracias, e não paramos um momento para pensar que existe alguém que está pior do que nós, e que seria tão fácil.... tão fácil.... ajudarmos esse alguém, ainda que por pouco que fosse. 

Ajudar é fácil, é muito fácil, pois para ajudarmos não precisamos de resolver todos os problemas do mundo, mas apenas de ajudar alguém a resolver algum dos seus problemas.

Paremos!!!!! Paremos e ajudemos quem precise de nós!!!!

Nostalgia (3) : Strumfs

Justiça em Portugal

Muito se fala por esse país fora do estado da justiça em Portugal, criticando-se muitas vezes a demora dos processos em Portugal e os custos a esta associados (ainda que exista o direito de acesso universal à justiça), uma vez que quem quer ganhar um processo em tribunal terá que possuir recursos financeiros suficientes para contratar um bom advogado.

No entanto mal alguém abra a boca para criticar o que de mal vai na justiça portuguesa, eis que vêm logo a terreiro os ilustres magistrados deste país dizer que a culpa não é deles. A culpa nunca é deles.

A culpa é do sistema que está sobre carregado de processos.

A culpa é do Estado pois não dá condições de trabalho aos magistrados (não falemos do seu salário mínimo, das suas mínimas regalias sociais, dos seus míseros subsídios de residência) que os coloca no limiar da sobrevivência.

A culpa é da sociedade que recorre à justiça tal como recorre ao SNS (Serviço Nacional de Saúde), indo às Urgências de um hospital sempre que tem uma unha do pé encravada.

Tudo isto contribui para os inconcebíveis atrasos dos processos que levam ao descrédito da Justiça junto da Sociedade.

É difícil no entanto imaginar que alguma destas causas esteja na génese do insólito caso que esta semana se teve conhecimento em que a justiça perde quatro anos a decidir destino de um casaco velho, isso mesmo um casaco velho (por favor não se riam pois o caso é muito sério).

Confesso que ontem quando ouvi esta notícia no Jornal da Noite fiquei com a sensação que era o dia 1 de Abril (dia das mentiras), mas não, estávamos a 3 de Novembro.

A notícia referia assim que o Tribunal da Relação do Porto (não estamos a falar de um Julgado de Paz) havia decidido, ao fim de 4 anos decorridos após o início do processo, que o destino a dar a um casaco velho deveria ser o lixo.

Tudo começou com uma queixa, em 2006, de furto de um casaco e a apreensão dias depois de um casaco de bombazina castanha a um indivíduo interceptado pelas autoridades policiais por condução ilegal.

Mas veja-se agora o absurdo da situação (ou não, uma vez que estamos em Portugal):

  • Em Out. 2009 o Tribunal Judicial de Amarante decide condenar o referido indivíduo por condução ilegal , vindo-se a verificar que havia sido apreendido um casaco castanho de bombazina, que estava "em estado de infecta desagregação";
  • Em Jun. 2009 o MP (Ministério Público) havia decidido o arquivamento do crime de furto;
  • Em Jan. 2010 o casaco foi levado para tribunal para identificação do seu proprietário;
  • Como o proprietário já havia falecido 3 anos antes o juiz decidiu a sua destruição, tendo em conta o seu estado de infecta desagregação;
  • O MO recorreu da decisão para o TRP (Tribunal da Relação do Porto), exigindo a sua devolução a quem de direito (entenda-se, os herdeiros do suposto proprietário);
  • O TRP decidiu, 4 anos e meio depois que o recurso era improcedente e que o Tribunal de Amarante havia decidido correctamente, por considerar que o casaco não tem valor comercial e que a decisão do Tribunal de Amarante, ao ordenar a sua destruição, visava evitar gastos administrativos desnecessários.
O TRP considerou assim que se tratava de uma alegada discussão judicial sem qualquer sentido uma vez que provavelmente nem os familiares quereriam o casaco dado o seu estado de infecta desagregação destacando que se os tribunais seguissem estritamente as regras jurídicas  acabariam num "mundo de absurdos de absurdos inúteis, quando não é essa a ideia de lei".

Certamente que por estes dias iremos assistir a algum representante dos magistrados considerar que este caso não é um absurdo, defendendo a qualidade da justiça.

Mas afinal de contas, pergunto eu:

- Não deveria este caso ter subido ao Supremo Tribunal de Justiça, ou até mesmo ao Tribunal Constitucional?

- É para isto que servem os nossos impostos?


Não admira assim que os tribunais andem entupidos de processos e que a Justiça seja lenta.

HAJA PACIÊNCIA !!!!


   


quinta-feira, 4 de novembro de 2010

FMI

Há três semanas atrás o Ministro das Finanças afirmou numa entrevista à SIC que não seria preciso Portugal pedir a ajuda do FMI (Fundo Monetário Internacional) uma vez que no momento que os juros da dívida soberana atingissem os 7% o próprio FMI se encarregaria de vir de imediato a Portugal.

Agora que os juros das obrigações portuguesas atingiram os 6,78% é melhor que o Sr. Ministro das finanças vá preparando a ........

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Economia no seu melhor

Numa pequena vila e estância de veraneio na costa sul de Portugal chove e nada de especial acontece.

A crise sente-se!

Toda a gente deve a toda a gente, carregada de dívidas.

Subitamente, um rico turista russo entra no foyer do pequeno hotel local. Pede um quarto e coloca uma nota de 100 € sobre o balcão, pede uma chave de quarto e sobe ao 3º andar para inspeccionar o quarto que lhe indicaram, na condição de desistir se não lhe agradar.

O dono do hotel pega na nota de 100€ e corre ao fornecedor de carne a quem deve 100€, o talhante pega no dinheiro e corre ao fornecedor de leitões a pagar 100€ que devia há algum tempo, que por sua vez corre ao criador de gado que lhe havia vendido a carne e este por sua vez corre a entregar os 100€ a uma prostituta que lhe cedera serviços a crédito.

Esta recebe os 100€ e corre ao hotel a quem devia 100€ pela utilização casual de quartos à hora para atender clientes.

Neste momento o russo rico desce à recepção e informa o dono do hotel que o quarto proposto não lhe agrada, pretende desistir e pede a devolução dos 100€. Recebe o dinheiro e sai.

Não houve neste movimento de dinheiro qualquer lucro ou valor acrescido. Contudo, todos liquidaram as suas dívidas e estes elementos da pequena vila costeira encaram agora optimisticamente o futuro.


Dá que pensar... 

Nostalgia (2) : Nunca Digas Banzai !!!!! (Lembram-se??)

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Tirada do dia (5)

Vamos ter que mexer , mas com cuidado, nas pensões, não só nos salários da Função Pública" - Pedro Passos Coelho (PSD) em conferência de imprensa 


Ora aqui está como Pedro Passos Coelho é diferente de Sócrates:

Quando é para mexer nas pensões é com Muito cuidadinho, mas quando é para mexer nos salários da Função Pública é à BRUTA.

Alguém descobriu a diferença entre Sócrates e Pedro Passos Coelho ???

Solução: NÃO HÁ !!!!

Abono de Família

Uma das medidas que entrou hoje em vigor foi o corte do abono de família às famílias dos 3º e 4º escalões de rendimentos (rendimentos mais elevados), e da majoração de 25% nos escalões mais baixos.

Eu entendo que o Estado precise de cortar na despesa de forma a reduzir o défice, isto porque se existe despesa supérflua esta deverá ser cortada.

Existe no entanto despesa que não pode ser considerada supérflua e que como tal não deve ser cortada, com seja o abono de família que de destina a ajudar as famílias mais necessitadas nas suas despesas com os filhos.

Posso dizer que sendo um dos beneficiários do abono de família, incluído naqueles que vão perder o direito a esta prestação social, posso afirmar que felizmente não preciso deste valor para sustentar os meus filhos, o qual era guardado para o seu futuro, até consigo compreender a perda a este direito, desde que as verbas poupadas com o corte do abono de família às famílias do 3º e 4º escalões fossem redistribuídas pelos escalões mais baixos, esses sim mais necessitados, aos quais nem sequer deveria ser retirada a majoração dos 25%.

A verba do orçamento para o abono de família não deveria assim ser reduzida, mas sim mais bem redistribuída por quem mais necessita, o que deveria ser acompanhado de uma maior e mais eficiente fiscalização a fim de evitar situações de fraude.

Corte-se no que é supérfluo, como sejam as iluminações de Natal ao longo de todo o país, nas campanhas eleitorais, no financiamento aos partidos, nos custos com a Assembleia da República, diminuindo-se os seus mais diversos subsídios e no número de deputados, mas não se corte no apoio aos mais necessitados.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Tirada do dia (4)


Mais uma vez a tirada do dia é dedicada a Alberto João Jardim que hoje num discurso na festa da castanha em  Curral das Freiras afirmou que é preciso uma grande mudança na vida política portuguesa e que mesmo os não socialistas fazem acordos com o Governo e que permitem que o governo se mantenha em funções.

Provavelmente o Dr. Alberto João Jardim ainda não se apercebeu que quem fez acordos com o Governo e que quem se absteve numa moção de censura, permitindo a continuidade do Governo foi o seu partido, o PSD.

Quanto à mudança na vida política que tal a limitação no número de mandatos dos órgãos de soberania??

Foto (2)

A tão famosa foto do acordo do OE de 2011 tirada por telemóvel já aparece publicada nos meios de comunicação social.

Quanto terá sido pago para que a foto pudesse ser publicada?

Afinal parece que não era para o seu álbum pessoal.

Afinal parece que sempre valeu a pena fazer umas horas extraordinárias.

domingo, 31 de outubro de 2010

Halloween


Halloween!! Halloween!!

Por estes dias anda toda a gente a falar de Halloween, de noite das bruxas, de vampiros, de lobisomens, de maldições para aqui e para ali, de vestir de preto e pintar as caras com pinturas horríveis.

É ver os papás e as mamãs a andarem na rua com os seus pequenotes mascarados de pequenos monstrinhos a comemorar uma data que nada tem a ver com as tradições nacionais, mas sim com uma "tradição americana" que tem vindo a ser importada nos últimos anos.

O Halloween não é mais do que a importação de uma "tradição" que tem como principal objectivo aumentar o consumismo da nossa sociedade, levando a uma correria às máscaras e disfarces, pois ninguém quer que os seus filhos sejam postos de lado.

Este é um dos exemplos da sociedade consumista dos nossos tempos, onde se pensa cada vez mais no que se tem que comprar de forma a que se possa cria uma imagem "agradável" e por ela podermos ser aceites, deixando-se muitas vezes para trás sentimentos como a amizade, o companheirismo e a entreajuda.

Esqueçamos-nos do Halloween e concentremos-nos nos verdadeiros sentimentos que dão sentido à vida.



sábado, 30 de outubro de 2010

Tirada do dia (3)

"(...) Eu pessoalmente tenho mais confiança no FMI do que tenho nesta trupe política portuguesa (...)"

Alberto João Jardim em declarações à comunicação social sobre o OE 2011 - 30/10/2010

Mas o Alberto João Jardim não é um Político Português ???? 

Mas uma prova de que quando abre a boca, ou entra mosca, ou sai .....................

A FOTO .....

Tenho que confessar que já há muito, muito tempo se vai assistindo a todo o tipo de absurdos dos nossos políticos que não é de admirar sempre que se vê mais algum.

No entanto tenho que confessar que hoje foi um desses dias, um desses dias em que fiquei admirado com o que estava a ver, tendo dado a pensar comigo mesmo que deveria estar a ver mal e a ouvir mal, pois de outro modo, começo a ficar com receio que com políticos destes estamos desgraçados e Portugal não tem salvação possível.

Estava então a ver o Jornal da Noite da SIC (não querendo aqui de forma alguma fazer qualquer tipo de publicidade) quando assisti a uma cena do mais mais irreal, que foi nem mais nem menos, assistir às declarações do Dr. Eduardo Catroga relativamente ao acordo conseguido sobre o OE de 2011, onde mostrava um telemóvel com uma fotografia da assinatura do acordo entre o governo e o PSD sobre o orçamento, dizendo que iria guardar religiosamente tal fotografia no seu álbum, assim como que uma espécie de CV, por ter conseguido um tão extraordinário acordo aos 68 anos.

Mas que raio de políticos são estes que nós temos que em vez de se sentarem a debater as soluções para os problemas do país, se preocupam mais com a sua imagem pessoal, com a sua reputação e os ganhos que daí possam vir a tirar? 

Mas que raio de políticos são estes que acham que o país tem que sofrer medidas de austeridade de forma a ultrapassar a crise, mas desde que estas não os afectem a eles directamente, uma vez que as suas reformas não podem ser tocadas (limitadas, reduzidas), nem alterar o regime de reforma (reforma por completo ao fim de 8 anos, comparando com o povão que tem que descontar um mínimo de 36 anos e está limitada a 80%), que os equivale quase a uma profissão de desgaste rápido. Para uma profissão dita de desgaste rápido, diria que com 68 anos está muito bem conservadinho.

Mas isto não ficou por aqui, pois no dia seguinte, às 11h não houve a tão almejada "foto de família" de tão trabalhoso acordo, e lá veio o Ministro das Finanças (Teixeira dos Santos) fazer as suas queixinhas pois ficou sem uma fotografia do momento, nem mesmo a fotografia do telemóvel.    

Parece que ainda vamos ter novela por mais uns tempos, enquanto o "avôzinho" Catroga não enviar um MMS com a foto do momento ao "avôzinho" Teixeira dos Santos.

Tirada do dia (2)

"(...) Nós queremos que a revista tenha sucesso e que chegue aos leitores, ... e que quando chegue aos leitores, e que os leitores quando pegarem numa Penthouse, se esqueçam do Sócrates, se esqueçam dos Orçamentos de Estado, e venham para o nosso mundo, um mundo onde as coisas más não acontecem (...)

José Mascarenhas - Director da Revista Penthouse Portugal, in Jornal da Noite, SIC, 30/10/2010

Confesso que não consigo imaginar alguém que esteja a ver uma revista Penthouse e esteja a pensar no Sócrates ou no Orçamento de estado

Verdade Desportiva ....... uma utopia?



Estou desolado !!!

Agora que o árbitro roubou descaradamente o Paços de Ferreira com um Penalty inexistente (ver vídeo acima) que resultou no segundo golo do Benfica estava à espera que o Rui Costa fosse à sala de imprensa falar a favor da verdade desportiva.

Será que a verdade desportiva é de cor ...... vermelha?

Actualização: vi agora que o primeiro golo do Benfica resulta de um fora de jogo e que não foi marcado um Penalty a favor do Benfica.

Onde andará o Rui Costa??? Será que cavou um túnel no estádio da Mata Real para sair de fininho ??????

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Empréstimos

O Jornal Público noticiou ontem (Público - 28/10/2010) que durante o último ano os bancos fizeram um esforço enorme no sentido identificarem os empréstimos à habitação mais antigos no sentido de detectar situações nas quais os clientes se encontrassem em incumprimento relativamente a produtos associados ao referido empréstimo, como sejam seguros ou cartões de crédito, os quais estiveram na base de atribuição de spreads mais reduzidos.

Este apressar da verificação das situações foi motivada pela entrada em vigor de uma legislação (Decreto-Lei n.º 192/2009) que impede os bancos de aumentar os spreads por incumprimento de uma ou mais cláusulas dos respectivos contratos de empréstimo, caso estas situações tenham ocorrido há mais de 12 meses.

Este diploma entrou em Vigor em Outubro do ano passado, pelo que desde 16/10/2010, não é possível aos bancos aumentar os spreads de empréstimos anteriores a esta data, se no futuro detectar uma situação de incumprimento, uma vez que já decorreu este período.

No entanto os bancos artilharam-se com ferramentas informáticas no sentido de detectar estas situações de forma automática nos empréstimos recentes, os quais têm sido pressionados a aumentar as suas receitas, uma vez que os seus custos de financiamento têm vindo a aumentar.

Tirada do dia (1)

"Em entrevista à Antena 1, Gonçalo Castilho dos Santos afirmou ainda que foram dadas orientações às administrações e institutos de regime especial - como os reguladores - para que sejam feitas as negociações obrigatórias relativas às reduções salariais." in Jornal de negócios - 29/10/2010

Por favor façam-me um desenho porque não percebi !!!!

Mas que porra de negociações, se existe uma tabela com os valores das reduções a aplicar?

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Cortar a despesa (4)

O OE de 2011 é a novela do momento, mais parecendo uma novela mexicana, onde 2 avôzinhos (Teixeira dos Santos e Eduardo Catroga) andam a esgrimir argumentos, e não se conseguem entender em como atingir em 2011 o défice de 4,6% do PIB.

Andamos para aqui neste impasse e ninguém consegue ter ideias de onde cortar a despesa para reduzir o défice, e eis que encontrei esta página na internet (Parlamento).

Mas o que tem esta página de interessante?:

Já sabemos que a Assembleia da República tem 230 deputados, mas o que ficamos a saber é que até 25/10/2010 (10 meses que estão decorridos desde as últimas eleições):

 - Cerca de 20 deputados não tiveram qualquer intervenção neste período, ou têm menos de 2 intervenções;

 - Cerca de 9 deputados não tiveram qualquer iniciativa legislativa.

É esta a definição de representar a população pela qual foram eleitos, defendendo os interesses dessa mesma população?

Eis um belo exemplo de por onde começar a cortar a despesa pública. 

Minúsculo (1): Paranoia Halloween

A insustentável leveza da crise

Batem leve, levemente,
como quem chama por mim...
Será chuva? Será gente?
Gente não é, certamente
e a chuva não bate assim... 

é a Crise que vem aí !!!

A crise virá mesmo aí, a adivinhar-se a aprovação do OE de 2011, ou a falta dela.

A não aprovação do OE levará a um descrédito por parte da sociedade internacional quanto à capacidade de Portugal para ultrapassar esta grave situação financeira que o país atravessa, podendo conduzir a cenários como a entrada do FMI em Portugal e às medidas de forte austeridade que possam vir a ser impostas.

No entanto a sua aprovação levará também a sociedade portuguesa a uma crise que para muitas famílias poderá ser insustentável:

- será a diminuição dos vencimentos no caso da função pública;
- será a não existência generalizada de aumentos no sector privado;
- será uma taxa de inflação estimada de 2,2% que levará a uma perda do poder de compra;
- será (de realçar) um aumento previsto de 3,9% da electricidade, ainda que este esteja incluído na inflação;
 - será (de realçar) um aumento previsto de 5% nos transportes públicos, ainda que este esteja incluído na inflação;
- será o aumento do IVA de 21% para 23%;
- será o aumento do IVA de 6% para 23% em bens alimentares essenciais;
- será o aumento do IRS(sim da taxa efectiva de IRS, e não venham com a história que a diminuição das deduções não é um aumento da carga fiscal);
- será um eventual cenário de aumento das taxas de juro;

será.........

.....esta a insustentável leveza da crise !!!!!

Matemática !!

"Governo e PSD romperam negociações a 230 milhões de euros de um entendimento - 0,1% do PIB" - 1ª pagina do jornal Público de 28/10/2010

"Orçamento - Acordo falha por 0,3% do PIB" - 1ª pagina do jornal "i" de 28/10/2010.

Afinal é 0,1% ou 0,3% ????

A fazermos contas de matemática assim é que não vamos lá !!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Insólito : Uma questão de visão


Uma simples questão de visão, ou de visibilidade, pode alterar toda uma questão de hábitos.

Um cidade no norte de Espanha, Els Alamus, perto de Lleida, na Catalunha, vai obrigar as prostitutas que procurem clientes a utilizar coletes reflectores, sob pena de serem multadas no valor de 40 euros.

A justificação, segundo as autoridades é a redução do risco de atropelamento.

Não seria mais natural, num país onde a prostituição é legalizada, que se se pretende reduzir o risco de atropelamento das prostitutas se dêem melhores condições, tirando-as da rua, ou mesmo tirando-as da profissão.

Nuestos hermanos dieven estar LOCOS !!!!!

A verdade escondida do OE 2011 (2)

Eis que depois de aqui ter denunciado os cortes salariais que o governo se preparava para fazer na função pública nos vencimentos de valor inferior a 1500 € (A verdade escondida do OE 2011) finalmente alguém parece ter percebido o que se passava e decidiu denunciar também a situação (Governo estuda convergência dos subsídios de refeição) que chega a atingir cortes salariais na ordem dos 15% nos vencimentos inferiores a 1500€, aqueles que segundo os nossos ilustres governantes não iriam sofrer qualquer redução.
como diz o ditado......

Aqui há gato !!!!!

A circum-navegação do Magalhães: de Portugal à Venezuela


Costuma-se dizer que é preciso conhecer a história para se perceber o presente e se evitarem os mesmos erros no futuro, já que erros semelhantes tendem a repetir-se.

Depois da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, eis que Magalhães (o computador portátil) se prepara para uma nova circum-navegação, de Portugal à Venezuela, passando por algumas ex-colónias portuguesas como Angola, Cabo Verde e Moçambique.

Mas se antes de Fernão de Magalhães, Bartolomeu Dias teve que dobrar o Cabo das Tormentas (Cabo da Boa Esperança), Magalhães o computador pode ter Esperança numa tarefa mais facilitada, pois pode contar com a colaboração do AMIGO Hugo Chavez, que tem feito publicidade ao "maravilhoso Magalhães" por todo o mundo, tendo até já oferecido um exemplar à primeira dama da Síria.

O Magalhães (o computador) está assim lançado na sua rota de circum-navegação, e poderá ainda contar com a frota encomendada por Hugo Chavez para facilitar a circum-navegação.

O Magalhães pode assim contar com o apoio de um comercial de sucesso.

Portugal pode assim contar com o apoio de um comercial de sucesso que irá tirar o país da crise.

Ele vai comprar computadores, ele vai comprar barcos, ele vai comprar casas pré-fabricadas.

Já agora, será que ele não quer comprar um TGV e 2 submarinos?

Mini-saia

Os jornais de hoje dão conta de que na cidade de Castellamare di Stabia, na província de de Nápoles ia ser votada um regulamento da Polícia Municipal que prevê a aplicação de multas até 500 euros a quem usar vestidos demasiado decotados, demasiadamente curtos ou mini-saias excessivamente curtas.

Mas já agora, alguém sabe qual a definição de "Mini-saia"?

Provavelmente os governantes da referida cidade devem pensar que corresponde a uma saia que dê pelos tornozelos.

Qual vai ser o tamanho permitido?

e como será efectuada a fiscalização?

Andará a Polícia Municipal com uma régua para ver quem cumpre e quem infringe a Lei?

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Nostalgia (1)

Hoje senti uma nostalgia quando uma colega me disse que o Walkman, essa maravilha da Sony que nos acompanhou na nossa juventude e nos deu essa sensação de liberdade por podermos levar a nossa música para qualquer lado ia chegar ao fim, que ao fim de 31 anos a Sony ia deixar de vender este produto.

A nossa sociedade de consumismo leva ao aparecimento de mais e mais produtos: eles são o Walkman, mais tarde o Discman, depois o MP3 e o iPod, o MP4, os telemóveis com música, os iphones com musica e livros narrados, e quando damos por nós, eis que o Walkman (sem dúvida o que até agora teve maior longevidade) acabou e nos apercebemos que os nossos filhos nunca vão saber o que foi o Walkman.

Provavelmente se um dia explicarmos aos nossos filhos o que era o Walkman eles vão pensar que éramos doidinhos.

Mas será que já se aperceberam do verdadeiro problema?

Isto significa apenas, que nós, sim aqueles que ainda se lembram de ter um Walkman estamos a .........

........ficar VELHOS !!!

domingo, 24 de outubro de 2010

Nem tudo é mau




Nestes tempos conturbados que atravessamos, eis que surge uma boa notícia que confirma que nem tudo é mau, e que no aumento de produtividade pode estar a solução para muitos dos problemas.

Ficou-se a saber que a comissão de trabalhadores da Auto Europa chegou a um pré-acordo com a administração, para os próximos 2 anos que prevê um aumento salarial de 3,9%, a conversão de contratos de trabalho temporários em permanentes e a não existência de nenhum procedimento de despedimento colectivo até 30/12/2012.

Vamos seguir este exemplo, arregacemos as mangas e mãos-à-obra. 

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

É um senhor ....... carago !!!!!!

Jardim de Hipocrisia


Que lindo que é ver Alberto João Jardim passar a vida a dizer mal do PS e do primeiro ministro, a torto e a direito, como ainda hoje (22/10/10) aconteceu, e como sempre tem acontecido.

Não quero com isto dizer que ele possa ter ou não razão, ou que eu ache que o 1º ministro. e mesmo o PS, façam tudo bem, pois nem é esse o caso.

Mas será que ainda se lembram deste senhor em Maio de 2010 José Sócrates e Mariano Gago visitaram a Madeira e inauguraram escolas e distribuíram computadores Magalhães.

Tão amiguinho que o Alberto João estavam.

Sorrisos para aqui. Abraços para ali. Palmadinhas para além. 

Só ficaram mesmo a faltar uns beijinhos amorosos.

E quando o 1º ministro foi visitar a Madeira depois da tragédia das enxurradas ?? Lembram-se ???

e então agora estamos outra vez de birrinha, Sr. Presidente da Região Autónoma ???

Isso tem um nome: HIPOCRISIA !!!!

A verdade escondida do OE 2011.....

Ainda não foi há muito tempo que o Governo , 29/09/2010, apresentou as principais medidas para o Orçamento de Estado para combater a crise financeira que o país está a atravessar e o feroz ataque dos mercados financeiros.

As medidas apresentadas foram sem dúvidas medidas muito duras e exigentes que vão ter um grande impacto na sociedade, desde o aumento de impostos (IVA e IRS via diminuição das deduções fiscais), à diminuição da despesa na qual se inclui a diminuição de vencimentos,  o aumento de contribuição para a Caixa Geral de Aposentações e a diminuição de comparticipações para a ADSE, entre outras.

Mas centremos a nossa atenção na diminuição dos vencimentos da função pública.

Tal como o Governo anunciou iria ser efectuada uma diminuição média de 5% na remuneração da Administração Pública e de outras entidades como institutos públicos, entidades reguladoras e empresas públicas, a qual iria ser efectuada de forma progressiva, iniciando-se em 3,5% nos vencimentos acima dos 1500 euros e terminando em 10% nos vencimentos mais elevados.

Senão vejamos o que consta do site Portal do Governo quanto a esta questão:
  
(...)
" Para a redução da despesa, em 2011, o Governo decidiu:
  • Reduzir os salários dos órgãos de soberania e da Administração Pública, incluindo institutos públicos, entidades reguladoras e empresas públicas. Esta redução é progressiva e abrangerá apenas as remunerações totais acima de 1500 euros por mês. Incidirá sobre o total de salários e todas as remunerações acessórias dos trabalhadores, independentemente da natureza do seu vínculo. Com a aplicação de um sistema progressivo de taxas de redução a partir daquele limiar, obter-se-á uma redução global de 5% nas remunerações;
  • (...) " 
(Principais medidas para o OE 2011 e reforço da execução orçamental de 2010)
Mas será que é mesmo assim??? Será que nos foi dita toda a verdade???


No passado dia 15/10/10, o Governo entregou na Assembleia da República a Proposta de Lei do OE 2011, onde entre outras coisas concretizava as medidas anunciadas, e conhecidas como o PEC III, de diminuição da despesa e do aumento da receita, leia-se impostos.Proposta de Lei 426/2010



Mas vejamos com atenção o que diz o art.º 26º da Proposta de OE:

Artigo 26.º

1 - O valor do subsídio de refeição abonado aos titulares dos cargos e demais pessoal a que se refere o n.º 9 do artigo 17.º (leia-se as entidades acima referidas), nos casos em que, nos termos da lei ou poracto próprio, tal esteja previsto, não pode ser superior ao valor fixado na Portaria n.º 1553-D/2008, de 31 de Dezembro.
2 - (...)

Atente-se que no artigo referido é feita alusão às entidades mencionadas nas linhas gerais do OE (aqui constantes do n.º9 do art.º 17º), mas não é feita qualquer alusão ao limite de remuneração de 1500 €.

Confuso ??? Também eu !!!

Pelos vistos a história não é bem como foi contada.

Pelos vistos quem nestas entidades receba um subsídio de alimentação acima da referida portaria (o qual é taxado em IRS) irá deixar de receber esta parcela.

Parece que mesmo que ganha menos de 1500 € mensais, e se encontra nesta situação também vai ver o seu salário reduzido.

Mas agora pergunto eu?

Será que quem ganha menos de 1500 € mensais tem folga para fazer face a todas as despesas fixas (empréstimo habitação, escola das crianças, transportes, alimentação, água, luz, gás, etc), ao aumento dos preços (inflação), ao aumento do IVA, e ainda por cima ver o seu salário ser reduzido??

E já agora, será que quem ganha menos que 1500€ pose ser considerado de classe alta, classe média-alta, ou até mesmo classe média??

Claro que não, e mais uma vez se pode ver aqui um ataque encapotado às famílias com menos rendimentos, não vingando assim o argumento de que quem aufere um maior rendimento deve efectuar uma maior contribuição neste esforço colectivo.

Será esta mais uma questão de semântica, ou aqui há gato?








Subsídio de refeição

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...