Agora que se aproxima a época, vejam lá se se lembram disto ??????
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Moralidade ou imoralidade ???
Temos assistido nos últimos tempos a um folhetim, qual novela mexicana, onde se perfilam ordens de comentadores e de políticos que advogam o dom da verdade e da sabedoria, e que afirmam que a despesa do Estado é excessiva e que deve ser reduzida, advogando o corte em salários, na ADSE, o aumento de contribuições para a CGA e outros que tais.
Mas deixo-vos aqui uma pérola encontrada em pleno Diário da República.
Lembram-se de quem negociou o acordo para aprovação do OE com o Governo ????
Então vejam lá isto:
Contratado para exercer funções a tempo parcial 0% ???
Alguém sabe o que é isto?? Deve ser novidade da desmaterialização !!
Com efeitos retroactivos a 2008 (2 anos antes) ???
Também Quero !!!
Não carece de fiscalização do Tribunal de contas
Pudera !!!
Mas deixo-vos aqui uma pérola encontrada em pleno Diário da República.
Lembram-se de quem negociou o acordo para aprovação do OE com o Governo ????
Então vejam lá isto:
Contratado para exercer funções a tempo parcial 0% ???
Alguém sabe o que é isto?? Deve ser novidade da desmaterialização !!
Com efeitos retroactivos a 2008 (2 anos antes) ???
Também Quero !!!
Não carece de fiscalização do Tribunal de contas
Pudera !!!
terça-feira, 9 de novembro de 2010
Credibilidade política
Num tempo onde actualmente a credibilidade política tem andando pelas ruas da amargura levando a que exista uma descrença cada vez maior da sociedade na capacidade dos nossos governantes em governar a bem da nação e dos portugueses em detrimento de apenas uns quantos, exige-se a tomada de medidas sérias e honestas.
As elevadas taxas de abstenção verificadas desde há muito tempo nas diferentes eleições são o espelho desse descrédito e do afastamento da sociedade dessa classe política, uma vez que as pessoas interrogam-se se vale a pena votar, pois independentemente do partido que governe (um dos dois) não se vislumbram melhoras.
Acumulam-se os exemplos de nomeações polémicas, de eventuais favorecimentos, de políticas orientadas muitas vezes para grandes grupos económicos, e muitos outros exemplos que levam ao descrédito completo da sociedade na classe política.
Mas será que ainda acreditamos que toda esta situação pode ser invertida e que podemos ainda ter esperança que no futuro podemos estar descansados que os representantes da nação irão colocar de lado lobbies e pressões e vão colocar os interesses da nação e dos portugueses acima de tudo?
Para descobrirmos nada melhor do que ver as leis que a Assembleia da República aprova, tais como a lei em que os partidos políticos vão poder fazer aplicações financeiras, esta sim uma lei moralizadora e credibilizadora da classe política, ou será que será mais um "LIMIANO"??
Senão veja-se que entre às alterações à nova lei de financiamento dos partidos políticos consta a possibilidade de "(...) terem rendimentos provenientes do seu património, designadamente arrendamentos, alugueres e aplicações financeiras. (...)"
Mas que tipo de aplicações financeiras estamos a falar??? Serão depósitos à ordem??? Depósitos a prazo ??? Aquisição de obrigações??
Ou estamos a falar de aquisição de participações em fundos de investimento nacionais, ou mesmo acções???
Claro que consigo compreender que um partido que possua excesso de tesouraria necessite de investir de forma a obter algum rendimento. Mas será que as aplicações financeiras serão todas iguais? Será que não existem incentivos perversos em algumas delas??
Será moral, que os partidos dispondo de informação priveligiada sobre as leis que estão em discussão, as quais em algum momento ou outro de certeza que têm impacto em qualquer um dos sectores de actividade, poderem efectuar investimentos em acções ou fundos de investimento relacionados com esse mesmo sector, podendo assim vir a beneficiar das decisões que venham a ser tomadas?
Será que é assim que credibilizamos a classe política?
Será que é isto que queremos para o futuro do nosso país?
Será que é isto que queremos para o futuro do país dos nossos filhos?
As elevadas taxas de abstenção verificadas desde há muito tempo nas diferentes eleições são o espelho desse descrédito e do afastamento da sociedade dessa classe política, uma vez que as pessoas interrogam-se se vale a pena votar, pois independentemente do partido que governe (um dos dois) não se vislumbram melhoras.
Acumulam-se os exemplos de nomeações polémicas, de eventuais favorecimentos, de políticas orientadas muitas vezes para grandes grupos económicos, e muitos outros exemplos que levam ao descrédito completo da sociedade na classe política.
Mas será que ainda acreditamos que toda esta situação pode ser invertida e que podemos ainda ter esperança que no futuro podemos estar descansados que os representantes da nação irão colocar de lado lobbies e pressões e vão colocar os interesses da nação e dos portugueses acima de tudo?
Para descobrirmos nada melhor do que ver as leis que a Assembleia da República aprova, tais como a lei em que os partidos políticos vão poder fazer aplicações financeiras, esta sim uma lei moralizadora e credibilizadora da classe política, ou será que será mais um "LIMIANO"??
Senão veja-se que entre às alterações à nova lei de financiamento dos partidos políticos consta a possibilidade de "(...) terem rendimentos provenientes do seu património, designadamente arrendamentos, alugueres e aplicações financeiras. (...)"
Mas que tipo de aplicações financeiras estamos a falar??? Serão depósitos à ordem??? Depósitos a prazo ??? Aquisição de obrigações??
Ou estamos a falar de aquisição de participações em fundos de investimento nacionais, ou mesmo acções???
Claro que consigo compreender que um partido que possua excesso de tesouraria necessite de investir de forma a obter algum rendimento. Mas será que as aplicações financeiras serão todas iguais? Será que não existem incentivos perversos em algumas delas??
Será moral, que os partidos dispondo de informação priveligiada sobre as leis que estão em discussão, as quais em algum momento ou outro de certeza que têm impacto em qualquer um dos sectores de actividade, poderem efectuar investimentos em acções ou fundos de investimento relacionados com esse mesmo sector, podendo assim vir a beneficiar das decisões que venham a ser tomadas?
Será que é assim que credibilizamos a classe política?
Será que é isto que queremos para o futuro do nosso país?
Será que é isto que queremos para o futuro do país dos nossos filhos?
Quem será o Futuro 1º Ministro de Portugal ?????
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Solidariedade: É tão Fácil !!!!
A economia portuguesa está a atravessar um momento muito complicado, o que naturalmente implica que as famílias portuguesas também vão ter que enfrentar dificuldades.
Algumas famílias vão ter a capacidade de passar ao lado, incólumes aos efeitos da crise.
Algumas famílias ainda que sentindo os efeitos da crise vão conseguir ultrapassá-la sem grandes dificuldades.
Muitas famílias vão sentir a crise e sentir algumas dificuldades em a ultrapassar, mas....
....existem muitas outras famílias onde as dificuldades serão imensas e ultrapassá-las será quase impossível sem ajuda.
Ao longo do país muitas são as entidades que prestam apoio social (misericórdias, igrejas, Instituições de solidariedade social, associações diversas e outros movimentos espontâneos) que tentam a todo o custo levar um pouco de conforto e bem estar a quem mais necessita.
Claro que prestar apoio não pode ser algo que leve ao estímulo de que quem é ajudado assim permaneça e nada faça para alterar a sua situação. Prestar apoio deve ser acima de tudo incentivar a uma mudança de vida, ajudando transitoriamente nos momentos de maior dificuldade.
As dificuldades económicas que se adivinham, sejam elas motivadas pelo desemprego, pela redução de vencimentos, pelo aumento dos juros, pelo aumento dos impostos ou pelo encarecimento do custo de vida, devem ser um estimulo para que deixemos esse sentimento de entreajuda invadir as nossas vidas.
Passamos a vida inteira a correr de casa para o trabalho, a ir levar e buscar os filhos à escola, à natação, à ginástica, a fazer as compras para a casa, a tratar de burocracias e mais burocracias, e não paramos um momento para pensar que existe alguém que está pior do que nós, e que seria tão fácil.... tão fácil.... ajudarmos esse alguém, ainda que por pouco que fosse.
Ajudar é fácil, é muito fácil, pois para ajudarmos não precisamos de resolver todos os problemas do mundo, mas apenas de ajudar alguém a resolver algum dos seus problemas.
Paremos!!!!! Paremos e ajudemos quem precise de nós!!!!
Etiquetas:
Solidariedade
Justiça em Portugal
Muito se fala por esse país fora do estado da justiça em Portugal, criticando-se muitas vezes a demora dos processos em Portugal e os custos a esta associados (ainda que exista o direito de acesso universal à justiça), uma vez que quem quer ganhar um processo em tribunal terá que possuir recursos financeiros suficientes para contratar um bom advogado.
No entanto mal alguém abra a boca para criticar o que de mal vai na justiça portuguesa, eis que vêm logo a terreiro os ilustres magistrados deste país dizer que a culpa não é deles. A culpa nunca é deles.
A culpa é do sistema que está sobre carregado de processos.
A culpa é do Estado pois não dá condições de trabalho aos magistrados (não falemos do seu salário mínimo, das suas mínimas regalias sociais, dos seus míseros subsídios de residência) que os coloca no limiar da sobrevivência.
A culpa é da sociedade que recorre à justiça tal como recorre ao SNS (Serviço Nacional de Saúde), indo às Urgências de um hospital sempre que tem uma unha do pé encravada.
Tudo isto contribui para os inconcebíveis atrasos dos processos que levam ao descrédito da Justiça junto da Sociedade.
É difícil no entanto imaginar que alguma destas causas esteja na génese do insólito caso que esta semana se teve conhecimento em que a justiça perde quatro anos a decidir destino de um casaco velho, isso mesmo um casaco velho (por favor não se riam pois o caso é muito sério).
Confesso que ontem quando ouvi esta notícia no Jornal da Noite fiquei com a sensação que era o dia 1 de Abril (dia das mentiras), mas não, estávamos a 3 de Novembro.
A notícia referia assim que o Tribunal da Relação do Porto (não estamos a falar de um Julgado de Paz) havia decidido, ao fim de 4 anos decorridos após o início do processo, que o destino a dar a um casaco velho deveria ser o lixo.
Tudo começou com uma queixa, em 2006, de furto de um casaco e a apreensão dias depois de um casaco de bombazina castanha a um indivíduo interceptado pelas autoridades policiais por condução ilegal.
Mas veja-se agora o absurdo da situação (ou não, uma vez que estamos em Portugal):
Certamente que por estes dias iremos assistir a algum representante dos magistrados considerar que este caso não é um absurdo, defendendo a qualidade da justiça.
Mas afinal de contas, pergunto eu:
- Não deveria este caso ter subido ao Supremo Tribunal de Justiça, ou até mesmo ao Tribunal Constitucional?
- É para isto que servem os nossos impostos?
Não admira assim que os tribunais andem entupidos de processos e que a Justiça seja lenta.
HAJA PACIÊNCIA !!!!
No entanto mal alguém abra a boca para criticar o que de mal vai na justiça portuguesa, eis que vêm logo a terreiro os ilustres magistrados deste país dizer que a culpa não é deles. A culpa nunca é deles.
A culpa é do sistema que está sobre carregado de processos.
A culpa é do Estado pois não dá condições de trabalho aos magistrados (não falemos do seu salário mínimo, das suas mínimas regalias sociais, dos seus míseros subsídios de residência) que os coloca no limiar da sobrevivência.
A culpa é da sociedade que recorre à justiça tal como recorre ao SNS (Serviço Nacional de Saúde), indo às Urgências de um hospital sempre que tem uma unha do pé encravada.
Tudo isto contribui para os inconcebíveis atrasos dos processos que levam ao descrédito da Justiça junto da Sociedade.
É difícil no entanto imaginar que alguma destas causas esteja na génese do insólito caso que esta semana se teve conhecimento em que a justiça perde quatro anos a decidir destino de um casaco velho, isso mesmo um casaco velho (por favor não se riam pois o caso é muito sério).
Confesso que ontem quando ouvi esta notícia no Jornal da Noite fiquei com a sensação que era o dia 1 de Abril (dia das mentiras), mas não, estávamos a 3 de Novembro.
A notícia referia assim que o Tribunal da Relação do Porto (não estamos a falar de um Julgado de Paz) havia decidido, ao fim de 4 anos decorridos após o início do processo, que o destino a dar a um casaco velho deveria ser o lixo.
Tudo começou com uma queixa, em 2006, de furto de um casaco e a apreensão dias depois de um casaco de bombazina castanha a um indivíduo interceptado pelas autoridades policiais por condução ilegal.
Mas veja-se agora o absurdo da situação (ou não, uma vez que estamos em Portugal):
- Em Out. 2009 o Tribunal Judicial de Amarante decide condenar o referido indivíduo por condução ilegal , vindo-se a verificar que havia sido apreendido um casaco castanho de bombazina, que estava "em estado de infecta desagregação";
- Em Jun. 2009 o MP (Ministério Público) havia decidido o arquivamento do crime de furto;
- Em Jan. 2010 o casaco foi levado para tribunal para identificação do seu proprietário;
- Como o proprietário já havia falecido 3 anos antes o juiz decidiu a sua destruição, tendo em conta o seu estado de infecta desagregação;
- O MO recorreu da decisão para o TRP (Tribunal da Relação do Porto), exigindo a sua devolução a quem de direito (entenda-se, os herdeiros do suposto proprietário);
- O TRP decidiu, 4 anos e meio depois que o recurso era improcedente e que o Tribunal de Amarante havia decidido correctamente, por considerar que o casaco não tem valor comercial e que a decisão do Tribunal de Amarante, ao ordenar a sua destruição, visava evitar gastos administrativos desnecessários.
Certamente que por estes dias iremos assistir a algum representante dos magistrados considerar que este caso não é um absurdo, defendendo a qualidade da justiça.
Mas afinal de contas, pergunto eu:
- Não deveria este caso ter subido ao Supremo Tribunal de Justiça, ou até mesmo ao Tribunal Constitucional?
- É para isto que servem os nossos impostos?
Não admira assim que os tribunais andem entupidos de processos e que a Justiça seja lenta.
HAJA PACIÊNCIA !!!!
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
FMI
Há três semanas atrás o Ministro das Finanças afirmou numa entrevista à SIC que não seria preciso Portugal pedir a ajuda do FMI (Fundo Monetário Internacional) uma vez que no momento que os juros da dívida soberana atingissem os 7% o próprio FMI se encarregaria de vir de imediato a Portugal.
Agora que os juros das obrigações portuguesas atingiram os 6,78% é melhor que o Sr. Ministro das finanças vá preparando a ........
Agora que os juros das obrigações portuguesas atingiram os 6,78% é melhor que o Sr. Ministro das finanças vá preparando a ........
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
Economia no seu melhor
Numa pequena vila e estância de veraneio na costa sul de Portugal chove e nada de especial acontece.
A crise sente-se!
Toda a gente deve a toda a gente, carregada de dívidas.
Subitamente, um rico turista russo entra no foyer do pequeno hotel local. Pede um quarto e coloca uma nota de 100 € sobre o balcão, pede uma chave de quarto e sobe ao 3º andar para inspeccionar o quarto que lhe indicaram, na condição de desistir se não lhe agradar.
O dono do hotel pega na nota de 100€ e corre ao fornecedor de carne a quem deve 100€, o talhante pega no dinheiro e corre ao fornecedor de leitões a pagar 100€ que devia há algum tempo, que por sua vez corre ao criador de gado que lhe havia vendido a carne e este por sua vez corre a entregar os 100€ a uma prostituta que lhe cedera serviços a crédito.
Esta recebe os 100€ e corre ao hotel a quem devia 100€ pela utilização casual de quartos à hora para atender clientes.
Neste momento o russo rico desce à recepção e informa o dono do hotel que o quarto proposto não lhe agrada, pretende desistir e pede a devolução dos 100€. Recebe o dinheiro e sai.
Não houve neste movimento de dinheiro qualquer lucro ou valor acrescido. Contudo, todos liquidaram as suas dívidas e estes elementos da pequena vila costeira encaram agora optimisticamente o futuro.
Dá que pensar...
A crise sente-se!
Toda a gente deve a toda a gente, carregada de dívidas.
Subitamente, um rico turista russo entra no foyer do pequeno hotel local. Pede um quarto e coloca uma nota de 100 € sobre o balcão, pede uma chave de quarto e sobe ao 3º andar para inspeccionar o quarto que lhe indicaram, na condição de desistir se não lhe agradar.
O dono do hotel pega na nota de 100€ e corre ao fornecedor de carne a quem deve 100€, o talhante pega no dinheiro e corre ao fornecedor de leitões a pagar 100€ que devia há algum tempo, que por sua vez corre ao criador de gado que lhe havia vendido a carne e este por sua vez corre a entregar os 100€ a uma prostituta que lhe cedera serviços a crédito.
Esta recebe os 100€ e corre ao hotel a quem devia 100€ pela utilização casual de quartos à hora para atender clientes.
Neste momento o russo rico desce à recepção e informa o dono do hotel que o quarto proposto não lhe agrada, pretende desistir e pede a devolução dos 100€. Recebe o dinheiro e sai.
Não houve neste movimento de dinheiro qualquer lucro ou valor acrescido. Contudo, todos liquidaram as suas dívidas e estes elementos da pequena vila costeira encaram agora optimisticamente o futuro.
Dá que pensar...
Nostalgia (2) : Nunca Digas Banzai !!!!! (Lembram-se??)
terça-feira, 2 de novembro de 2010
Tirada do dia (5)
Vamos ter que mexer , mas com cuidado, nas pensões, não só nos salários da Função Pública" - Pedro Passos Coelho (PSD) em conferência de imprensa
Ora aqui está como Pedro Passos Coelho é diferente de Sócrates:
Quando é para mexer nas pensões é com Muito cuidadinho, mas quando é para mexer nos salários da Função Pública é à BRUTA.
Alguém descobriu a diferença entre Sócrates e Pedro Passos Coelho ???
Solução: NÃO HÁ !!!!
Ora aqui está como Pedro Passos Coelho é diferente de Sócrates:
Quando é para mexer nas pensões é com Muito cuidadinho, mas quando é para mexer nos salários da Função Pública é à BRUTA.
Alguém descobriu a diferença entre Sócrates e Pedro Passos Coelho ???
Solução: NÃO HÁ !!!!
Etiquetas:
Pedro Passos Coelho,
PSD,
Tirada do dia
Abono de Família
Uma das medidas que entrou hoje em vigor foi o corte do abono de família às famílias dos 3º e 4º escalões de rendimentos (rendimentos mais elevados), e da majoração de 25% nos escalões mais baixos.
Eu entendo que o Estado precise de cortar na despesa de forma a reduzir o défice, isto porque se existe despesa supérflua esta deverá ser cortada.
Existe no entanto despesa que não pode ser considerada supérflua e que como tal não deve ser cortada, com seja o abono de família que de destina a ajudar as famílias mais necessitadas nas suas despesas com os filhos.
Posso dizer que sendo um dos beneficiários do abono de família, incluído naqueles que vão perder o direito a esta prestação social, posso afirmar que felizmente não preciso deste valor para sustentar os meus filhos, o qual era guardado para o seu futuro, até consigo compreender a perda a este direito, desde que as verbas poupadas com o corte do abono de família às famílias do 3º e 4º escalões fossem redistribuídas pelos escalões mais baixos, esses sim mais necessitados, aos quais nem sequer deveria ser retirada a majoração dos 25%.
A verba do orçamento para o abono de família não deveria assim ser reduzida, mas sim mais bem redistribuída por quem mais necessita, o que deveria ser acompanhado de uma maior e mais eficiente fiscalização a fim de evitar situações de fraude.
Corte-se no que é supérfluo, como sejam as iluminações de Natal ao longo de todo o país, nas campanhas eleitorais, no financiamento aos partidos, nos custos com a Assembleia da República, diminuindo-se os seus mais diversos subsídios e no número de deputados, mas não se corte no apoio aos mais necessitados.
Eu entendo que o Estado precise de cortar na despesa de forma a reduzir o défice, isto porque se existe despesa supérflua esta deverá ser cortada.
Existe no entanto despesa que não pode ser considerada supérflua e que como tal não deve ser cortada, com seja o abono de família que de destina a ajudar as famílias mais necessitadas nas suas despesas com os filhos.
Posso dizer que sendo um dos beneficiários do abono de família, incluído naqueles que vão perder o direito a esta prestação social, posso afirmar que felizmente não preciso deste valor para sustentar os meus filhos, o qual era guardado para o seu futuro, até consigo compreender a perda a este direito, desde que as verbas poupadas com o corte do abono de família às famílias do 3º e 4º escalões fossem redistribuídas pelos escalões mais baixos, esses sim mais necessitados, aos quais nem sequer deveria ser retirada a majoração dos 25%.
A verba do orçamento para o abono de família não deveria assim ser reduzida, mas sim mais bem redistribuída por quem mais necessita, o que deveria ser acompanhado de uma maior e mais eficiente fiscalização a fim de evitar situações de fraude.
Corte-se no que é supérfluo, como sejam as iluminações de Natal ao longo de todo o país, nas campanhas eleitorais, no financiamento aos partidos, nos custos com a Assembleia da República, diminuindo-se os seus mais diversos subsídios e no número de deputados, mas não se corte no apoio aos mais necessitados.
Etiquetas:
Abono de família
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
Tirada do dia (4)
Mais uma vez a tirada do dia é dedicada a Alberto João Jardim que hoje num discurso na festa da castanha em Curral das Freiras afirmou que é preciso uma grande mudança na vida política portuguesa e que mesmo os não socialistas fazem acordos com o Governo e que permitem que o governo se mantenha em funções.
Provavelmente o Dr. Alberto João Jardim ainda não se apercebeu que quem fez acordos com o Governo e que quem se absteve numa moção de censura, permitindo a continuidade do Governo foi o seu partido, o PSD.
Quanto à mudança na vida política que tal a limitação no número de mandatos dos órgãos de soberania??
Etiquetas:
Alberto João,
PSD
Foto (2)
A tão famosa foto do acordo do OE de 2011 tirada por telemóvel já aparece publicada nos meios de comunicação social.
Quanto terá sido pago para que a foto pudesse ser publicada?
Afinal parece que não era para o seu álbum pessoal.
Afinal parece que sempre valeu a pena fazer umas horas extraordinárias.
Quanto terá sido pago para que a foto pudesse ser publicada?
Afinal parece que não era para o seu álbum pessoal.
Afinal parece que sempre valeu a pena fazer umas horas extraordinárias.
domingo, 31 de outubro de 2010
Halloween
Halloween!! Halloween!!
Por estes dias anda toda a gente a falar de Halloween, de noite das bruxas, de vampiros, de lobisomens, de maldições para aqui e para ali, de vestir de preto e pintar as caras com pinturas horríveis.
É ver os papás e as mamãs a andarem na rua com os seus pequenotes mascarados de pequenos monstrinhos a comemorar uma data que nada tem a ver com as tradições nacionais, mas sim com uma "tradição americana" que tem vindo a ser importada nos últimos anos.
O Halloween não é mais do que a importação de uma "tradição" que tem como principal objectivo aumentar o consumismo da nossa sociedade, levando a uma correria às máscaras e disfarces, pois ninguém quer que os seus filhos sejam postos de lado.
Este é um dos exemplos da sociedade consumista dos nossos tempos, onde se pensa cada vez mais no que se tem que comprar de forma a que se possa cria uma imagem "agradável" e por ela podermos ser aceites, deixando-se muitas vezes para trás sentimentos como a amizade, o companheirismo e a entreajuda.
Esqueçamos-nos do Halloween e concentremos-nos nos verdadeiros sentimentos que dão sentido à vida.
Etiquetas:
Consumismo,
Halloween
sábado, 30 de outubro de 2010
Tirada do dia (3)
"(...) Eu pessoalmente tenho mais confiança no FMI do que tenho nesta trupe política portuguesa (...)"
Alberto João Jardim em declarações à comunicação social sobre o OE 2011 - 30/10/2010
Mas o Alberto João Jardim não é um Político Português ????
Mas uma prova de que quando abre a boca, ou entra mosca, ou sai .....................
Alberto João Jardim em declarações à comunicação social sobre o OE 2011 - 30/10/2010
Mas o Alberto João Jardim não é um Político Português ????
Mas uma prova de que quando abre a boca, ou entra mosca, ou sai .....................
Etiquetas:
Tirada do dia
A FOTO .....
Tenho que confessar que já há muito, muito tempo se vai assistindo a todo o tipo de absurdos dos nossos políticos que não é de admirar sempre que se vê mais algum.
No entanto tenho que confessar que hoje foi um desses dias, um desses dias em que fiquei admirado com o que estava a ver, tendo dado a pensar comigo mesmo que deveria estar a ver mal e a ouvir mal, pois de outro modo, começo a ficar com receio que com políticos destes estamos desgraçados e Portugal não tem salvação possível.
Estava então a ver o Jornal da Noite da SIC (não querendo aqui de forma alguma fazer qualquer tipo de publicidade) quando assisti a uma cena do mais mais irreal, que foi nem mais nem menos, assistir às declarações do Dr. Eduardo Catroga relativamente ao acordo conseguido sobre o OE de 2011, onde mostrava um telemóvel com uma fotografia da assinatura do acordo entre o governo e o PSD sobre o orçamento, dizendo que iria guardar religiosamente tal fotografia no seu álbum, assim como que uma espécie de CV, por ter conseguido um tão extraordinário acordo aos 68 anos.
Mas que raio de políticos são estes que nós temos que em vez de se sentarem a debater as soluções para os problemas do país, se preocupam mais com a sua imagem pessoal, com a sua reputação e os ganhos que daí possam vir a tirar?
Mas que raio de políticos são estes que acham que o país tem que sofrer medidas de austeridade de forma a ultrapassar a crise, mas desde que estas não os afectem a eles directamente, uma vez que as suas reformas não podem ser tocadas (limitadas, reduzidas), nem alterar o regime de reforma (reforma por completo ao fim de 8 anos, comparando com o povão que tem que descontar um mínimo de 36 anos e está limitada a 80%), que os equivale quase a uma profissão de desgaste rápido. Para uma profissão dita de desgaste rápido, diria que com 68 anos está muito bem conservadinho.
Mas isto não ficou por aqui, pois no dia seguinte, às 11h não houve a tão almejada "foto de família" de tão trabalhoso acordo, e lá veio o Ministro das Finanças (Teixeira dos Santos) fazer as suas queixinhas pois ficou sem uma fotografia do momento, nem mesmo a fotografia do telemóvel.
Parece que ainda vamos ter novela por mais uns tempos, enquanto o "avôzinho" Catroga não enviar um MMS com a foto do momento ao "avôzinho" Teixeira dos Santos.
No entanto tenho que confessar que hoje foi um desses dias, um desses dias em que fiquei admirado com o que estava a ver, tendo dado a pensar comigo mesmo que deveria estar a ver mal e a ouvir mal, pois de outro modo, começo a ficar com receio que com políticos destes estamos desgraçados e Portugal não tem salvação possível.
Estava então a ver o Jornal da Noite da SIC (não querendo aqui de forma alguma fazer qualquer tipo de publicidade) quando assisti a uma cena do mais mais irreal, que foi nem mais nem menos, assistir às declarações do Dr. Eduardo Catroga relativamente ao acordo conseguido sobre o OE de 2011, onde mostrava um telemóvel com uma fotografia da assinatura do acordo entre o governo e o PSD sobre o orçamento, dizendo que iria guardar religiosamente tal fotografia no seu álbum, assim como que uma espécie de CV, por ter conseguido um tão extraordinário acordo aos 68 anos.
Mas que raio de políticos são estes que nós temos que em vez de se sentarem a debater as soluções para os problemas do país, se preocupam mais com a sua imagem pessoal, com a sua reputação e os ganhos que daí possam vir a tirar?
Mas que raio de políticos são estes que acham que o país tem que sofrer medidas de austeridade de forma a ultrapassar a crise, mas desde que estas não os afectem a eles directamente, uma vez que as suas reformas não podem ser tocadas (limitadas, reduzidas), nem alterar o regime de reforma (reforma por completo ao fim de 8 anos, comparando com o povão que tem que descontar um mínimo de 36 anos e está limitada a 80%), que os equivale quase a uma profissão de desgaste rápido. Para uma profissão dita de desgaste rápido, diria que com 68 anos está muito bem conservadinho.
Mas isto não ficou por aqui, pois no dia seguinte, às 11h não houve a tão almejada "foto de família" de tão trabalhoso acordo, e lá veio o Ministro das Finanças (Teixeira dos Santos) fazer as suas queixinhas pois ficou sem uma fotografia do momento, nem mesmo a fotografia do telemóvel.
Parece que ainda vamos ter novela por mais uns tempos, enquanto o "avôzinho" Catroga não enviar um MMS com a foto do momento ao "avôzinho" Teixeira dos Santos.
Tirada do dia (2)
"(...) Nós queremos que a revista tenha sucesso e que chegue aos leitores, ... e que quando chegue aos leitores, e que os leitores quando pegarem numa Penthouse, se esqueçam do Sócrates, se esqueçam dos Orçamentos de Estado, e venham para o nosso mundo, um mundo onde as coisas más não acontecem (...)
José Mascarenhas - Director da Revista Penthouse Portugal, in Jornal da Noite, SIC, 30/10/2010
Confesso que não consigo imaginar alguém que esteja a ver uma revista Penthouse e esteja a pensar no Sócrates ou no Orçamento de estado
José Mascarenhas - Director da Revista Penthouse Portugal, in Jornal da Noite, SIC, 30/10/2010
Confesso que não consigo imaginar alguém que esteja a ver uma revista Penthouse e esteja a pensar no Sócrates ou no Orçamento de estado
Etiquetas:
Tirada do dia
Verdade Desportiva ....... uma utopia?
Estou desolado !!!
Agora que o árbitro roubou descaradamente o Paços de Ferreira com um Penalty inexistente (ver vídeo acima) que resultou no segundo golo do Benfica estava à espera que o Rui Costa fosse à sala de imprensa falar a favor da verdade desportiva.
Será que a verdade desportiva é de cor ...... vermelha?
Actualização: vi agora que o primeiro golo do Benfica resulta de um fora de jogo e que não foi marcado um Penalty a favor do Benfica.
Onde andará o Rui Costa??? Será que cavou um túnel no estádio da Mata Real para sair de fininho ??????
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Empréstimos
O Jornal Público noticiou ontem (Público - 28/10/2010) que durante o último ano os bancos fizeram um esforço enorme no sentido identificarem os empréstimos à habitação mais antigos no sentido de detectar situações nas quais os clientes se encontrassem em incumprimento relativamente a produtos associados ao referido empréstimo, como sejam seguros ou cartões de crédito, os quais estiveram na base de atribuição de spreads mais reduzidos.
Este apressar da verificação das situações foi motivada pela entrada em vigor de uma legislação (Decreto-Lei n.º 192/2009) que impede os bancos de aumentar os spreads por incumprimento de uma ou mais cláusulas dos respectivos contratos de empréstimo, caso estas situações tenham ocorrido há mais de 12 meses.
Este diploma entrou em Vigor em Outubro do ano passado, pelo que desde 16/10/2010, não é possível aos bancos aumentar os spreads de empréstimos anteriores a esta data, se no futuro detectar uma situação de incumprimento, uma vez que já decorreu este período.
No entanto os bancos artilharam-se com ferramentas informáticas no sentido de detectar estas situações de forma automática nos empréstimos recentes, os quais têm sido pressionados a aumentar as suas receitas, uma vez que os seus custos de financiamento têm vindo a aumentar.
Este apressar da verificação das situações foi motivada pela entrada em vigor de uma legislação (Decreto-Lei n.º 192/2009) que impede os bancos de aumentar os spreads por incumprimento de uma ou mais cláusulas dos respectivos contratos de empréstimo, caso estas situações tenham ocorrido há mais de 12 meses.
Este diploma entrou em Vigor em Outubro do ano passado, pelo que desde 16/10/2010, não é possível aos bancos aumentar os spreads de empréstimos anteriores a esta data, se no futuro detectar uma situação de incumprimento, uma vez que já decorreu este período.
No entanto os bancos artilharam-se com ferramentas informáticas no sentido de detectar estas situações de forma automática nos empréstimos recentes, os quais têm sido pressionados a aumentar as suas receitas, uma vez que os seus custos de financiamento têm vindo a aumentar.
Etiquetas:
Finanças Pessoais
Tirada do dia (1)
"Em entrevista à Antena 1, Gonçalo Castilho dos Santos afirmou ainda que foram dadas orientações às administrações e institutos de regime especial - como os reguladores - para que sejam feitas as negociações obrigatórias relativas às reduções salariais." in Jornal de negócios - 29/10/2010
Por favor façam-me um desenho porque não percebi !!!!
Mas que porra de negociações, se existe uma tabela com os valores das reduções a aplicar?
Por favor façam-me um desenho porque não percebi !!!!
Mas que porra de negociações, se existe uma tabela com os valores das reduções a aplicar?
Etiquetas:
OE 2011,
Tirada do dia
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Cortar a despesa (4)
O OE de 2011 é a novela do momento, mais parecendo uma novela mexicana, onde 2 avôzinhos (Teixeira dos Santos e Eduardo Catroga) andam a esgrimir argumentos, e não se conseguem entender em como atingir em 2011 o défice de 4,6% do PIB.
Andamos para aqui neste impasse e ninguém consegue ter ideias de onde cortar a despesa para reduzir o défice, e eis que encontrei esta página na internet (Parlamento).
Mas o que tem esta página de interessante?:
Já sabemos que a Assembleia da República tem 230 deputados, mas o que ficamos a saber é que até 25/10/2010 (10 meses que estão decorridos desde as últimas eleições):
- Cerca de 20 deputados não tiveram qualquer intervenção neste período, ou têm menos de 2 intervenções;
- Cerca de 9 deputados não tiveram qualquer iniciativa legislativa.
É esta a definição de representar a população pela qual foram eleitos, defendendo os interesses dessa mesma população?
Eis um belo exemplo de por onde começar a cortar a despesa pública.
Andamos para aqui neste impasse e ninguém consegue ter ideias de onde cortar a despesa para reduzir o défice, e eis que encontrei esta página na internet (Parlamento).
Mas o que tem esta página de interessante?:
Já sabemos que a Assembleia da República tem 230 deputados, mas o que ficamos a saber é que até 25/10/2010 (10 meses que estão decorridos desde as últimas eleições):
- Cerca de 20 deputados não tiveram qualquer intervenção neste período, ou têm menos de 2 intervenções;
- Cerca de 9 deputados não tiveram qualquer iniciativa legislativa.
É esta a definição de representar a população pela qual foram eleitos, defendendo os interesses dessa mesma população?
Eis um belo exemplo de por onde começar a cortar a despesa pública.
Etiquetas:
Cortar a despesa,
OE 2011
Minúsculo (1): Paranoia Halloween
A insustentável leveza da crise
Batem leve, levemente,
como quem chama por mim...
Será chuva? Será gente?
Gente não é, certamente
e a chuva não bate assim...
é a Crise que vem aí !!!
A crise virá mesmo aí, a adivinhar-se a aprovação do OE de 2011, ou a falta dela.
A não aprovação do OE levará a um descrédito por parte da sociedade internacional quanto à capacidade de Portugal para ultrapassar esta grave situação financeira que o país atravessa, podendo conduzir a cenários como a entrada do FMI em Portugal e às medidas de forte austeridade que possam vir a ser impostas.
No entanto a sua aprovação levará também a sociedade portuguesa a uma crise que para muitas famílias poderá ser insustentável:
- será a diminuição dos vencimentos no caso da função pública;
- será a não existência generalizada de aumentos no sector privado;
- será uma taxa de inflação estimada de 2,2% que levará a uma perda do poder de compra;
- será (de realçar) um aumento previsto de 3,9% da electricidade, ainda que este esteja incluído na inflação;
- será (de realçar) um aumento previsto de 5% nos transportes públicos, ainda que este esteja incluído na inflação;
- será o aumento do IVA de 21% para 23%;
- será o aumento do IVA de 6% para 23% em bens alimentares essenciais;
- será o aumento do IRS(sim da taxa efectiva de IRS, e não venham com a história que a diminuição das deduções não é um aumento da carga fiscal);
- será um eventual cenário de aumento das taxas de juro;
será.........
.....esta a insustentável leveza da crise !!!!!
como quem chama por mim...
Será chuva? Será gente?
Gente não é, certamente
e a chuva não bate assim...
é a Crise que vem aí !!!
A crise virá mesmo aí, a adivinhar-se a aprovação do OE de 2011, ou a falta dela.
A não aprovação do OE levará a um descrédito por parte da sociedade internacional quanto à capacidade de Portugal para ultrapassar esta grave situação financeira que o país atravessa, podendo conduzir a cenários como a entrada do FMI em Portugal e às medidas de forte austeridade que possam vir a ser impostas.
No entanto a sua aprovação levará também a sociedade portuguesa a uma crise que para muitas famílias poderá ser insustentável:
- será a diminuição dos vencimentos no caso da função pública;
- será a não existência generalizada de aumentos no sector privado;
- será uma taxa de inflação estimada de 2,2% que levará a uma perda do poder de compra;
- será (de realçar) um aumento previsto de 3,9% da electricidade, ainda que este esteja incluído na inflação;
- será (de realçar) um aumento previsto de 5% nos transportes públicos, ainda que este esteja incluído na inflação;
- será o aumento do IVA de 21% para 23%;
- será o aumento do IVA de 6% para 23% em bens alimentares essenciais;
- será o aumento do IRS(sim da taxa efectiva de IRS, e não venham com a história que a diminuição das deduções não é um aumento da carga fiscal);
- será um eventual cenário de aumento das taxas de juro;
será.........
.....esta a insustentável leveza da crise !!!!!
Matemática !!
"Governo e PSD romperam negociações a 230 milhões de euros de um entendimento - 0,1% do PIB" - 1ª pagina do jornal Público de 28/10/2010
"Orçamento - Acordo falha por 0,3% do PIB" - 1ª pagina do jornal "i" de 28/10/2010.
Afinal é 0,1% ou 0,3% ????
A fazermos contas de matemática assim é que não vamos lá !!
"Orçamento - Acordo falha por 0,3% do PIB" - 1ª pagina do jornal "i" de 28/10/2010.
Afinal é 0,1% ou 0,3% ????
A fazermos contas de matemática assim é que não vamos lá !!
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Insólito : Uma questão de visão
Uma simples questão de visão, ou de visibilidade, pode alterar toda uma questão de hábitos.
Um cidade no norte de Espanha, Els Alamus, perto de Lleida, na Catalunha, vai obrigar as prostitutas que procurem clientes a utilizar coletes reflectores, sob pena de serem multadas no valor de 40 euros.
A justificação, segundo as autoridades é a redução do risco de atropelamento.
Não seria mais natural, num país onde a prostituição é legalizada, que se se pretende reduzir o risco de atropelamento das prostitutas se dêem melhores condições, tirando-as da rua, ou mesmo tirando-as da profissão.
Nuestos hermanos dieven estar LOCOS !!!!!
A verdade escondida do OE 2011 (2)
Eis que depois de aqui ter denunciado os cortes salariais que o governo se preparava para fazer na função pública nos vencimentos de valor inferior a 1500 € (A verdade escondida do OE 2011) finalmente alguém parece ter percebido o que se passava e decidiu denunciar também a situação (Governo estuda convergência dos subsídios de refeição) que chega a atingir cortes salariais na ordem dos 15% nos vencimentos inferiores a 1500€, aqueles que segundo os nossos ilustres governantes não iriam sofrer qualquer redução.
como diz o ditado......
Aqui há gato !!!!!
como diz o ditado......
Aqui há gato !!!!!
A circum-navegação do Magalhães: de Portugal à Venezuela
Costuma-se dizer que é preciso conhecer a história para se perceber o presente e se evitarem os mesmos erros no futuro, já que erros semelhantes tendem a repetir-se.
Depois da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, eis que Magalhães (o computador portátil) se prepara para uma nova circum-navegação, de Portugal à Venezuela, passando por algumas ex-colónias portuguesas como Angola, Cabo Verde e Moçambique.
Mas se antes de Fernão de Magalhães, Bartolomeu Dias teve que dobrar o Cabo das Tormentas (Cabo da Boa Esperança), Magalhães o computador pode ter Esperança numa tarefa mais facilitada, pois pode contar com a colaboração do AMIGO Hugo Chavez, que tem feito publicidade ao "maravilhoso Magalhães" por todo o mundo, tendo até já oferecido um exemplar à primeira dama da Síria.
O Magalhães (o computador) está assim lançado na sua rota de circum-navegação, e poderá ainda contar com a frota encomendada por Hugo Chavez para facilitar a circum-navegação.
O Magalhães pode assim contar com o apoio de um comercial de sucesso.
Portugal pode assim contar com o apoio de um comercial de sucesso que irá tirar o país da crise.
Ele vai comprar computadores, ele vai comprar barcos, ele vai comprar casas pré-fabricadas.
Já agora, será que ele não quer comprar um TGV e 2 submarinos?
Etiquetas:
Tecnologia
Mini-saia
Os jornais de hoje dão conta de que na cidade de Castellamare di Stabia, na província de de Nápoles ia ser votada um regulamento da Polícia Municipal que prevê a aplicação de multas até 500 euros a quem usar vestidos demasiado decotados, demasiadamente curtos ou mini-saias excessivamente curtas.
Mas já agora, alguém sabe qual a definição de "Mini-saia"?
Provavelmente os governantes da referida cidade devem pensar que corresponde a uma saia que dê pelos tornozelos.
Qual vai ser o tamanho permitido?
e como será efectuada a fiscalização?
Andará a Polícia Municipal com uma régua para ver quem cumpre e quem infringe a Lei?
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Nostalgia (1)
Hoje senti uma nostalgia quando uma colega me disse que o Walkman, essa maravilha da Sony que nos acompanhou na nossa juventude e nos deu essa sensação de liberdade por podermos levar a nossa música para qualquer lado ia chegar ao fim, que ao fim de 31 anos a Sony ia deixar de vender este produto.
A nossa sociedade de consumismo leva ao aparecimento de mais e mais produtos: eles são o Walkman, mais tarde o Discman, depois o MP3 e o iPod, o MP4, os telemóveis com música, os iphones com musica e livros narrados, e quando damos por nós, eis que o Walkman (sem dúvida o que até agora teve maior longevidade) acabou e nos apercebemos que os nossos filhos nunca vão saber o que foi o Walkman.
Provavelmente se um dia explicarmos aos nossos filhos o que era o Walkman eles vão pensar que éramos doidinhos.
Mas será que já se aperceberam do verdadeiro problema?
Isto significa apenas, que nós, sim aqueles que ainda se lembram de ter um Walkman estamos a .........
........ficar VELHOS !!!
A nossa sociedade de consumismo leva ao aparecimento de mais e mais produtos: eles são o Walkman, mais tarde o Discman, depois o MP3 e o iPod, o MP4, os telemóveis com música, os iphones com musica e livros narrados, e quando damos por nós, eis que o Walkman (sem dúvida o que até agora teve maior longevidade) acabou e nos apercebemos que os nossos filhos nunca vão saber o que foi o Walkman.
Provavelmente se um dia explicarmos aos nossos filhos o que era o Walkman eles vão pensar que éramos doidinhos.
Mas será que já se aperceberam do verdadeiro problema?
Isto significa apenas, que nós, sim aqueles que ainda se lembram de ter um Walkman estamos a .........
........ficar VELHOS !!!
Etiquetas:
Tecnologia
domingo, 24 de outubro de 2010
Nem tudo é mau
Nestes tempos conturbados que atravessamos, eis que surge uma boa notícia que confirma que nem tudo é mau, e que no aumento de produtividade pode estar a solução para muitos dos problemas.
Ficou-se a saber que a comissão de trabalhadores da Auto Europa chegou a um pré-acordo com a administração, para os próximos 2 anos que prevê um aumento salarial de 3,9%, a conversão de contratos de trabalho temporários em permanentes e a não existência de nenhum procedimento de despedimento colectivo até 30/12/2012.
Vamos seguir este exemplo, arregacemos as mangas e mãos-à-obra.
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
É um senhor ....... carago !!!!!!
Etiquetas:
Alberto João,
PSD
Jardim de Hipocrisia
Que lindo que é ver Alberto João Jardim passar a vida a dizer mal do PS e do primeiro ministro, a torto e a direito, como ainda hoje (22/10/10) aconteceu, e como sempre tem acontecido.
Não quero com isto dizer que ele possa ter ou não razão, ou que eu ache que o 1º ministro. e mesmo o PS, façam tudo bem, pois nem é esse o caso.
Mas será que ainda se lembram deste senhor em Maio de 2010 José Sócrates e Mariano Gago visitaram a Madeira e inauguraram escolas e distribuíram computadores Magalhães.
Tão amiguinho que o Alberto João estavam.
Sorrisos para aqui. Abraços para ali. Palmadinhas para além.
Só ficaram mesmo a faltar uns beijinhos amorosos.
E quando o 1º ministro foi visitar a Madeira depois da tragédia das enxurradas ?? Lembram-se ???
e então agora estamos outra vez de birrinha, Sr. Presidente da Região Autónoma ???
Isso tem um nome: HIPOCRISIA !!!!
Etiquetas:
Alberto João,
PSD
A verdade escondida do OE 2011.....
Ainda não foi há muito tempo que o Governo , 29/09/2010, apresentou as principais medidas para o Orçamento de Estado para combater a crise financeira que o país está a atravessar e o feroz ataque dos mercados financeiros.
As medidas apresentadas foram sem dúvidas medidas muito duras e exigentes que vão ter um grande impacto na sociedade, desde o aumento de impostos (IVA e IRS via diminuição das deduções fiscais), à diminuição da despesa na qual se inclui a diminuição de vencimentos, o aumento de contribuição para a Caixa Geral de Aposentações e a diminuição de comparticipações para a ADSE, entre outras.
Mas centremos a nossa atenção na diminuição dos vencimentos da função pública.
(...)
" Para a redução da despesa, em 2011, o Governo decidiu:
Mas será que é mesmo assim??? Será que nos foi dita toda a verdade???
No passado dia 15/10/10, o Governo entregou na Assembleia da República a Proposta de Lei do OE 2011, onde entre outras coisas concretizava as medidas anunciadas, e conhecidas como o PEC III, de diminuição da despesa e do aumento da receita, leia-se impostos.Proposta de Lei 426/2010
Mas vejamos com atenção o que diz o art.º 26º da Proposta de OE:
Tal como o Governo anunciou iria ser efectuada uma diminuição média de 5% na remuneração da Administração Pública e de outras entidades como institutos públicos, entidades reguladoras e empresas públicas, a qual iria ser efectuada de forma progressiva, iniciando-se em 3,5% nos vencimentos acima dos 1500 euros e terminando em 10% nos vencimentos mais elevados.
Senão vejamos o que consta do site Portal do Governo quanto a esta questão:
(...)
- Reduzir os salários dos órgãos de soberania e da Administração Pública, incluindo institutos públicos, entidades reguladoras e empresas públicas. Esta redução é progressiva e abrangerá apenas as remunerações totais acima de 1500 euros por mês. Incidirá sobre o total de salários e todas as remunerações acessórias dos trabalhadores, independentemente da natureza do seu vínculo. Com a aplicação de um sistema progressivo de taxas de redução a partir daquele limiar, obter-se-á uma redução global de 5% nas remunerações;
- (...) "
Mas será que é mesmo assim??? Será que nos foi dita toda a verdade???
No passado dia 15/10/10, o Governo entregou na Assembleia da República a Proposta de Lei do OE 2011, onde entre outras coisas concretizava as medidas anunciadas, e conhecidas como o PEC III, de diminuição da despesa e do aumento da receita, leia-se impostos.Proposta de Lei 426/2010
Mas vejamos com atenção o que diz o art.º 26º da Proposta de OE:
Artigo 26.º
1 - O valor do subsídio de refeição abonado aos titulares dos cargos e demais pessoal a que se refere o n.º 9 do artigo 17.º (leia-se as entidades acima referidas), nos casos em que, nos termos da lei ou poracto próprio, tal esteja previsto, não pode ser superior ao valor fixado na Portaria n.º 1553-D/2008, de 31 de Dezembro.
2 - (...)
Atente-se que no artigo referido é feita alusão às entidades mencionadas nas linhas gerais do OE (aqui constantes do n.º9 do art.º 17º), mas não é feita qualquer alusão ao limite de remuneração de 1500 €.
Confuso ??? Também eu !!!
Pelos vistos a história não é bem como foi contada.
Pelos vistos quem nestas entidades receba um subsídio de alimentação acima da referida portaria (o qual é taxado em IRS) irá deixar de receber esta parcela.
Parece que mesmo que ganha menos de 1500 € mensais, e se encontra nesta situação também vai ver o seu salário reduzido.
Mas agora pergunto eu?
Será que quem ganha menos de 1500 € mensais tem folga para fazer face a todas as despesas fixas (empréstimo habitação, escola das crianças, transportes, alimentação, água, luz, gás, etc), ao aumento dos preços (inflação), ao aumento do IVA, e ainda por cima ver o seu salário ser reduzido??
E já agora, será que quem ganha menos que 1500€ pose ser considerado de classe alta, classe média-alta, ou até mesmo classe média??
Claro que não, e mais uma vez se pode ver aqui um ataque encapotado às famílias com menos rendimentos, não vingando assim o argumento de que quem aufere um maior rendimento deve efectuar uma maior contribuição neste esforço colectivo.
Será esta mais uma questão de semântica, ou aqui há gato?
Subsídio de refeição
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Como negoceia o PSD?
"Não há negociação nenhuma!!!! Vamos ser claros!!!!! Não há negociação nenhuma!!!! Não há NADA sobre essa matéria!!!!"
(Paula Teixeira da Cruz em declarações à entrada da reunião do Conselho nacional do PSD sobre o OE 2011) - 19/10/2010
(Paula Teixeira da Cruz em declarações à entrada da reunião do Conselho nacional do PSD sobre o OE 2011) - 19/10/2010
A Ginástica do IVA
Ainda não foi há muito tempo que quando o governo baixou o IVA dos ginásios de 21% para 5%, que as mensalidades tenderam a continuar na mesma, aumentando assim a margem de lucro dos empresários deste sector.
Será que agora que se pensa no seu aumento, os ditos empresários também vão manter as referidas mensalidades, mantendo assim o critério??
Será que agora que se pensa no seu aumento, os ditos empresários também vão manter as referidas mensalidades, mantendo assim o critério??
A Incongruência do PSD
Depois de tanta especulação sobre a decisão do PSD quanto à aprovação, ou não, do Orçamento do Estado para 2011, o PSD apresentou esta noite as suas condições / pressupostos considerados essenciais com vista à sua aprovação:
1) Aumento do IVA em apenas um ponto percentual;
2) Suspensão das parcerias público-privadas e das grandes obras;
3) Cabaz alimentar com IVA a 6%;
4) Deduções fiscais pagas em títulos do tesouro;
5) Agência independente para as contas públicas;
6) Verdade das contas orçamentais.
in Diário Económico: Condições que o PSD impõe para viabilizar o orçamento
Ora aqui está a beleza do resultado da decisão do PSD, senão vejamos:
1) Aumento do IVA em apenas um ponto percentual
Este pressuposto cheira um bocadinho a demagogia, pois se o IVA não aumenta em 2 pontos percentuais e apenas em 1 ponto percentual, significa isto que a receita fiscal no OE não ser ser tão elevada, pelo que se impõe a seguinte questão:
Será que o PSD considera que os salários da função pública devem ter um corte ainda maior para compensar??
2) Suspensão das parcerias público-privadas e das grandes obras
Até parece uma medida sensata, pois como se costuma dizer "se não há dinheiro, não há vícios"
3) Cabaz alimentar com IVA a 6%
Ainda que de uma forma geral esta sugestão faça sentido, não deve ser considerada de uma forma cega pois se alguns dos produtos que o Governo considera que devem passar a ser tributados a 23% podem ser considerados como bens essenciais (leites enriquecidos, margarina, óleo alimentar), outros há que declaradamente não o são, como o leite com chocolate e os refrigerantes.
A forma como este pressuposto, parece um tiro no pé pois outras situações igualmente injustas iriam ser criadas (Utopia realista: é preciso ter lata!!).
4) Deduções fiscais pagas em títulos do tesouro
Esta condição pode fazer sentido, uma vez que incentiva a poupança, no entanto, mais uma vez não indica como compensar esta diminuição de despesa, ou seja, que outras receitas ou cortes de despesa propõe.
5) Agência independente para as contas públicas
Conceptualmente até que faz sentido, mas qual o efeito em termo de défice?
6) Verdade das contas orçamentais
Mas uma vez, conceptualmente até pode fazer sentido, mas de que maneira contribui para a diminuição do défice?
Por último, o PSD não fez qualquer menção ao corte de vencimentos na função pública, o que só pode significar que concorda com esta medida, e que talvez achasse que fosse preciso ir mais longe neste campo.
Não consigo no entanto compreender que um partido que acusa o Governo de: "ofender o governo ao falar em Estado Social" (in: Diario Economico) demonstre estar de acordo com o corte das remunerações da função pública e venha sugerir que o aumento do IVA seja inferior, ou seja, que os sacrifícios sejam apenas pedidos a uma parte da população.
Se o PSD se acha assim o dono da justiça e defende, como afrima, o Estado Social, porque não propôs a introdução de uma taxa de IVA de 40% para os bens de LUXO, como por exemplo: viaturas de valor superior a 50.000€; habitações superiores a 400.000€; Barcos de recreio de luxo, bem como todo um rol de produtos que está longe do alcance da classe baixa e da classe média portuguesa?
Porque não propôs o PSD a criação de um tecto máximo para as reformas, por exemplo, igual a 14 ordenados mínimos?
Porque será que a música é outra, mas a letra é a mesma, e a crise acabará sempre por ser paga por quem tem menores recursos??
SE ISTO NÃO É DEMAGOGIA, NÃO SEI O QUE SERÁ !!!!!
1) Aumento do IVA em apenas um ponto percentual;
2) Suspensão das parcerias público-privadas e das grandes obras;
3) Cabaz alimentar com IVA a 6%;
4) Deduções fiscais pagas em títulos do tesouro;
5) Agência independente para as contas públicas;
6) Verdade das contas orçamentais.
in Diário Económico: Condições que o PSD impõe para viabilizar o orçamento
Ora aqui está a beleza do resultado da decisão do PSD, senão vejamos:
1) Aumento do IVA em apenas um ponto percentual
Este pressuposto cheira um bocadinho a demagogia, pois se o IVA não aumenta em 2 pontos percentuais e apenas em 1 ponto percentual, significa isto que a receita fiscal no OE não ser ser tão elevada, pelo que se impõe a seguinte questão:
- Onde pensa o PSD obter uma receita para compensar este não aumento?
- Onde pensa o PSD cortar a despesa para compensar este não aumento?
Será que o PSD considera que os salários da função pública devem ter um corte ainda maior para compensar??
2) Suspensão das parcerias público-privadas e das grandes obras
Até parece uma medida sensata, pois como se costuma dizer "se não há dinheiro, não há vícios"
3) Cabaz alimentar com IVA a 6%
Ainda que de uma forma geral esta sugestão faça sentido, não deve ser considerada de uma forma cega pois se alguns dos produtos que o Governo considera que devem passar a ser tributados a 23% podem ser considerados como bens essenciais (leites enriquecidos, margarina, óleo alimentar), outros há que declaradamente não o são, como o leite com chocolate e os refrigerantes.
A forma como este pressuposto, parece um tiro no pé pois outras situações igualmente injustas iriam ser criadas (Utopia realista: é preciso ter lata!!).
4) Deduções fiscais pagas em títulos do tesouro
Esta condição pode fazer sentido, uma vez que incentiva a poupança, no entanto, mais uma vez não indica como compensar esta diminuição de despesa, ou seja, que outras receitas ou cortes de despesa propõe.
5) Agência independente para as contas públicas
Conceptualmente até que faz sentido, mas qual o efeito em termo de défice?
6) Verdade das contas orçamentais
Mas uma vez, conceptualmente até pode fazer sentido, mas de que maneira contribui para a diminuição do défice?
Por último, o PSD não fez qualquer menção ao corte de vencimentos na função pública, o que só pode significar que concorda com esta medida, e que talvez achasse que fosse preciso ir mais longe neste campo.
Não consigo no entanto compreender que um partido que acusa o Governo de: "ofender o governo ao falar em Estado Social" (in: Diario Economico) demonstre estar de acordo com o corte das remunerações da função pública e venha sugerir que o aumento do IVA seja inferior, ou seja, que os sacrifícios sejam apenas pedidos a uma parte da população.
Se o PSD se acha assim o dono da justiça e defende, como afrima, o Estado Social, porque não propôs a introdução de uma taxa de IVA de 40% para os bens de LUXO, como por exemplo: viaturas de valor superior a 50.000€; habitações superiores a 400.000€; Barcos de recreio de luxo, bem como todo um rol de produtos que está longe do alcance da classe baixa e da classe média portuguesa?
Porque não propôs o PSD a criação de um tecto máximo para as reformas, por exemplo, igual a 14 ordenados mínimos?
Porque será que a música é outra, mas a letra é a mesma, e a crise acabará sempre por ser paga por quem tem menores recursos??
SE ISTO NÃO É DEMAGOGIA, NÃO SEI O QUE SERÁ !!!!!
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Cortar a despesa (3)
Uma das medidas propostas para o OE 2011 é o corte da despesa com a frota automóvel do Estado em 20%, estando para tal definido que por cada 3 viaturas abatidas apenas seja possível a aquisição de 1 viatura.
Estou confuso?!?!
Esta medida não tinha já sido implementada anteriormente??
E posteriormente a empresa Águas de Portugal, não estava a renovar a sua frota à razão de 1 para 1, até a situação ser conhecida através dos meios de comunicação social, tendo sido a sua renovação suspensa pelo Estado?
Alguém foi responsabilizado???
"Comprar 1 viatura por cada 3 abatidas" - onde foi que já ouvi isto ???
Terá sido um ECO??..... ECO??.....ECO??......ECO??
Estou confuso?!?!
Esta medida não tinha já sido implementada anteriormente??
E posteriormente a empresa Águas de Portugal, não estava a renovar a sua frota à razão de 1 para 1, até a situação ser conhecida através dos meios de comunicação social, tendo sido a sua renovação suspensa pelo Estado?
Alguém foi responsabilizado???
"Comprar 1 viatura por cada 3 abatidas" - onde foi que já ouvi isto ???
Terá sido um ECO??..... ECO??.....ECO??......ECO??
Etiquetas:
Cortar a despesa
Patriotismo
Confesso que nos últimos dias com a apresentação não existem grandes motivos para que o nosso Patriotismo aumente.
No entanto pode ser pelo nosso Patriotismo que passe uma das soluções para o momento que vivemos.
O aumento nos impostos, nomeadamente o IRS e o IVA, a redução de vencimentos (na função pública, entidades reguladoras e sector empresarial do Estado), a inflação, a diminuições de apoios sociais do estado, e um eventual aumento das taxas de juro do crédito à habitação, leva a que o actual momento não seja agradável e que nos leve a pensar em Patriotismo.
Olhando para o Relatório Macro económico que acompanha o OE 2011 vemos que se estima um pequeníssimo crescimento do PIB de cerca de 0,2% sendo ainda essencial aumentar as exportações e reduzir as importações.
Se a nossa economia precisa melhorar a sua competitividade de forma a se conseguir aumentar as exportação, existindo aqui um cenário favorável que é o início da recuperação das economias europeias para onde exportamos, existe um factor que pode depender de nós no que respeita às importações e a não permitir que a nossa economia entre em recessão.
Uma das medidas que cada um de nós pode fazer é comprar produtos nacionais, quer como empresas, quer como individuais.
Ao comprarmos produtos nacionais estamos não só a dinamizar a nossa economia, como estaremos também a reduzir as importações e consequentemente contribuir para uma resolução mais rápida desta situação.
E é tão simples:
Quando formos comprar algo optemos por um produto nacional, aquele que tem um código de barras começado por:
560........
Etiquetas:
Austeridade
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
(P)uro (E)ntretenimento (V)irtual
Entregue o OE 2011 na Assembleia da República, ainda que várias vezes adiada, tendo sido entregue às 23h27 de 15/10/10, a única reacção do PEV foi criticar o facto de este ter sido entregue incompleto e que teriam que ser apuradas responsabilidades por tal facto.
E ideias sobre o Orçamento ????
No dia seguinte, já após a a entrega do Relatório macro económico em falta, a única reacção é o sentido de voto contra.
E ideias sobre o Orçamento ????
Será esta posição apenas um jeito ao PCP tendo a vista uns poucos lugares na AR em coligação??
E ideias sobre o Orçamento ???
Tudo isto não passa de um Puro entretenimento, provavelmente virtual
E ideias sobre o Orçamento ????
No dia seguinte, já após a a entrega do Relatório macro económico em falta, a única reacção é o sentido de voto contra.
E ideias sobre o Orçamento ????
Será esta posição apenas um jeito ao PCP tendo a vista uns poucos lugares na AR em coligação??
E ideias sobre o Orçamento ???
Tudo isto não passa de um Puro entretenimento, provavelmente virtual
Queda de Cabelo???? Tome Red Bull
Estava hoje a ver televisão quando naqueles intervalos intermináveis de publicidade vi um anúncio para um produto fantástico para a queda de cabelo (Inneov) em que um dos seus principais constituintes é a Taurina, o mesmo que está presente no Redbull.
Tem problemas de queda de cabelo?
Vai um RedBull ??
Incoerência
Eis que depois de os Órgãos Sociais do Benfica terem pedido aos seus adeptos, que a bem da verdade desportiva (vá-se lá saber o que isso é) boicotassem os jogos fora do Benfica, deixando de ir assistir aos jogos fora, depois de afirmarem terem sido prejudicados no jogo com o Vitória de Guimarães, o Benfica veio agora pedir ao FCP um total de 2500 bilhetes nos quais se incluíam 100 bilhetes VIP.
Não será isto incoerência??
E já agora, qual verdade desportiva?
Aquela em que o Benfica foi beneficiado na Taça da Liga em jogos como o Nacional e na Final contra o Sporting?
Verdade desportiva, ou apenas quando nos dá jeito??
Não será isto incoerência??
E já agora, qual verdade desportiva?
Aquela em que o Benfica foi beneficiado na Taça da Liga em jogos como o Nacional e na Final contra o Sporting?
Verdade desportiva, ou apenas quando nos dá jeito??
O FIM DO TABU!!
Hoje à noite acabou o grande tabu.
O Prof. Marcelo Rebelo de Sousa anunciou aquilo que todos já sabíamos que iria acontecer mais dia menos dia, mas que era tabu. Anunciou que o Presidente da República iria anunciar, no dia 26/10/10 a sua recandidatura a Presidente.
A gente sabe que o PSD adora Tabus (os tabus do Prof. Cavaco Silva quando era primeiro ministro, os tabus de Manuela Ferreira Leite, os tabus de Pedro Passos Coelho, e agora o do Presidente Cavaco Silva), mas ......
parece que já não há tabus como antigamente.
O Prof. Marcelo Rebelo de Sousa anunciou aquilo que todos já sabíamos que iria acontecer mais dia menos dia, mas que era tabu. Anunciou que o Presidente da República iria anunciar, no dia 26/10/10 a sua recandidatura a Presidente.
A gente sabe que o PSD adora Tabus (os tabus do Prof. Cavaco Silva quando era primeiro ministro, os tabus de Manuela Ferreira Leite, os tabus de Pedro Passos Coelho, e agora o do Presidente Cavaco Silva), mas ......
parece que já não há tabus como antigamente.
Etiquetas:
Presidenciais
domingo, 17 de outubro de 2010
OE 2011 (3) - Desta é de vez...........
Apresentadores de TV
Realmente os apresentadores/jornalistas de TV que temos passam a vida a dar tiros nos pés.
Hoje com a apresentação do OE os jornalistas da SIC passaram a tarde toda a dizer que o Estado ia extinguir e fundir Institutos públicos e Direcções Gerais.
Os jornalistas da SIC passaram a tarde a dizer que no Ministério das Finanças iam-se fundir 3 Direcções Gerais:
- Direcção Geral de Impostos
- Direcção Geral das Alfândegas
- Direcção dos Impostos Especiais de Consumo.
Apenas não entendo como pode ser possível a fusão de 3 Direcções Gerais se no Ministério das Finanças existem:
- Direcção Geral de Impostos
- Direcção Geral das Alfândegas e dos Impostos Gerais de Consumo
Fusão de 3 Direcções Gerais ????
ONDE ????
Hoje com a apresentação do OE os jornalistas da SIC passaram a tarde toda a dizer que o Estado ia extinguir e fundir Institutos públicos e Direcções Gerais.
Os jornalistas da SIC passaram a tarde a dizer que no Ministério das Finanças iam-se fundir 3 Direcções Gerais:
- Direcção Geral de Impostos
- Direcção Geral das Alfândegas
- Direcção dos Impostos Especiais de Consumo.
Apenas não entendo como pode ser possível a fusão de 3 Direcções Gerais se no Ministério das Finanças existem:
- Direcção Geral de Impostos
- Direcção Geral das Alfândegas e dos Impostos Gerais de Consumo
Fusão de 3 Direcções Gerais ????
ONDE ????
sábado, 16 de outubro de 2010
(P)orque (C)ontinuamos (P)arados?
Eis o exemplo de algo que ficou parado no tempo e que não se adapta aos dias de hoje.
O discurso não varia, sempre os mesmos argumentos, sempre os mesmos responsáveis por todos os males do país.
Confesso que depois de tanto tempo sempre a ouvir o mesmo esta, semana fiquei surpreendido quando no final das jornadas parlamentares o PCP anunciou que tinham 40 medidas alternativas para apresentarem para o orçamento.
Pensei para comigo que algo tinha mudado no PCP.
Pensei para comigo, que desta vez iríamos ter um contributo decisivo do PCP, nesta fase de aperto, em quer todos temos que estar unidos e remarmos no mesmo sentido.
Mas afinal...........
Enganei-me!
Depois do OE 2011 ter sido entregue qual não foi o meu espanto quando vi que estava tudo na mesma.
A primeira coisa com que o PCP se preocupou foi com o facto do relatório macro-económico não ter sido entregue.
Caramba!!! O OE foi entregue às 23h27 da noite.
Será que o PCP ia fazer uma directa a ler o relatório macro económico ??????
Será que às 4h da manhã ainda conseguiam ler alguma coisa????
Qual a diferença que faz ter sido entregue na manhã do dia seguinte??? Isso mesmo no dia seguinte, não foi uma semana depois.
Mas mais convencido que me tinha enganado fiquei quando vi o PCP no sábado anunciar que ia votar contra o OE.
Eu sei que este OE é muito duro, mas então e as 40 medidas alternativas ? Então e toda a vontade que existia em negociar??
Voltaram ao mesmo. Pelos vistos não existe remédio.
Que saudades que eu tenho da Odete Santos
O discurso não varia, sempre os mesmos argumentos, sempre os mesmos responsáveis por todos os males do país.
Confesso que depois de tanto tempo sempre a ouvir o mesmo esta, semana fiquei surpreendido quando no final das jornadas parlamentares o PCP anunciou que tinham 40 medidas alternativas para apresentarem para o orçamento.
Pensei para comigo que algo tinha mudado no PCP.
Pensei para comigo, que desta vez iríamos ter um contributo decisivo do PCP, nesta fase de aperto, em quer todos temos que estar unidos e remarmos no mesmo sentido.
Mas afinal...........
Enganei-me!
Depois do OE 2011 ter sido entregue qual não foi o meu espanto quando vi que estava tudo na mesma.
A primeira coisa com que o PCP se preocupou foi com o facto do relatório macro-económico não ter sido entregue.
Caramba!!! O OE foi entregue às 23h27 da noite.
Será que o PCP ia fazer uma directa a ler o relatório macro económico ??????
Será que às 4h da manhã ainda conseguiam ler alguma coisa????
Qual a diferença que faz ter sido entregue na manhã do dia seguinte??? Isso mesmo no dia seguinte, não foi uma semana depois.
Mas mais convencido que me tinha enganado fiquei quando vi o PCP no sábado anunciar que ia votar contra o OE.
Eu sei que este OE é muito duro, mas então e as 40 medidas alternativas ? Então e toda a vontade que existia em negociar??
Voltaram ao mesmo. Pelos vistos não existe remédio.
Que saudades que eu tenho da Odete Santos
(P)or (S)e (D)ecidirem
Não consigo perceber esta história do tabú do PSD quanto à aprovação do OE. Já é habitual a existência de vários tabús neste partido, já vem quase da sua génese, mas agora andamos aqui há semanas com a história da aprovação do OE 2011 e no PSD ninguém se entende.
O Líder do PSD afirma que não aprova um orçamento com aumento de impostos. Depois já não quer falar do assunto.
Bem, o PSD é responsável e vai decidir responsavelmente (leia-se - "vamos aprovar").
Eis senão quando quase metade do PSD (Manuela Ferreira Leite, Marcelo Rebelo de Sousa, Pacheco Pereira, João Salgueiro) vêm a terreiro dizer que o PSD têm que aprovar o orçamento, mesmo que seja um mau orçamento, a bem da nação.
Mas lá continua o Pedro Passos Coelho a dizer que não aprova.
Será que ainda não perceberam, que se não querem o FMI e um orçamento recessivo à séria, lá vão ter que engolir o sapo e aprovar o orçamento.
Vá lá............. Decidam-se!!
O Líder do PSD afirma que não aprova um orçamento com aumento de impostos. Depois já não quer falar do assunto.
Bem, o PSD é responsável e vai decidir responsavelmente (leia-se - "vamos aprovar").
Eis senão quando quase metade do PSD (Manuela Ferreira Leite, Marcelo Rebelo de Sousa, Pacheco Pereira, João Salgueiro) vêm a terreiro dizer que o PSD têm que aprovar o orçamento, mesmo que seja um mau orçamento, a bem da nação.
Mas lá continua o Pedro Passos Coelho a dizer que não aprova.
Será que ainda não perceberam, que se não querem o FMI e um orçamento recessivo à séria, lá vão ter que engolir o sapo e aprovar o orçamento.
Vá lá............. Decidam-se!!
País Adiado
Hoje tive a certeza que vivemos num país ADIADO:
O OE de 2011 ia ser entregue dia 15/10/10 às 19h30 - ADIADO;
A conferência de imprensa ia ser a seguir - ADIADA;
A Conferência de imprensa ia ser no Sábado às 10h - ADIADA;
As portagens nas SCUTS iam começar em Julho - ADIADAS;
As portagens nas SCUTS iam começar em Agosto - ADIADAS;
As alterações nos medicamentos iam começar a 1 de Outubro - ADIADAS;
As alterações nos medicamentos iam começar a 15 de Outubro - ADIADAS;
ENFIM VIVEMOS NUM PORTUGAL ADIADO !!!
O OE de 2011 ia ser entregue dia 15/10/10 às 19h30 - ADIADO;
A conferência de imprensa ia ser a seguir - ADIADA;
A Conferência de imprensa ia ser no Sábado às 10h - ADIADA;
As portagens nas SCUTS iam começar em Julho - ADIADAS;
As portagens nas SCUTS iam começar em Agosto - ADIADAS;
As alterações nos medicamentos iam começar a 1 de Outubro - ADIADAS;
As alterações nos medicamentos iam começar a 15 de Outubro - ADIADAS;
ENFIM VIVEMOS NUM PORTUGAL ADIADO !!!
Subscrever:
Mensagens (Atom)






