terça-feira, 30 de abril de 2013

Pepsi Vs. Coca-Cola

Ainda se lembram da Guerra publicitária entre a Pepsi e a Coca-Cola?

Pois bem está aí uma nova GUERRA publicitária, só que desta vez entre a Apple e a Microsoft.




Objetivo 2016 (Semana 2)

(Foto retirada da Internet)


A segunda semana de terino começou muito suavemente com três dias de descanso, muito por causa do trabalho que não me deu muito tempo para treinar.


Mas 4ª e 5ª feira estou de volta ao ginásio para fortalecimento muscular na zona lombar e começo a preparar o que irá ser o treino de domingo.


Chegádos a domingo é dia de voltar para a rua e fazer o segundo teste de estrada para ver como me sinto.


O treino correu bem e já aguento cerca de 48 minutos a correr, o que equivaleu a correr cerca de 7 kms, em terreno mais ou menos plano.


Foi um bom teste e sinto que os treinos podem continuar a progredir, quer em termos de tempo, quer em termos de distância.


Tempo estimado para a Maratona: 5h 47m

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Objetivo 2016 (Semana 1)

(Foto retirada da Internet)

Depois de uma longa paragem com recurso a fisioterapia, a ginásio e a aulas de Pilates, por causa das costas, voltei a assumir como objetivo fazer a maratona.

Atendendo ao atraso que a minha preparação teve decidi adiar para 2016 a tentativa de realizar esta prova, já que seria de alguma forma engraçado fazer 42 kms no mesmo ano em que completarei 42 anos, e de preferência no estrangeiro juntando assim a vertente desportiva com a vertente lúdica.

Depois de começar a ir mais regularmente ao ginásio decidi dar início à preparação para a Maratona. Assim a semana de 08.04.2013 será a semana 1 deste longo período que me espera pela frente.

Esta primeira semana ficou caraterizada por uma freqência mais assídua no ginásio, em que a passadeira está presente nos treinos começando assim a abrir caminho para os primeiros testes em estrada.

A par dos treinos há também que corrigir outros aspetos como sejam a alimentação e a perda de peso, já que correr com 88,5 kgs (em tempos já foram 93 kgs) custa um bocabinho, pelo há que perder pelo menos mais uns 8 kilos.

Chegado o domingo há que fazer o primeiro teste. Posso dizer que para quem esteve parado tanto tempo até que nem foi mau, tendo feito 5 kms a uma média de 7 min/km, claro está acima da minha melhor média de sempre  - 5,7 min/km.

No entanto como primeiro treino o objetivo não era exagerar, mas sim ver qual a minha resistência no momento, sem exageros, e como tal havia que não forçar muito o andamento.

Foi um bom teste: a distância e o tempo foram para além do que eu estava à espera e, acima de tudo, e mais importante, sem dores nas costas, durante, ou após à corrida.

E assim é: o desafio está lançado !!!

sábado, 20 de abril de 2013

Objetivo 2016: A Kind of an Idiot....

(Foto retirada da internet)

Há alguns meses atrás coloquei aqui alguns posts sobre um objetivo que havia estabelecido para 2015. Por essa altura comecei a treinar com vista a atingir esse mesmo objetivo, mas o infortúnio bateu-me à porta e eis que me surgiu uma hérnia discal entre as vértebras L4-L5.

O objetivo então definido teve que ficar em "stand by" e fui obrigado a parar durante alguns meses.

Foi um longo período de paragem que incluiu fisioterapia e tratamentos com corrente elétrica. Ao longo deste tempo fui aprendendo a proteger-me, a melhorar a postura e a fortalecer a zona lombar.

Depois da fisioterapia veio o Pilates e o ginásio com o objetivo de fortalecer a faixa lombar. 

Fui duro estar parado. Foi duro querer correr e não poder. Mas houve outras vantagens. Sem dúvida que fiquei a conhecer melhor o meu corpo, a proteger-me, e a conviver com a dor aprendendo como a poderia minimizar, quer através de exercícios de fortalecimento, quer através do uso de uma cinta abdominal (especialmente a conduzir em viagens longas), quer a levantar-me da cama ou a baixar-me para pegar em pesos.

Sem dúvida que hoje faço diariamente coisas que todos nós deveríamos fazer e, talvez assim prevenir o aparecimento de hérnias, o que não consegui evitar.

Agora que as coisas estão mais estabilizadas e que a ida ao ginásio passou a ser na ordem das 3-4 vezes por semana, começei a pouco e pouco a correr na passadeira (tal como o ortopedista recomendou).

Mas no fim de semana passado decidi ir para a rua e fazer um teste. Se assim o pensei, melhor o fiz: calçei os ténis e lá fui.

Resultado: uma corrida de 5 kms em 35' e 31'', o que até nem é muito mau para quem esteve parado tanto tempo.

Foi assim o resultado deste teste que me levou a tornar "num tipo especial de idiota" para retomar o objetivo de correr a maratona, desta vez em 2016. 

A última semana foi assim o início a sério de uma longa preparação de 3 anos (talvez possa ser menos, só o tempo o dirá), em que os principais objetivos para além da preparação física para a prova, são:

- Manter estabilizada a hérnia e reforçar a faixa lombar;
- Aumentar o consumo diário de água (um dos meus defeitos);
- Perder peso, tentando chegar aos 80 kgs ( o peso recomendado para mim seria 78 kgs).

Aqui fica então o compromisso de tentar em 2016 (ou antes) correr a Maratona.

Se o vou conseguir não sei, nem o posso garantir, apenas posso prometer uma preparação o mais cuidadosa possível e empenhar todos os meus esforços.

O tempo o dirá !

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Dar uma mão...

(Foto retirada da Internet)

Era apenas mais um dia, igual a muitos outros. O tempo passava, devagar como sempre acontecia, e nada nem ninguém o poderia parar. Contudo não precisava de um relógio (também não o tinha) para saber as horas. A rotina diária faria isso com toda a perfeição.

O dia aproximava-se do fim, dando lugar à noite e ao brilho das estrelas. Sim, hoje teria como companhia o brilho das estrelas e daquele "C" radiante: a lua no seu quarto crescente, já que hoje o céu estava limpo, sem qualquer vestígio de nuvens.

Era chegada a hora de arrumar todas as suas parcas coisas naquele cantinho e subir avenida acima até ao ponto de encontro. Daqui a cerca de 2 horas iria estar com os seus antigos colegas. Mas ainda que fosse ter com eles, não "estaria com eles", mas sim do outro lado. 

Há dois anos atrás seria diferente. Há dois anos atrás reunir-se-ia com os seus colegas para que, depois de um dia de trabalho, preparassem tudo, devidamente dividido e acondicionado, para que então pudesse ser carregado na carrinha que levaria as "doses" de conforto para o local de encontro.

Hoje, como nos últimos dias, como nos últimos meses seria diferente. Hoje seria ele que iria ao ponto de encontro à procura da sua "dose" de conforto. Há um ano atrás a vida tinha sido ingrata para ele. A crise levara-lhe o emprego, e as poucas economias que tinha gastara-as em hospitais e clínicas, na tentativa de salvar o amor da sua vida, mas o cancro fora mais forte. 

Sem mullher, sem filhos, sem família, vira-se desempregado e sem dinheiro para pagar a renda da casa e todas aquelas despesas (água, luz, telefone) que para ele eram um dado adquirido quando tinha emprego.

Quase sem dar por isso viu-se a viver na rua, a dormir numa caixa de cartão (para cortar o frio que vinha do chão) e num cantinho onde se pudesse abrigar do vento e da chuva. Os balneários públicos passaram a ser uma visita diária. Todas as noites subia aquela avenida até ao ponto de encontro onde iria receber uma sopa e uma refeição quente, e por vezes um cobertor, ou até, em dias de sorte, uma peça de roupa para substituir as suas, desgastadas pelo tempo.

E assim foi. Encontrou os seus colegas de ronda, só que desta vez seria ele a receber a sua "dose" de conforto. A noite não estava fria e aproveitou para ficar um pouco a conversar com eles. O tempo passou depressa mas chegou a altura de se despedir, pelo menos até ao dia seguinte. Era chegada a hora de voltar para o seu "canto". 

A meio do percurso reparou num jovem, que por baixo de umas arcadas, estava deitado no chão junto de um banco. Há vários meses que fazia aquele precurso diariamente e nunca o por ali vira. Foi ter com ele e rapidamente se apercebeu que ele era novo por aquelas bandas, e que já não comia nada ia para 2 dias. 

Sentou-se ao lado dele e esticando o braço deu-lhe a sua comida: "Toma. Come tu. Eu hoje não estou com fome."

E ali ficou ele sentindo-se melhor do que se sentiria se tivesse ido para o seu canto com a sua "dose" de conforto.

Amanhã,..... seria outro dia!!!



Participação no tema de abril/2013 ("Altruísmo") da Fábrica de Letras

 
 

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...