domingo, 30 de setembro de 2012

Acorda Portugal - Ditos de 15 Setembro 2012 (34)

(Foto retirada da internet)

"Um povo de cordeiros terá sempre um governo de lobos!"

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Diálogos na AR (em surdina)


Foto de: Ana Brigida de Jornal de Negócios

Victor Gaspar: - As contas não mentem. Temos que aumentar mais os impostos ao povo!
Paulo Portas: - Outra vez ??????
Pedro Passos Coelho (pensamento): Vamos lá a ver como é que eu posso iludir a malta!
Miguel Relvas:  - Ó Victor vê lá se sabes o que estás a fazer. Eu estou-te a ver....
Aguiar-Branco (pensamento): Por este andar nunca mais saimos daqui.

Acorda Portugal - Ditos de 15 Setembro 2012 (36)

(Foto retirada da internet)

"Quem cala não sente!"

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

PSEUDO ECONOMIA

(Foto retirada da internet)

Na gíria futebolística existe uma expressão que é muito utilizada, que refere que "em cada um de nós existe um treinador de bancada". Atualmente e com o avolumar da crise em Portugal esta expressão está cada vez mais adaptada ao mundo económico e poderia ser qualquer coisa assim: "em cada um de nós existe um pseudo economista".

Um exemplo disso é o subdiretor de informação da SIC, e apresentador do programa "Negócios da Semana", José Gomes Ferreira. Nos últimos tempos este jornalista tem vindo a aparecer a miúde na televisão dando ares de economista, parecendo que sabe tudo aquilo que todos os outros não são capazes de perceber.

Muitas vezes fica-se com a impressão que estamos perante aquela figura pública, que tão bem conhecemos, que "nunca se enganava e raramente tinha dúvidas". No entanto um olhar mais atento e um escutar mais cuidado das suas opiniões mostra claramente que as "bacoradas" são tantas que estamos perante o verdadeiro significado de PSEUDO ECONOMISTA.

O seu expoente máximo ocorreu ontem no programa negócios da semana (ver video abaixo ao minuto 21) onde ao debater a questão da TSU (que já foi ultrapassada mas para a qual parece que tem um recalcamento) díz uma asneira tão grande que mostra claramente que de economia e de finanças é que ele não percebe nada.

Pois bem, de forma resumida o exemplo dado por este pseudo economista é que a medida da TSU apresentada pelo governo (que entretanto voltou atrás) não fazia qualquer sentido do ponto de vista económico, já que uma empresa que produzisse e vendesse parafusos e tivesse vendas de 200, e um custo com salários de 100, tinha um encargo com a segurança social de 34,75 (entre 23,75 da empresa e 11 do trabalhador) e passaria a ter um encargo de 36, pelo que segundo as suas palavras "não é uma medida que alivie a unidade empresa, pois pela mesma quantidade de parafusos, ficaria a pagar mais à segurança social".

Pois bem, senhor José Gomes Ferreira, deixe-me disser-lhe que este seu raciocínio não poderia estar mais errado e que a barbaridade da asneira é tal que deveria de ter vergonha de vir para a televisão falar qual pseudo economista.

De uma forma muito simples deixe ver se lhe consigo explicar, não querendo con isto disser que concordo que a medida que foi em tempo apresentada, pois discordo solenemente:

1) uma empresa que tem uma massa salarial de 100 paga efetivamente 34,75 à Seg. Social. No entanto o seu custo é apenas de 23,75, uma vez que não paga 100 ao trabalhador, mas sim 89, descontando-lhe 11 que fica com a obrigação de entregar à Seg. Social.

2) aos 11 que retém ao trabalhador chama-se RETENÇÃO.

3) a empresa passaria a pagar 36 efetivamente, sendo que o seu custo seria 18 (que eram 23,75 anteriormente) descontando 16 ao trabalhador (apenhas lhe pagando 84) ficando com a obrigação de entregar estes 16 à Seg. Social.

4) o aumento do valor que a empresa tem que pagar à Segurança Social não é assim um custo da empresa mas sim um aumento da RETENÇÃO do trabalhador, ou seja o custo do trabalho passou de 123,75 para 118, isto é diminuiu.

5) pagamento é uma coisa completamente diferente de custo, já que se a empresa reteve ao trabalhador e não o tem para entregar ao Estado é porque o gastou numa outra coisa qualquer quando não o deveria ter feito

Penso que tenha ficado claro o tamanho de enorme barbaridade e espero que a moda das "equivalências" não começe a crescer quais cogumelos e deixem de aparecer, especialmente na televisão toda a espécie de pseudo economistas.

Portugal merece um jornalismo de muito melhor qualidade daquele a que temos estado votados.





A surdez do Governo.

(Imagem retirada da internet)

Acorda Portugal - Ditos de 15 Setembro 2012 (37)

(Foto retirada da internet)

"Hoje é o último dia deste desgoverno!"

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

terça-feira, 25 de setembro de 2012

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Acorda Portugal - Ditos de 15 Setembro 2012 (10)

(Foto retirada da internet)



"Acabou a crise! Agora começa a miséria."

Acorda Portugal - Ditos de 15 Setembro 2012 (40)

(Foto retirada da Internet)

Há alguns dias recebi um mail com um conjunto de ditos que foram utilizados nas diversas manifestações de 15 de Setembro de 2012.

Decidi criar uma rúbrica com um ranking (hierarquizado de acordo com a minha opinião) daqueles que considero serem os 40 melhores.

E a posição 40ª vai para:

"Juntos podemos acender holofotes, iluminar túneis."

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Donde estás ????

(Foto retirada da internet)

QUEM SE ESCONDE TEM UM NOME........

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Última Hora !!!!

(Foto retirada da Internet)

O Presidente Aníbal Cavaco Silva perdeu a sua password do Facebook.

Eis porque anda tão caladinho!!!

SHIUU !!!

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Segunda chance

(Foto retirada da internet)

Como quem não quer a coisa, a luminosidade do nascer do dia foi entranto pela janela, contornando suavemente as barras de ferro e pousando gentilmente naquele rosto bronzeado que repousava na rija almofada. Gradualmente o calor foi aumentando e aquele corpo inerte no beliche sujo e desconfortável foi lentamente despertando para a realidade que o rodeava.

"Onde estou? O que é que me aconteceu? O que é aquilo na janela?".

A pouco e pouco a sua visão foi-se tornando mais clara e apercebeu-se que estava deitado num beliche, mesmo ao lado de uma retrete que há muito deixara de ser branca, que as janelas tinham grades e que a porta era também ela gradeada e constituída por redondas e cinzentas barras de ferro.

Estava numa cela.

Depois de algum esforço conseguiu recordar o que tinha acontecido.

Ainda há menos de 3 anos tinha uma vida perfeita: uma carreira de sucesso, uma mulher perfeita que amava, e que o amava, uma filha linda e uma casa isolada no campo onde a família se refugiava do stress do dia a dia.

Mas a vida fora madrasta para ele e há menos de um ano havia sido diagnosticado um cancro, que em menos de 6 meses lhe roubara a sua mulher. Foram 6 meses de angústia, de sofrimento, tentando combater esse monstro, tentando manter o amor da sua vida.

Mas apesar de ter gasto quase todas as suas economias, não conseguiu vencer a Besta. Fazia agora um ano que este levara com ele o seu AMOR, a SUA vida. Depois veio a crise financeira e com ela o desemprego, e se ainda lhe tinham sobrado algumas economias, rapidamente estas se entregaram e perdeu a sua casa. Desde então que morava com a sua filha numa residencial, procurando desesperadamente por um emprego com o qual pudesse financiar a universidade da sua filha. 

Certo dia, enquanto esperava que ela saísse das aulas, entrou num bar, e sem que desse por isso, bebeu mais de meia garrafa de uísque. Ao olhar para o relógio na parede atrás do balcão, viu que estava atrasado, tirou a carteira, pagou e saiu.

Começava agora a perceber o tremendo erro que cometera. Não estava em condições de conduzir, mesmo assim fizera-o e passara, sem se aperceber um sinal vermelho. Depois apenas um estrondo e os gritos da sua filha. Depois silêncio.

E ali estava ele, numa cela, à espera de ser apresentado a um juiz, e a sua filha numa cama de hospital, em coma.

"Ei, tu aí !!!"
"Quem, eu?"
"Sim, estou a falar contigo. Ligaram agora do hospital. A tua filha saiu do coma e vai ficar bem, provavelmente sem qualquer mazela."

Em 3 anos o seu mundo ruira sem nunca ter percebido porquê, e a sua vida perdera todo e qualquer significado. Mas bastaram apenas 15 segundos para voltar a ter uma segunda chance, para que a sua vida recomeçasse, e desta vez jurou que iria enfrentar tudo e todos, e conseguiriria ultrapassar todos os obstáculos, por mais difíceis que ele fossem, tudo em prol da sua filha, que era neste momento a única razão pela qual tinha interesse em  viver e......

....... as BESTAS que não se aproximassem dele.
Participação no tema de Setembro /2012 ("Recomeços") da Fábrica de Letras






Uma vez mais .... os Livros

É outra vez setembro e regressam as aulas e com elas os livros e a necessidade de os forrar. Mas a grande chatice é que o normal plástico autoaderente é uma complicação e ficam sempre bolhas e vincos.

O ano passado descobri um pack da AMI que para além da vertente social de se poder ajudar esta instituição na ação meritória que desenvolve, permite também forrar os livros de forma rápida, prática e com excelentes resultados.

Este pack pode ser encontrado em quase todas as grandes superfícies, desde o Continente, ao Jumbo e ao Staples Office Centre.

Cada pack contem 10 unidades e permite assim forrar 10 livros, qualquer que seja o seu tamanho, já que as tiras adesivas podem ser coladas em qualquer parte.


Começa-se por colar a fita central na lombada do livro e as duas tiras imediatamente adjacentes na capa e na contracapa. Depois é só esticar o plástico e colar as bandas exteriores do lado de dentro da capa e da contracapa. As margens inferiores e superiores são então dobradas para dentro e fixadas quer ao interior do livro, quer às dobras verticais do plástico por intermédio de etiquetas redondas.

E VOILÁ, o RESULTADO É:



Acabem, com o sofrimento de forrar livros e aproveitem para auxiliar a AMI.

DIVULGUEM !!!


Que chatice.....

(Foto retirada da Internet)

Com tantas audiências a serem solicitadas com caráter de urgência não dá tempo para mais um pulinho ao estrangeiro e mais umas despesas de representação.

Lá terá a reforma do Banco de Portugal que chegar para as despesas!

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

sábado, 8 de setembro de 2012

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...