sábado, 30 de julho de 2011

A Corrida !!!

(Foto retirada da internet)

Há quase 5 anos um colega meu desafiou-me para começar a correr.
- Tás mas é maluco! - respondi-lhe eu. - Se eu fosse agora correr não era capaz de fazer um treino por mais do que 5 minutos.
No entanto lá me conseguiu convencer e combinei com ele que iria começar por treinar sozinho pois de certeza que não o conseguiria acompanhar por muito tempo.
Assim foi. A profecia concretizou-se e o primeiro treino não durou mais do que 5 minutos. O treino seguinte foram 7 minutos e o próximo 9 minutos. A pouco e pouco lá fui aumentando a resistência e gostando cada vez mais de correr.
Depois veio a primeira Mini Maratona na Ponte Vasco da Gama. Estava na hora de comprar uns ténis a sério, uns bons calções e uma boa T-shirt.

Vieram a seguir várias provas de 8 kms, outras de 10 Kms e mesmo de 15 Kms: A São Silvestre, a Corrida do Tejo, a Corrida do Metro, e outras.

Depois vieram as Meias Maratonas, da Ponte 25 de Abril e da Ponte Vasco da Gama. Por três vezes tentei fazer a Meia maratona sempre a correr e falhei - Malditas Caímbras nas pernas.

Mas à quarta foi de vez, e apesar do homem da marreta (como dizia o meu colega) ter atacado ao km 19 (la veio a bela da caímbra), depois de ter sido assistido por um dos médicos da prova, lá consegui acabar a Meia Maratona em 2h e 36m (foi logo atrás do Queniano, Ah! Ah!)

Depois por motivos diversos, deixei de correr, deixei de treinar, e começaram a surgir as desculpas para não recomeçar: Ou era isto, ou aquilo, hoje não me apetece, amanhã não posso.

JÁ CHEGA !!!!!

Tomei uma decisão!

Recomecei a treinar com o objectivo de no dia 25/09/2011 fazer a Meia Maratona de Portugal na Ponte Vasco da Gama, totalmente a correr e fazer menos do que 2h 36m.

Nome de Código: Objectivo MMP 236

Criei neste blog uma nova página que vai servir para registar a preparação para o Objectivo MMP 236, fazendo com que a sua publicitação seja uma motivação para não desistir e não ficar mal visto.

Quer consiga alcançar o objectivo, ou não, irei revelar aqui e, na página criada para o efeito, qual o resultado.


Claro está que como alguém me disse um dia "Uma Hora a correr demora exactamente uma hora", pelo que entre os treinos, o trabalho, e a família, vou ter menos tempo para me dedicar ao blog, e para visitar os blogs que costumo seguir.

Desde já as minhas desculpas, mas espero que me compreendam.

Para aqueles que correm sabem do que falo. Trata-se se superarmos os nossos limites, e sabe tão bem quando o conseguimos.





sexta-feira, 29 de julho de 2011

Let's make MONEY (7)



(Retirado da Internet)

Uma casa para tempo de crise.

Quando a crise aperta, e o preço por m2 aumenta, há que ser criativo para viver de forma confortável num pequeno, senão mesmo, minúsculo espaço.


quarta-feira, 27 de julho de 2011

QUIZ !!!

(Foto tirada da internet)

Ao ouvir as declarações do nosso Presidente da República sobre a sua preocupação com a possível incapacidade dos portugueses com menores rendimentos em pagar a sobretaxa extraordinária, não pude deixar de me lembrar das suas declarações aquando da campanha para as eleições presidenciais, em que precisava proteger alguém que apenas tinha uma reforma de 800 euros.

Será que ainda se lembram de quem é?

Vá lá, não é difícil !!!

E agora o Pilling ........

(Foto retirada da Internet)

E depois da "operação cirúrgica" eis que se avizinha o Pilling, ou liftting facial, uma maneira pomposa de chamar o segundo orçamento rectificativo.

A plástica dos Números

(Foto tirada da internet)

terça-feira, 26 de julho de 2011

Let's make MONEY (6)




(Retirado da internet)

A Verdade da Moody's ...

(Foto tirada da internet)

Há cerca de uma semana atrás foi apresentado nos noticiários das televisões uma notícia em que um preso, conhecido como "Xerife Mau-Mau", há cerca de 4 meses atrás, havia fugido durante uma saída precária, e que as autoridades não sabiam do seu paradeiro.

Poucos dias depois eis que aparece uma estação de televisão a fazer uma reportagem onde entrevista o prisioneiro evadido, conseguindo em meia dúzia de dias aquilo que as nossas autoridades policiais não fazer em 4 meses.



Isto leva-me a pensar que afinal a Moody's tinha razão quando baixou o rating da Républica Portuguesa para LIXO. Se calhar nós é que não percebemos a sua mensagem e levámos logo para a questão da dívida financeira, e não para o país em si.

O que é que podemos dizer de um país em que.....

... um prisioneiro se evade durante uma saída temporária e durante quatro meses não se sabe dele?

.... uma estação de televisão consegue em 4 dias o que a polícia não conseguiu em 4 meses?

.... a mesma estação de televisão apresenta, com todo o descaramento, uma entrevista com o referido prisioneiro evadido?

... as autoridades judiciais não obrigam os jornalistas a dizer qual a localização do indivíduo sob pena de serem acusados de obstrução à justiça?

.... a entidade reguladora da Comunicação Social assobia para o lado?


Afinal se calhar a Moody's tinha razão !!! 

sábado, 23 de julho de 2011

Let's make MONEY (5)

A 5ª parte deste documentário foi o primeiro vídeo que aqui incorporei, e pode ser visto no post Economic Conspiracy???



(Retirado da internet)

quinta-feira, 21 de julho de 2011

O segredo mais bem guardado do MUNDO

(Foto tirada da Internet)

Fazia três horas que ele se encontrava dentro do carro a vigiar aquela porta. A monotonia da espera começava a tomar conta dele, mas o pior é que ele não fazia a mínima ideia de quanto tempo mais teria que ali ficar. Decidiu abrir mais uma embalagem de donuts. Já era o oitavo que ia comer. Mas não importava. Apenas queria passar o tempo. A chuva fina continuava a cair lentamente e ia pintalgando o pára-brisas de pequenas gotas, quais cristais, que a pouco e pouco lhe iam torvando a visão para além daquele espelho de pequenos cristais.

Estava a meio do donut quando lhe pareceu ver algo. Rodou a chave na ignição, apenas uma posição, e accionou o limpa pára-brisas. Havia movimento. A porta abrira-se, e via-se uma luz amarelada no seu interior. Segundos depois, um carro desceu a rua, parando em frente da porta. Do Audi A6 azul escuro sairam três indivíduos, vestidos com fatos de bom corte, cinzento escuros, e deslocaram-se em passo apressado em direcção à porta aberta, que se fechou mal o último entrou.

Tinha que fazer algo. Não sabia bem o quê, mas precisava de saber o que se passava para lá da porta. Tinha que confirmar a informação que recebera da sua fonte. Não passara 2 semanas a vigiar aquela casa para nada. Não passara hoje três horas ali para nada. Fechou o impermeável tendo o cuidado de colocar por dentro a sua máquina fotográfica, o que não foi muito fácil devido à sua grande lente.

Abriu a porta do carro e saiu, curvando-se ligeiramente para se proteger da chuva. Fechou o carro e colocou a chave na fechadura para o trancar, evitando assim o apito do alarme caso tivesse usado o comando electrónico. Olhou em volta examinando as redondezas e reparou num muro do outro lado da rua. Junto do muro, uma árvore grande de frondosa e ao seu lado um contentor do lixo. Decidiu-se rapidamente e subiu para cima do contentor do lixo, aproveitando-o para conseguir subir à árvore e escalar o muro. Sentou-se no muro, encoberto pelos ramos da árvore e reparou que dali conseguia ver uma janela iluminada. Para lá da vidraça conseguiu reparar em 6 ou sete pessoas, todas elas do sexo masculino. Tirou a sua máquina fotográfica para fora do impermeável e depois de a ligar espreitou pela objectiva, tirando o máximo partido daquele potente zoom. Focou a janela. Os rostos para lá do vidro tornaram-se nítidos.

O primeiro rosto que visualizou era o Presidente da República. Ao seu lado direito estava o Primeiro Ministro. Tudo dava a entender que esta era uma reunião ao mais alto nivel. Desviou ligeiramente a objectiva e focou os rostos dos três homens que tinham entrado ainda há pouco. Os seus rostos, apesar de serem típicos rostos de um europeu, facilmente denunciavam que não seriam portugueses. Olhou com mais atenção e de imediato confirmou o que suspeitava. Ainda há umas horas tinha estado diante deles. Não se podia esquecer pois nessa tarde tinha tirado cerca de 200 fotografias naquela conferência de imprensa dada no Ministério das Finanças. Eram os representantes da TROIKA que ali estavam reunidos com o Presidente e com o Primeiro Ministro.

Tudo começava a fazer sentido. As informações da sua fonte começavam a perfilar-se diante de si. Tinha recebido uma informação de que iria acontecer uma reunião ultra-secreta para assinar os termos de acordo com o objectivo de ser estabelecida uma medida secreta que permitisse reduzir drasticamente o consumo interno e com isso diminuir as importações e consequentemente o défice externo.

Em cima da mesa fora colocado um documento por alguém que parecia ser um assessor. Foram colocadas 5 versões desse documento. Uma versão em frente a cada um dos membros reunidos naquela sala.

Maximizou o zoom para tentar ler o que continha o documento, e qual não foi o seu espanto quando reparou que conseguia ler o que lá estava escrito. Não pensou duas vezes e enquanto tentava ler desatou desalmadamente a tirar fotografias. Não sabia o que era mais rápido: o bater do seu coração ou o abrir e fechar do obturador da máquina. Ainda que lhe parecesse impossível achava que seria o seu coração o mais rápido.

Ali estava a confirmação. Ali estava a prova. Aquilo ia ser um estrondo quando fosse publicado. Estava a ser assinado um acordo que durante os próximos 12 meses, previa que aos fins-de-semana o tempo estivesse mau, o céu carregado de nuvens, responsáveis por intempéries, que levassem a que a população ficassem em casa sempre que possível, gastando menos dinheiro, e assim pudessem poupar, colocando o seu dinheiro no banco e assim financiando o sistema financeiro.

AQUELE ERA ATÉ AGORA O SEGREDO MAIS BEM GUARDADO DO MUNDO..... MAS AMANHÃ DEIXARIA DE O SER!

Participação no tema de Julho/2011 ("Segredo") da Fábrica de Letras

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Let's Make MONEY (4)



(Retirado da internet)

Será ?????

Mais uma reunião extraordinária do Governo..... mais um imposto extraordinário ???

AVÉ CÉSAR !!! (2)

(Foto tirada da Internet)

Depois das primeiras medidas de austeridade onde quando foi efectuado um corte aos vencimentos dos funcionários públicos com salários superiores a 1500 euros, o Presidente do Governo Regional da Região Autónoma dos Açores, Carlos César, decidiu criar uma medida compensatória que permitia aos 3700 funcionários públicos regionais não serem afectados por esta medida, onde fui confrontado com o facto de Carlos César ter vindo pedir ao novo Primeiro Ministro, Pedro Passos Coelho, que a receita cobrada na Região Autónoma dos Açores decorrente da sobretaxa extraordinária, revertesse para a região autónoma, justificando esta pretenção com o facto de não terem sido responsáveis por derrapagens orçamentais. 

Desta vez, e ao contrário da anterior, não posso estar mais de acordo com Carlos César. Muitos são aqueles que podem achar injusto que num momento tão difícil como aquele que Portugal atravessa tal medida possa fazer sentido, possa ser justa.

Não me parece que seja um pedido descabido que esta região venha a beneficiar da verba extraordinária que venha a ser arrecadada, desde que, em compensação se acabem de vez com as transferências compensatórias para essa Região Autónoma.

Deixem os Açores ficar com essa receita extra, e acabe-se de vez com o envio de verbas compensatórias, e teremos então a certeza absoluta que não serão responsáveis por qualquer défice futuro que a Nação venha a ter.

E já agora façam o mesmo com a Madeira.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

ASAE ......

obriga os cafés a trocarem as mesas de matrecos devido à dimensão  do novo plantel do Benfica ...
(Foto retirada da internet)

quarta-feira, 13 de julho de 2011

O mistério do preço dos combustíveis

(Foto retirada da internet)

Até hoje muito se especulou sobre as razões que têm levado ao aumento do preço dos combustíveis em Portugal nos últimos anos. A principal razão apontada para o seu aumento tem sido a liberalização dos preços dos combustiveis e os supostos "carteis" que se têm escudado no aumento do preço internacional do Petróleo, o que acontece sempre que as reservas mundiais diminuem, ou sempre que um sheik árabe espirra.


É caso para dizer que a Coca-Cola (quem também começou a ser vendida como um xarope para a tosse) que se cuide, pois a concorrência que se avizinha é forte.

Magistratura Activia .....

(Foto retirada da internet)

Ainda não foi há muito tempo que o nosso Presidente veio afirmar uma magistratura ACTIVA. Queria com isto dizer que acompanharia de perto a situação grave que o país atravessa e que seria muito mais interventivo.

Parece no entanto que a sua intervenção anda um bocadinho retardada, pois o Senhor "Nunca-me-engano-e-raramente-tenho-dúvidas", depois de há um ano ter andado a dizer que não deveríamos criticar as agências de rating, parece que afinal se enganou, tendo precisado de 2 dias para que após o downgrade de Portugal para LIXO, por parte Moody's, para vir dizer que as agências de rating são uma ameaça para a estabilidade europeia.

Não tivessem sido as declarações de Mário Soares e talvez não tivéssemos a possibilidade de presenciar uma magistratura Activia (activa), ficando no entanto cá a parecer-me que o efeito activa anda um bocadinho atrasado, dando a entender que não passará apenas de um efeito de marketing.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

terça-feira, 5 de julho de 2011

É o CIRCO meus senhores, é o CIRCO ......

(Foto tirada da Internet)

É o CIRCO meus senhores, é o CIRCO.....

...se quiserem se divertir venham até ao circo (Portugal) pois as palhaçadas não param todos os dias.

Se há uns meses atrás eu até conseguia sentir algum respeito pelo então candidato a Presidente, Fernando Nobre, esse sentimento esfumou-se muito rapidamente nos últimos meses.

Perder umas eleições presidenciais não tem nada de mal, não é isso que nos vai fazer perder o respeito e a credibilidade no candidato derrotado. Outra coisa bem diferente é alguém perder umas eleições como candidato independente e antipartidário, e pouco tempo depois vestir a camisola do maior partido apenas porque lhe acenam com o lugar de Presidente da Assembleia da República. É triste ver como alguém se deixa iludir com algo prometido por alguém, algo que não estava dependente de si poder oferecer. 

Depois foi o desfolhar de uma novela de "se não for eleito Presidente da Assembleia da República, renunciarei ao mandato de deputado", bem ao estilo do "dêem-me um tiro na cabeça se não querem que vá para Belém, pois se não o fizerem eu irei para Belém".

Mas as incoerências não ficaram por aqui, pois depois de não ter sido eleito, Fernando Nobre veio anunciar que se manteria como deputado, pois queria servir a nação.

Pensamentos breves estes de quem tanto se dizia importar com o seu país, que queria servir o país primeiro como Presidente da República e depois como Presidente da Assembleia da República.

Pensamentos breves esses de quem quando tinha hipótese de fazer algo pelo seu país, de expressar as suas opiniões sobre o rumo a tomar, decidiu não comparecer na Assembleia da República aquando da discussão do programa do Governo recém eleito. Nessa altura quando podia dar o seu contributo, decidiu não comparecer.

Agora depois de todas as contradições anteriores, decidiu que ainda não chegava e depois de ter dito que não renunciava ao seu mandato, depois de não ter estado presente no debate do programa do Governo, eis que decidiu que o tacho não agradava, pelo que o melhor seria afinal renunciar ao seu mandato.

Infelizmente este é apenas mais um exemplo acabado da afirmação feita há alguns meses pelo Presidente do BES, Ricardo Espírito Santo, de que: "Até a honra tem um preço".

Espero apenas sinceramente que a AMI e o fantástico trabalho que esta associação tem vindo a fazer não venha a sofrer efeitos colaterais da descredibilização que tem vindo a afectar Fernando Nobre.


 



sexta-feira, 1 de julho de 2011

Pedróquio (2)



(Foto tirada da internet)

A eleição de um novo Governo era visto por muitos portugueses como uma oportunidade de mudança, assumindo a esperança de que o país ainda teria salvação. Agora passadas que estão duas semanas parece que a desilusão foi grande com a apresentação do programa.


Pasme-se que o actual Primeiro Ministro, que apenas há alguns meses atrás enquanto lider do maior partido então na oposição foi um dos responsáveis pelo chumbo do PEC IV, forçando a realização de eleições antecipadas, vem agora afirmar ao país "(...) Não queremos chegar atrasados. Não queremos governar depois dos factos, quando todas as oportunidades foram já perdidas. (...)". Parece que uma delas, o famoso PEC IV foi chumbado justamente por sua causa.


O mesmo líder que em campanha eleitoral afirmou em 1 de Abril (se calhar por ser o dia das mentiras), que não mexeria no subsídio de natal, e anteriormente em 24 de Março, que a mexer nos impostos seria sempre nos impostos sobre o consumo e nunca sobre o rendimento vem agora fazer exactamente o oposto.

O mesmo partido que veio afirmar que: "(...) Pôr os portugueses a pão e água por precaução não se justifica. " (Miguel Relvas, Ministro do actual Governo) vem agora: "(...) o Governo anuncia hoje aos Portugueses medidas de antecipação e de prevenção capazes de inverter este ciclo e de contribuir para restaurar a confiança na nossa economia."


Assegurar que os sacrifícios não serão distribuidos de uma forma injusta e desigual seria aplicar esta medida a todos os portugueses com excepção dos já abrangidos pelas reduções remuneratórias da função pública, que assim se vêem em apenas um ano sujeitos a um segundo corte remuneratório, comparativamente com os trabalhadores do sector privado e com od reformados, que até aqui nunca tinham sido chamados a contribuir em termos de sacrifícios em igualdade de circunstâncias (lembre-se que a redução às reformas constava do PEC IV que foi chumbado).

Mas mais do que tributar, ainda que excepcionalmente, os rendimentos partido de uma base tão baixa como a estabelecida, isentando apenas o valor correspondente ao ordenado mínimo nacional, porque não criar um imposto de 1% sobre o património global do agregado para patrimónios superiores a 1 milhão de euros? Porque não chamar a contribuir de forma significativa quem possui um maior património, directamente relacionado com rendimentos mais elevados e com maior capacidade de absorver este tipo de medidas em vez de penalizar uma vez mais quem tem rendimentos mais baixos?

E porque não criar um imposto one-off de 1% sobre as empresas que apresentem lucros superiores a 5 milhões de euros? Será que não interessa contrariar as grandes instituições financeiras e os grandes grupos económicos, pseudo defensores da produção nacional, chegando mesmo ao ponto de fazerem pic-nics de promoção da produção agrícola nacional, quando são os primeiros a esmagar as margens destes, em vez de terem políticas de priveligiar a venda da produção nacional e só depois os produtos estrangeiros.

Ainda só passaram duas semanas, e a ver pelos exemplos agora dados, dá já para perceber que tudo aquilo que foi afirmado na campanha eleitoral parece que afinal não será bem assim, e que dentro em pouco lá iremos andar a saltar de PEC em PEC.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...