segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Jesus Te Abençoe (2)

Nestes tempos de crise e de preocupação, eis que Jesus distribui amor e carinho ao próximo, no mais puro sentimento altruísta.




Depois do Nacional, vem o Marítimo e a cena repetiu-se. Será que tem alguma azia com os madeirenses?

Pelos vistos, esta época castigos sumaríssimos, nem vê-los. Deve ser do nevoeiro. Parece que afinal não se passou nada. Nunca se passa nada naquele estádio.

Será que ainda vamos ver Jesus a ser castigado quando o SLB já não tiver hipótese de ser Campeão??

sábado, 26 de fevereiro de 2011

O Futebol e a Crise


Muitas são as criticas às ligações existentes entre a política e o futebol, considerando-as por vezes obscuras.

No entanto deveriamos olhar com mais atenção para o futebol, pois poderíamos tirar umas lições interessantes para combatermos a crise e controlar o défice nacional.

Parece-me que não acreditam naquilo que estou a dizer, mas observem bem o Sporting e vejam lá se para um clube com falta de dinheiro não arranjaram uma solução criativa, que com um pouco de jeitinho podia ser adoptada a nível nacional com vista à redução da despesa pública.


quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Política aos SS's !!!

Se me pedissem para descrever a Política do PSD, apenas poderia ser esta:

Política aos SS's !!!

Tenho que confessar que há coisas que não compreendo, coisas que me transcendem. A semana passada o actual líder do PSD (Pedro Passos Coelho), no programa Grande Entrevista da RTP, criticou os elevados custos com pessoal que o Estado tem que assumir com as administrações das empresas onde o Estado tem uma participação, isto é, no Sector Empresarial do Estado (SEE). O líder do PSD criticava assim a divisão das áreas de negócios das empresas em Holdings e sub-holdings, ou outras empresas, o que aumentaria os cargos relacionados com administrações e órgãos de gestão e, consequentemente, os custos com pessoal suportados pelo Estado.

Eis que ainda não havia decorrido um semana e já o PSD chumbava na Assembleia da República uma lei que visava limitar o vencimento dos salários dos gestores públicos. Será que a limitação dos salários dos gestores públicos não diminui a despesa do Estado em custos com pessoal?? Confesso que não compreendo.

Por um lado o Estado gasta muito em remunerações e deveria diminuir o número de administrações e de gestores. Por outro vota-se contra a limitação do vencimento dos gestores públicos.

Será que alguém me pode explicar de que forma estas duas medidas são contraditórias, de que forma uma reduz a despesa e a outra nem por isso.

Só posso assim concluir que a Política do PSD é feita aos SS's, e que como não está no Governo, mandar bitaites é coisa que não custa.

Por outro lado, só posso concluir que a política é em si mesma um TACHO, que tem que ser rodado de vagarinho para que possa ir havendo lugar para todos. 

Sporting: e agora apenas resta......

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Pérolas (7): O Espelho

Deixem-me partilhar esta pérola que encontrei no blog 31daArmada, que demonstra que os portugueses, e principalmente os políticos têm a memória curta.

Fenomenal !!!!



Mas no mesmo post do blog 31daArmada, pode ainda ser encontrada a versão longa metragem:


quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Curtas (2): Facto pouco conhecido

Um facto pouco conhecido...
 
A primeira protecção testicular (coquilha), foi usada no Hockey em 1874 e o primeiro capacete apenas em 1974.  

Significa isto que o homem levou 100 anos a compreender que o cérebro também é importante.

(recebido por e-mail)

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Cortar a despesa (5): Frota automóvel do Estado



Uma das muitas medidas anunciadas pelo Governo nos diversos PECs (Programa de Estabilidade e Crescimento) era a redução da despesa do Estado com a sua frota automóvel. De acordo com o PEC, por cada 3 viaturas abatidas do parque automóvel apenas seria adquirida uma nova viatura.

Depois de algumas hesitações nesta política, a ser seguida pelo Estado e pelas empresas do sector empresarial do Estado, como o demonstrou a política de renovação da frota do Grupo Águas de Portugal, parece que desta vez o Estado está mesmo decidido a reduzir a sua frota automóvel.

Ao que parece a Agência Nacional de Compras Públicas (ANCP), tutelada pelo Ministério das Finanças, retirou cerca de 514 veículos do Parque de Veículos do Estado (PVE). Foram veículos como: 66 embarcações, 392 tractores agrícolas, 29 máquinas agrícolas, motocultivadores e tractocarros e 27 máquinas industriais. 

Esta medida parece assim assumir uma proporção drástica, diria mesmo catastrófica. O que se será de Portugal se os Ministros, os Secretários de estado, os deputados, directores gerais deixarem de poder contar com o seu tratorzinho para poderem representar o país nos compromissos oficiais???

E o que dizer do abate das 29 máquinas agrícolas motocultivadoras?? Como é que apartir de agora poderemos continuar a cuidar dos jardins do Palácio de Belém e de S.Bento??  

Fica assim demonstrado que o Estado está fortemente empenhado na derução do défice, a começar pela diminuição da despesa com a frota automóvel, pelo que todos nós deveremos dar a nossa contribuição a fim do bem da Nação. 

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Obrigatório usar !!!

Parece que a União Europeia lançou recentemente uma medida que visa que os veículos automóveis que sejam homologados a partir de agora no espaço europeu passem a ter obrigatoriamente luzes de circulação nocturna, com vista à reduzir a sinistralidade automóvel.

Ainda que a existência de luzes de circulação diurna possa vir a aumentar a visibilidade dos automóveis que circulam nas nossas estradas não consigo perceber de que forma podem vir a contribuir significativamente para a redução da nossa sinistralidade automóvel a qual está associada essencialmente a factores como o excesso de velocidade, a falta de civismo de quem conduz, e o desrespeito pelas regras do código da estrada.

Não consigo perceber de que forma podem estas luzes evitar os acidentes causados por um condutor passar um sinal vermelho, passar um traço contínuo, não respeitar a sinalização e as regras de prioridade.  

Não consigo perceber perceber de que forma estas luzes podem diminuir os atropelamentos se os condutores não respeitarem os peões .

Não estará longe o tempo em que a UE ainda nos vao obrigar, a nós peões, para usar a bandelete luminosa (ver foto) para aumentar a visibilidade dos peões e diminuir o número de atropelamentos 








sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O Trabalho dá saúde.


Sempre ouvi dizer que o "trabalho dá saúde" e começo cada vez mais a acreditar nisso a ver pelas recentes notícias.

É raro o dia que não se leia nos jornais que alguém que vai a julgamento, ou que está indiciado em algum processo, nomeadamente, alguém de relevo, não pode comparecer no julgamento, ou é enviado para casa à espera de julgamento por motivos de saúde.

Primeiro foi no processo Casa Pia, em que o médico Ferreira Dinis estava com problemas de saúde, curiosamente apenas se ouviu falar dos referidos problemas quando estava em prisão preventiva. Depois e mais recentemente foi a libertação para prisão domiciliária de Oliveira e Costa (caso BPN) também motivada por problemas de saúde. Eis senão quando se houve também falar de problemas de saúde de Manuel Godinho no caso Face Oculta.

Mais recentemente, nova ausência de Oliveira e Costa no tribunal por motivos de saúde e de idade. Ao que parece os motivos de saúde e idade não tiveram a mesma preponderância durante o tempo em que foi Administrador do BPN e que esteve na origem deste processo judicial.

Ainda que esta amostra seja reduzida e possa não ser considerada representativa, parece existir por aqui uma estranha correlação entre a existência de processos judiciais e a existência de problemas de saúde, o que me leva a pensar que tentar fugir ao trabalho honesto pode ser prejudicial à saúde.

A verificar-se a existência de uma correlação entre a ilegalidade e os problemas de saúde, estaríamos perante uma excelente oportunidade para repensar o sistema judicial e instituir o trabalho de forma transversal nos nossos estabelecimentos prisionais, o que não só contribuiria para aumentar a produtividade do país com traria benefícios para a saúde dos visados.  

A Solidão da Loucura


Loucura pode ser sinónimo de muitas coisas diferentes.

Loucura pode por exemplo ser sinónimo de algo que alguém faz que dificilmente outra pessoa se atreveria a fazer. Algo de ousado. Algo de arrojado. Algo de deslumbrante ou espectacular, capaz de elevar os nossos níveis de adrenalina ao máximo e deixar-nos em êxtase.

Loucura pode ser sinónimo de genial, sinónimo de alguém que de tão genial que é está muito avançado para o tempo em que vive, e só mais tarde vem a ser reconhecido como um verdadeiro génio. 

Loucura pode ser uma extravagância, um exagero.

Mas sem dúvida nenhuma o sinónimo mais triste de Loucura é a Solidão.

A Solidão de alguém que de um momento para o outro, motivado pelo Stress do dia-a-dia desta sociedade egoísta, gananciosa e hipócrita, ou talvez motivado por um qualquer acontecimento traumático, ou apenas porque em termos fisiológicos passou a sofrer de uma enfermidade que o levou à demência. A Solidão de alguém cuja demência levou a que os seus amigos (se é que o eram) se afastassem. À Solidão resultante da perda do seu emprego e do afastamento dos seus colegas. À Solidão do desinteresse e do abandono dos seus familiares. À Solidão da ostracização por parte da sociedade em geral que prefere não o ver, fingir que ele não existe, abandoná-lo ao seu destino. Enfim, a Solidão do preconceito.

Acabemos com o preconceito. Acabemos com as decisões fáceis baseadas no ignorar, no manter a distância para não nos envolvermos e não nos sentirmos mal connosco próprios. Acabemos com a indiferença e com o olhar para o outro lado. Encaremos a Loucura apenas como uma doença, como tantas outras, e tratemos de igual para igual quem dela sofre, apoiando, ajudando, acompanhando, acarinhando, tornando o seu dia-a-dia um pouco melhor e menos solitário.

Acabemos com a Solidão da Loucura.  

Texto escrito alusivo ao tema do mês de Fevereiro/2011 ("Loucura") do blog Fábrica de Letras.  

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Pérolas (5)

Deixo aqui uma Pérola que encontrei no blog DOTeCOMe, a qual demonstra que o hábito faz o monge e que é provavelmente a explicação para o facto do discurso dos políticos portugueses nada ter a ver com a realidade nacional, quais críticos de arte.


quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Pérolas (4)

Sem dúvida um visionário !!!!

Roubinis para quê ????

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Quem dá mais ????


Parece que afinal bastava que o Presidente do SCP se demitesse para que surgissem para aí diversos salvadores que se chegassem à frente com um cheque à abanar como se esta fosse a derradeira solução para o Sporting.

Assim de repente eis que aparece Bruno Carvalho e Braz da Silva a abanarem cada um com 50 milhões.

E quando acabarem os 50 milhões e as coisas continuarem na mesma, o que não parece difícil a adivinhar pela política de contratações que o SCP tem tido nos últimos anos, o que acontece?

E já agora, alguém dá mais ???

Ou será o Clube dos 50 Milhões ??

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Pérolas (3)

Hoje descobri no Blog 31daArmada uma pérola que promete vir a abalar o TOP de vendas em Portugal.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Tirada do dia (6)

Haverá um dia em que todos voltaremos a ser felizes, quando :

OS SÓCRATES FOREM APENAS FILÓSOFOS

OS ALEGRES... APENAS CRIANÇAS

OS CAVACOS... APENAS INSTRUMENTOS MUSICAIS

OS SOARES... APENAS GASES

OS PASSOS... APENAS DE DANÇA

OS COELHOS... APENAS DA PLAYBOY

              Até lá, ... paciência, muita paciência ! ... ... ... ... ... ...



(Recebido por e-mail)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...