domingo, 31 de outubro de 2010

Halloween


Halloween!! Halloween!!

Por estes dias anda toda a gente a falar de Halloween, de noite das bruxas, de vampiros, de lobisomens, de maldições para aqui e para ali, de vestir de preto e pintar as caras com pinturas horríveis.

É ver os papás e as mamãs a andarem na rua com os seus pequenotes mascarados de pequenos monstrinhos a comemorar uma data que nada tem a ver com as tradições nacionais, mas sim com uma "tradição americana" que tem vindo a ser importada nos últimos anos.

O Halloween não é mais do que a importação de uma "tradição" que tem como principal objectivo aumentar o consumismo da nossa sociedade, levando a uma correria às máscaras e disfarces, pois ninguém quer que os seus filhos sejam postos de lado.

Este é um dos exemplos da sociedade consumista dos nossos tempos, onde se pensa cada vez mais no que se tem que comprar de forma a que se possa cria uma imagem "agradável" e por ela podermos ser aceites, deixando-se muitas vezes para trás sentimentos como a amizade, o companheirismo e a entreajuda.

Esqueçamos-nos do Halloween e concentremos-nos nos verdadeiros sentimentos que dão sentido à vida.



sábado, 30 de outubro de 2010

Tirada do dia (3)

"(...) Eu pessoalmente tenho mais confiança no FMI do que tenho nesta trupe política portuguesa (...)"

Alberto João Jardim em declarações à comunicação social sobre o OE 2011 - 30/10/2010

Mas o Alberto João Jardim não é um Político Português ???? 

Mas uma prova de que quando abre a boca, ou entra mosca, ou sai .....................

A FOTO .....

Tenho que confessar que já há muito, muito tempo se vai assistindo a todo o tipo de absurdos dos nossos políticos que não é de admirar sempre que se vê mais algum.

No entanto tenho que confessar que hoje foi um desses dias, um desses dias em que fiquei admirado com o que estava a ver, tendo dado a pensar comigo mesmo que deveria estar a ver mal e a ouvir mal, pois de outro modo, começo a ficar com receio que com políticos destes estamos desgraçados e Portugal não tem salvação possível.

Estava então a ver o Jornal da Noite da SIC (não querendo aqui de forma alguma fazer qualquer tipo de publicidade) quando assisti a uma cena do mais mais irreal, que foi nem mais nem menos, assistir às declarações do Dr. Eduardo Catroga relativamente ao acordo conseguido sobre o OE de 2011, onde mostrava um telemóvel com uma fotografia da assinatura do acordo entre o governo e o PSD sobre o orçamento, dizendo que iria guardar religiosamente tal fotografia no seu álbum, assim como que uma espécie de CV, por ter conseguido um tão extraordinário acordo aos 68 anos.

Mas que raio de políticos são estes que nós temos que em vez de se sentarem a debater as soluções para os problemas do país, se preocupam mais com a sua imagem pessoal, com a sua reputação e os ganhos que daí possam vir a tirar? 

Mas que raio de políticos são estes que acham que o país tem que sofrer medidas de austeridade de forma a ultrapassar a crise, mas desde que estas não os afectem a eles directamente, uma vez que as suas reformas não podem ser tocadas (limitadas, reduzidas), nem alterar o regime de reforma (reforma por completo ao fim de 8 anos, comparando com o povão que tem que descontar um mínimo de 36 anos e está limitada a 80%), que os equivale quase a uma profissão de desgaste rápido. Para uma profissão dita de desgaste rápido, diria que com 68 anos está muito bem conservadinho.

Mas isto não ficou por aqui, pois no dia seguinte, às 11h não houve a tão almejada "foto de família" de tão trabalhoso acordo, e lá veio o Ministro das Finanças (Teixeira dos Santos) fazer as suas queixinhas pois ficou sem uma fotografia do momento, nem mesmo a fotografia do telemóvel.    

Parece que ainda vamos ter novela por mais uns tempos, enquanto o "avôzinho" Catroga não enviar um MMS com a foto do momento ao "avôzinho" Teixeira dos Santos.

Tirada do dia (2)

"(...) Nós queremos que a revista tenha sucesso e que chegue aos leitores, ... e que quando chegue aos leitores, e que os leitores quando pegarem numa Penthouse, se esqueçam do Sócrates, se esqueçam dos Orçamentos de Estado, e venham para o nosso mundo, um mundo onde as coisas más não acontecem (...)

José Mascarenhas - Director da Revista Penthouse Portugal, in Jornal da Noite, SIC, 30/10/2010

Confesso que não consigo imaginar alguém que esteja a ver uma revista Penthouse e esteja a pensar no Sócrates ou no Orçamento de estado

Verdade Desportiva ....... uma utopia?



Estou desolado !!!

Agora que o árbitro roubou descaradamente o Paços de Ferreira com um Penalty inexistente (ver vídeo acima) que resultou no segundo golo do Benfica estava à espera que o Rui Costa fosse à sala de imprensa falar a favor da verdade desportiva.

Será que a verdade desportiva é de cor ...... vermelha?

Actualização: vi agora que o primeiro golo do Benfica resulta de um fora de jogo e que não foi marcado um Penalty a favor do Benfica.

Onde andará o Rui Costa??? Será que cavou um túnel no estádio da Mata Real para sair de fininho ??????

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Empréstimos

O Jornal Público noticiou ontem (Público - 28/10/2010) que durante o último ano os bancos fizeram um esforço enorme no sentido identificarem os empréstimos à habitação mais antigos no sentido de detectar situações nas quais os clientes se encontrassem em incumprimento relativamente a produtos associados ao referido empréstimo, como sejam seguros ou cartões de crédito, os quais estiveram na base de atribuição de spreads mais reduzidos.

Este apressar da verificação das situações foi motivada pela entrada em vigor de uma legislação (Decreto-Lei n.º 192/2009) que impede os bancos de aumentar os spreads por incumprimento de uma ou mais cláusulas dos respectivos contratos de empréstimo, caso estas situações tenham ocorrido há mais de 12 meses.

Este diploma entrou em Vigor em Outubro do ano passado, pelo que desde 16/10/2010, não é possível aos bancos aumentar os spreads de empréstimos anteriores a esta data, se no futuro detectar uma situação de incumprimento, uma vez que já decorreu este período.

No entanto os bancos artilharam-se com ferramentas informáticas no sentido de detectar estas situações de forma automática nos empréstimos recentes, os quais têm sido pressionados a aumentar as suas receitas, uma vez que os seus custos de financiamento têm vindo a aumentar.

Tirada do dia (1)

"Em entrevista à Antena 1, Gonçalo Castilho dos Santos afirmou ainda que foram dadas orientações às administrações e institutos de regime especial - como os reguladores - para que sejam feitas as negociações obrigatórias relativas às reduções salariais." in Jornal de negócios - 29/10/2010

Por favor façam-me um desenho porque não percebi !!!!

Mas que porra de negociações, se existe uma tabela com os valores das reduções a aplicar?

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Cortar a despesa (4)

O OE de 2011 é a novela do momento, mais parecendo uma novela mexicana, onde 2 avôzinhos (Teixeira dos Santos e Eduardo Catroga) andam a esgrimir argumentos, e não se conseguem entender em como atingir em 2011 o défice de 4,6% do PIB.

Andamos para aqui neste impasse e ninguém consegue ter ideias de onde cortar a despesa para reduzir o défice, e eis que encontrei esta página na internet (Parlamento).

Mas o que tem esta página de interessante?:

Já sabemos que a Assembleia da República tem 230 deputados, mas o que ficamos a saber é que até 25/10/2010 (10 meses que estão decorridos desde as últimas eleições):

 - Cerca de 20 deputados não tiveram qualquer intervenção neste período, ou têm menos de 2 intervenções;

 - Cerca de 9 deputados não tiveram qualquer iniciativa legislativa.

É esta a definição de representar a população pela qual foram eleitos, defendendo os interesses dessa mesma população?

Eis um belo exemplo de por onde começar a cortar a despesa pública. 

Minúsculo (1): Paranoia Halloween

A insustentável leveza da crise

Batem leve, levemente,
como quem chama por mim...
Será chuva? Será gente?
Gente não é, certamente
e a chuva não bate assim... 

é a Crise que vem aí !!!

A crise virá mesmo aí, a adivinhar-se a aprovação do OE de 2011, ou a falta dela.

A não aprovação do OE levará a um descrédito por parte da sociedade internacional quanto à capacidade de Portugal para ultrapassar esta grave situação financeira que o país atravessa, podendo conduzir a cenários como a entrada do FMI em Portugal e às medidas de forte austeridade que possam vir a ser impostas.

No entanto a sua aprovação levará também a sociedade portuguesa a uma crise que para muitas famílias poderá ser insustentável:

- será a diminuição dos vencimentos no caso da função pública;
- será a não existência generalizada de aumentos no sector privado;
- será uma taxa de inflação estimada de 2,2% que levará a uma perda do poder de compra;
- será (de realçar) um aumento previsto de 3,9% da electricidade, ainda que este esteja incluído na inflação;
 - será (de realçar) um aumento previsto de 5% nos transportes públicos, ainda que este esteja incluído na inflação;
- será o aumento do IVA de 21% para 23%;
- será o aumento do IVA de 6% para 23% em bens alimentares essenciais;
- será o aumento do IRS(sim da taxa efectiva de IRS, e não venham com a história que a diminuição das deduções não é um aumento da carga fiscal);
- será um eventual cenário de aumento das taxas de juro;

será.........

.....esta a insustentável leveza da crise !!!!!

Matemática !!

"Governo e PSD romperam negociações a 230 milhões de euros de um entendimento - 0,1% do PIB" - 1ª pagina do jornal Público de 28/10/2010

"Orçamento - Acordo falha por 0,3% do PIB" - 1ª pagina do jornal "i" de 28/10/2010.

Afinal é 0,1% ou 0,3% ????

A fazermos contas de matemática assim é que não vamos lá !!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Insólito : Uma questão de visão


Uma simples questão de visão, ou de visibilidade, pode alterar toda uma questão de hábitos.

Um cidade no norte de Espanha, Els Alamus, perto de Lleida, na Catalunha, vai obrigar as prostitutas que procurem clientes a utilizar coletes reflectores, sob pena de serem multadas no valor de 40 euros.

A justificação, segundo as autoridades é a redução do risco de atropelamento.

Não seria mais natural, num país onde a prostituição é legalizada, que se se pretende reduzir o risco de atropelamento das prostitutas se dêem melhores condições, tirando-as da rua, ou mesmo tirando-as da profissão.

Nuestos hermanos dieven estar LOCOS !!!!!

A verdade escondida do OE 2011 (2)

Eis que depois de aqui ter denunciado os cortes salariais que o governo se preparava para fazer na função pública nos vencimentos de valor inferior a 1500 € (A verdade escondida do OE 2011) finalmente alguém parece ter percebido o que se passava e decidiu denunciar também a situação (Governo estuda convergência dos subsídios de refeição) que chega a atingir cortes salariais na ordem dos 15% nos vencimentos inferiores a 1500€, aqueles que segundo os nossos ilustres governantes não iriam sofrer qualquer redução.
como diz o ditado......

Aqui há gato !!!!!

A circum-navegação do Magalhães: de Portugal à Venezuela


Costuma-se dizer que é preciso conhecer a história para se perceber o presente e se evitarem os mesmos erros no futuro, já que erros semelhantes tendem a repetir-se.

Depois da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, eis que Magalhães (o computador portátil) se prepara para uma nova circum-navegação, de Portugal à Venezuela, passando por algumas ex-colónias portuguesas como Angola, Cabo Verde e Moçambique.

Mas se antes de Fernão de Magalhães, Bartolomeu Dias teve que dobrar o Cabo das Tormentas (Cabo da Boa Esperança), Magalhães o computador pode ter Esperança numa tarefa mais facilitada, pois pode contar com a colaboração do AMIGO Hugo Chavez, que tem feito publicidade ao "maravilhoso Magalhães" por todo o mundo, tendo até já oferecido um exemplar à primeira dama da Síria.

O Magalhães (o computador) está assim lançado na sua rota de circum-navegação, e poderá ainda contar com a frota encomendada por Hugo Chavez para facilitar a circum-navegação.

O Magalhães pode assim contar com o apoio de um comercial de sucesso.

Portugal pode assim contar com o apoio de um comercial de sucesso que irá tirar o país da crise.

Ele vai comprar computadores, ele vai comprar barcos, ele vai comprar casas pré-fabricadas.

Já agora, será que ele não quer comprar um TGV e 2 submarinos?

Mini-saia

Os jornais de hoje dão conta de que na cidade de Castellamare di Stabia, na província de de Nápoles ia ser votada um regulamento da Polícia Municipal que prevê a aplicação de multas até 500 euros a quem usar vestidos demasiado decotados, demasiadamente curtos ou mini-saias excessivamente curtas.

Mas já agora, alguém sabe qual a definição de "Mini-saia"?

Provavelmente os governantes da referida cidade devem pensar que corresponde a uma saia que dê pelos tornozelos.

Qual vai ser o tamanho permitido?

e como será efectuada a fiscalização?

Andará a Polícia Municipal com uma régua para ver quem cumpre e quem infringe a Lei?

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Nostalgia (1)

Hoje senti uma nostalgia quando uma colega me disse que o Walkman, essa maravilha da Sony que nos acompanhou na nossa juventude e nos deu essa sensação de liberdade por podermos levar a nossa música para qualquer lado ia chegar ao fim, que ao fim de 31 anos a Sony ia deixar de vender este produto.

A nossa sociedade de consumismo leva ao aparecimento de mais e mais produtos: eles são o Walkman, mais tarde o Discman, depois o MP3 e o iPod, o MP4, os telemóveis com música, os iphones com musica e livros narrados, e quando damos por nós, eis que o Walkman (sem dúvida o que até agora teve maior longevidade) acabou e nos apercebemos que os nossos filhos nunca vão saber o que foi o Walkman.

Provavelmente se um dia explicarmos aos nossos filhos o que era o Walkman eles vão pensar que éramos doidinhos.

Mas será que já se aperceberam do verdadeiro problema?

Isto significa apenas, que nós, sim aqueles que ainda se lembram de ter um Walkman estamos a .........

........ficar VELHOS !!!

domingo, 24 de outubro de 2010

Nem tudo é mau




Nestes tempos conturbados que atravessamos, eis que surge uma boa notícia que confirma que nem tudo é mau, e que no aumento de produtividade pode estar a solução para muitos dos problemas.

Ficou-se a saber que a comissão de trabalhadores da Auto Europa chegou a um pré-acordo com a administração, para os próximos 2 anos que prevê um aumento salarial de 3,9%, a conversão de contratos de trabalho temporários em permanentes e a não existência de nenhum procedimento de despedimento colectivo até 30/12/2012.

Vamos seguir este exemplo, arregacemos as mangas e mãos-à-obra. 

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

É um senhor ....... carago !!!!!!

Jardim de Hipocrisia


Que lindo que é ver Alberto João Jardim passar a vida a dizer mal do PS e do primeiro ministro, a torto e a direito, como ainda hoje (22/10/10) aconteceu, e como sempre tem acontecido.

Não quero com isto dizer que ele possa ter ou não razão, ou que eu ache que o 1º ministro. e mesmo o PS, façam tudo bem, pois nem é esse o caso.

Mas será que ainda se lembram deste senhor em Maio de 2010 José Sócrates e Mariano Gago visitaram a Madeira e inauguraram escolas e distribuíram computadores Magalhães.

Tão amiguinho que o Alberto João estavam.

Sorrisos para aqui. Abraços para ali. Palmadinhas para além. 

Só ficaram mesmo a faltar uns beijinhos amorosos.

E quando o 1º ministro foi visitar a Madeira depois da tragédia das enxurradas ?? Lembram-se ???

e então agora estamos outra vez de birrinha, Sr. Presidente da Região Autónoma ???

Isso tem um nome: HIPOCRISIA !!!!

A verdade escondida do OE 2011.....

Ainda não foi há muito tempo que o Governo , 29/09/2010, apresentou as principais medidas para o Orçamento de Estado para combater a crise financeira que o país está a atravessar e o feroz ataque dos mercados financeiros.

As medidas apresentadas foram sem dúvidas medidas muito duras e exigentes que vão ter um grande impacto na sociedade, desde o aumento de impostos (IVA e IRS via diminuição das deduções fiscais), à diminuição da despesa na qual se inclui a diminuição de vencimentos,  o aumento de contribuição para a Caixa Geral de Aposentações e a diminuição de comparticipações para a ADSE, entre outras.

Mas centremos a nossa atenção na diminuição dos vencimentos da função pública.

Tal como o Governo anunciou iria ser efectuada uma diminuição média de 5% na remuneração da Administração Pública e de outras entidades como institutos públicos, entidades reguladoras e empresas públicas, a qual iria ser efectuada de forma progressiva, iniciando-se em 3,5% nos vencimentos acima dos 1500 euros e terminando em 10% nos vencimentos mais elevados.

Senão vejamos o que consta do site Portal do Governo quanto a esta questão:
  
(...)
" Para a redução da despesa, em 2011, o Governo decidiu:
  • Reduzir os salários dos órgãos de soberania e da Administração Pública, incluindo institutos públicos, entidades reguladoras e empresas públicas. Esta redução é progressiva e abrangerá apenas as remunerações totais acima de 1500 euros por mês. Incidirá sobre o total de salários e todas as remunerações acessórias dos trabalhadores, independentemente da natureza do seu vínculo. Com a aplicação de um sistema progressivo de taxas de redução a partir daquele limiar, obter-se-á uma redução global de 5% nas remunerações;
  • (...) " 
(Principais medidas para o OE 2011 e reforço da execução orçamental de 2010)
Mas será que é mesmo assim??? Será que nos foi dita toda a verdade???


No passado dia 15/10/10, o Governo entregou na Assembleia da República a Proposta de Lei do OE 2011, onde entre outras coisas concretizava as medidas anunciadas, e conhecidas como o PEC III, de diminuição da despesa e do aumento da receita, leia-se impostos.Proposta de Lei 426/2010



Mas vejamos com atenção o que diz o art.º 26º da Proposta de OE:

Artigo 26.º

1 - O valor do subsídio de refeição abonado aos titulares dos cargos e demais pessoal a que se refere o n.º 9 do artigo 17.º (leia-se as entidades acima referidas), nos casos em que, nos termos da lei ou poracto próprio, tal esteja previsto, não pode ser superior ao valor fixado na Portaria n.º 1553-D/2008, de 31 de Dezembro.
2 - (...)

Atente-se que no artigo referido é feita alusão às entidades mencionadas nas linhas gerais do OE (aqui constantes do n.º9 do art.º 17º), mas não é feita qualquer alusão ao limite de remuneração de 1500 €.

Confuso ??? Também eu !!!

Pelos vistos a história não é bem como foi contada.

Pelos vistos quem nestas entidades receba um subsídio de alimentação acima da referida portaria (o qual é taxado em IRS) irá deixar de receber esta parcela.

Parece que mesmo que ganha menos de 1500 € mensais, e se encontra nesta situação também vai ver o seu salário reduzido.

Mas agora pergunto eu?

Será que quem ganha menos de 1500 € mensais tem folga para fazer face a todas as despesas fixas (empréstimo habitação, escola das crianças, transportes, alimentação, água, luz, gás, etc), ao aumento dos preços (inflação), ao aumento do IVA, e ainda por cima ver o seu salário ser reduzido??

E já agora, será que quem ganha menos que 1500€ pose ser considerado de classe alta, classe média-alta, ou até mesmo classe média??

Claro que não, e mais uma vez se pode ver aqui um ataque encapotado às famílias com menos rendimentos, não vingando assim o argumento de que quem aufere um maior rendimento deve efectuar uma maior contribuição neste esforço colectivo.

Será esta mais uma questão de semântica, ou aqui há gato?








Subsídio de refeição

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Como negoceia o PSD?

"Não há negociação nenhuma!!!! Vamos ser claros!!!!! Não há negociação nenhuma!!!! Não há NADA sobre essa matéria!!!!"


(Paula Teixeira da Cruz em declarações à entrada da reunião do Conselho nacional do PSD sobre o OE 2011) - 19/10/2010

A Ginástica do IVA

Ainda não foi há muito tempo que quando o governo baixou o IVA dos ginásios de 21% para 5%, que as mensalidades tenderam a continuar na mesma, aumentando assim a margem de lucro dos empresários deste sector.

Será que agora que se pensa no seu aumento, os ditos empresários também vão manter as referidas mensalidades, mantendo assim o critério??

A Incongruência do PSD

Depois de tanta especulação sobre a decisão do PSD quanto à aprovação, ou não, do Orçamento do Estado para 2011, o PSD apresentou esta noite as suas condições / pressupostos considerados essenciais com vista à sua aprovação:

1) Aumento do IVA em apenas um ponto percentual;
2) Suspensão das parcerias público-privadas e das grandes obras;
3) Cabaz alimentar com IVA a 6%;
4) Deduções fiscais pagas em títulos do tesouro;
5) Agência independente para as contas públicas;
6) Verdade das contas orçamentais.

in Diário Económico: Condições que o PSD impõe para viabilizar o orçamento

Ora aqui está a beleza do resultado da decisão do PSD, senão vejamos:

1) Aumento do IVA em apenas um ponto percentual

Este pressuposto cheira um bocadinho a demagogia, pois se o IVA não aumenta em 2 pontos percentuais e apenas em 1 ponto percentual, significa isto que a receita fiscal no OE não ser ser tão elevada, pelo que se impõe a seguinte questão:
  • Onde pensa o PSD obter uma receita para compensar este não aumento?
  • Onde pensa o PSD cortar a despesa para compensar este não aumento? 
Pois é, nem uma ideia foi avançada. Será que não têm nenhuma. Não foi o PSD que ainda há pouco tempo acusava o Governo, aquando da apresentação do OE de ser vago.

Será que o PSD considera que os salários da função pública devem ter um corte ainda maior para compensar??

2) Suspensão das parcerias público-privadas e das grandes obras

Até parece uma medida sensata, pois como se costuma dizer "se não há dinheiro, não há vícios"

3) Cabaz alimentar com IVA a 6%

Ainda que de uma forma geral esta sugestão faça sentido, não deve ser considerada de uma forma cega pois se alguns dos produtos que o Governo considera que devem passar a ser tributados a 23% podem ser considerados como bens essenciais (leites enriquecidos, margarina, óleo alimentar), outros há que declaradamente não o são, como o leite com chocolate e os refrigerantes.

A forma como este pressuposto, parece um tiro no pé pois outras situações igualmente injustas iriam ser criadas (Utopia realista: é preciso ter lata!!).

4) Deduções fiscais pagas em títulos do tesouro

Esta condição pode fazer sentido, uma vez que incentiva a poupança, no entanto, mais uma vez não indica como compensar esta diminuição de despesa, ou seja, que outras receitas ou cortes de despesa propõe.

5) Agência independente para as contas públicas

Conceptualmente até que faz sentido, mas qual o efeito em termo de défice?

6) Verdade das contas orçamentais
Mas uma vez, conceptualmente até pode fazer sentido, mas de que maneira contribui para a diminuição do défice?

Por último, o PSD não fez qualquer menção ao corte de vencimentos na função pública, o que só pode significar que concorda com esta medida, e que talvez achasse que fosse preciso ir mais longe neste campo. 

Não consigo no entanto compreender que um partido que acusa o Governo de: "ofender o governo ao falar em Estado Social" (in: Diario Economico) demonstre estar de acordo com o corte das remunerações da função pública e venha sugerir que o aumento do IVA seja inferior, ou seja, que os sacrifícios sejam apenas pedidos a uma parte da população.

Se o PSD se acha assim o dono da justiça e defende, como afrima, o Estado Social, porque não propôs a introdução de uma taxa de IVA de 40% para os bens de LUXO, como por exemplo: viaturas de valor superior a 50.000€; habitações superiores a 400.000€; Barcos de recreio de luxo, bem como todo um rol de produtos que está longe do alcance da classe baixa e da classe média portuguesa?

Porque não propôs o PSD a criação de um tecto máximo para as reformas, por exemplo, igual a 14 ordenados mínimos?

Porque será que a música é outra, mas a letra é a mesma, e a crise acabará sempre por ser paga por quem tem menores recursos??

SE ISTO NÃO É DEMAGOGIA, NÃO SEI O QUE SERÁ !!!!!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Cortar a despesa (3)

Uma das medidas propostas para o OE 2011 é o corte da despesa com a frota automóvel do Estado em 20%, estando para tal definido que por cada 3 viaturas abatidas apenas seja possível a aquisição de 1 viatura.

Estou confuso?!?!

Esta medida não tinha já sido implementada anteriormente??

E posteriormente a empresa Águas de Portugal, não estava a renovar a sua frota à razão de 1 para 1, até a situação ser conhecida através dos meios de comunicação social, tendo sido a sua renovação suspensa pelo Estado?

Alguém foi responsabilizado???


"Comprar 1 viatura por cada 3 abatidas" - onde foi que já ouvi isto ???

Terá sido um ECO??..... ECO??.....ECO??......ECO??

Patriotismo


Confesso que nos últimos dias com a apresentação não existem grandes motivos para que o nosso Patriotismo aumente.

No entanto pode ser pelo nosso Patriotismo que passe uma das soluções para o momento que vivemos.

O aumento nos impostos, nomeadamente o IRS e o IVA, a redução de vencimentos (na função pública, entidades reguladoras e sector empresarial do Estado), a inflação, a diminuições de apoios sociais do estado, e um eventual aumento das taxas de juro do crédito à habitação, leva a que o actual momento não seja agradável e que nos leve a pensar em Patriotismo.

Olhando para o Relatório Macro económico que acompanha o OE 2011 vemos que se estima um pequeníssimo crescimento do PIB de cerca de 0,2% sendo ainda essencial aumentar as exportações e reduzir as importações.

Se a nossa economia precisa melhorar a sua competitividade de forma a se conseguir aumentar as exportação, existindo aqui um cenário favorável que é o início da recuperação das economias europeias para onde exportamos, existe um factor que pode depender de nós no que respeita às importações e a não permitir que a nossa economia entre em recessão.

Uma das medidas que cada um de nós pode fazer é comprar produtos nacionais, quer como empresas, quer como individuais.

Ao comprarmos produtos nacionais estamos não só a dinamizar a nossa economia, como estaremos também a reduzir as importações e consequentemente contribuir para uma resolução mais rápida desta situação.

E é tão simples:

Quando formos comprar algo optemos por um produto nacional, aquele que tem um código de barras começado por:

560........

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Mala de Cartão


Eis a solução para evitarmos as medidas de austeridade que se aproximam:

EMIGRAR !!

(P)uro (E)ntretenimento (V)irtual

Entregue o OE 2011 na Assembleia da República, ainda que várias vezes adiada, tendo sido entregue às 23h27 de 15/10/10, a única reacção do PEV foi criticar o facto de este ter sido entregue incompleto e que teriam que ser apuradas responsabilidades por tal facto.

E ideias sobre o Orçamento ????

No dia seguinte, já após a a entrega do Relatório macro económico em falta, a única reacção é o sentido de voto contra.

E ideias sobre o Orçamento ????

Será esta posição apenas um jeito ao PCP tendo a vista uns poucos lugares na AR em coligação??

E ideias sobre o Orçamento ???

Tudo isto não passa de um Puro entretenimento, provavelmente virtual

Queda de Cabelo???? Tome Red Bull


Estava hoje a ver televisão quando naqueles intervalos intermináveis de publicidade vi um anúncio para um produto fantástico para a queda de cabelo (Inneov) em que um dos seus principais constituintes é a Taurina, o mesmo que está presente no Redbull.

Tem problemas de queda de cabelo?

Vai um RedBull ??






Incoerência

Eis que depois de os Órgãos Sociais do Benfica terem pedido aos seus adeptos, que a bem da verdade desportiva (vá-se lá saber o que isso é) boicotassem os jogos fora do Benfica, deixando de ir assistir aos jogos fora, depois de afirmarem terem sido prejudicados no jogo com o Vitória de Guimarães,  o Benfica veio agora pedir ao FCP um total de 2500 bilhetes nos quais se incluíam 100 bilhetes VIP.

Não será isto incoerência??

E já agora, qual verdade desportiva?

Aquela em que o Benfica foi beneficiado na Taça da Liga em jogos como o Nacional e na Final contra o Sporting?

Verdade desportiva, ou apenas quando nos dá jeito??

O FIM DO TABU!!

Hoje à noite acabou o grande tabu.

O Prof. Marcelo Rebelo de Sousa anunciou aquilo que todos já sabíamos que iria acontecer mais dia menos dia, mas que era tabu. Anunciou que o Presidente da República iria anunciar, no dia 26/10/10 a sua recandidatura a Presidente.

A gente sabe que o PSD adora Tabus (os tabus do Prof. Cavaco Silva quando era primeiro ministro, os tabus de Manuela Ferreira Leite, os tabus de Pedro Passos Coelho, e agora o do Presidente Cavaco Silva), mas ......

parece que já não há tabus como antigamente.

domingo, 17 de outubro de 2010

OE 2011 (3) - Desta é de vez...........


Vão-se os dedos e os anéis !!!

Apresentadores de TV

Realmente os apresentadores/jornalistas de TV que temos passam a vida a dar tiros nos pés.

Hoje com a apresentação do OE os jornalistas da SIC passaram a tarde toda a dizer que o Estado ia extinguir e fundir Institutos públicos e Direcções Gerais.

Os jornalistas da SIC passaram a tarde a dizer que no Ministério das Finanças iam-se fundir 3 Direcções Gerais:

- Direcção Geral de Impostos
- Direcção Geral das Alfândegas
- Direcção dos Impostos Especiais de Consumo.

Apenas não entendo como pode ser possível a fusão de 3 Direcções Gerais se no Ministério das Finanças existem:

- Direcção Geral de Impostos
- Direcção Geral das Alfândegas e dos Impostos Gerais de Consumo

Fusão de 3 Direcções Gerais ????

ONDE ????

sábado, 16 de outubro de 2010

(P)orque (C)ontinuamos (P)arados?

Eis o exemplo de algo que ficou parado no tempo e que não se adapta aos dias de hoje.

O discurso não varia, sempre os mesmos argumentos, sempre os mesmos responsáveis por todos os males do país.

Confesso que depois de tanto tempo sempre a ouvir o mesmo esta, semana fiquei surpreendido quando no final das jornadas parlamentares o PCP anunciou que tinham 40 medidas alternativas para apresentarem para o orçamento.

Pensei para comigo que algo tinha mudado no PCP.

Pensei para comigo, que desta vez iríamos ter um contributo decisivo do PCP, nesta fase de aperto, em quer todos temos que estar unidos e remarmos no mesmo sentido.

Mas afinal...........

Enganei-me!

Depois do OE 2011 ter sido entregue qual não foi o meu espanto quando vi que estava tudo na mesma.

A primeira coisa com que o PCP se preocupou foi com o facto do relatório macro-económico não ter sido entregue.

Caramba!!! O OE foi entregue às 23h27 da noite.

Será que o PCP ia fazer uma directa a ler o relatório macro económico ??????

Será que às 4h da manhã ainda conseguiam ler alguma coisa????

Qual a diferença que faz ter sido entregue na manhã do dia seguinte??? Isso mesmo no dia seguinte, não foi uma semana depois.

Mas mais convencido que me tinha enganado fiquei quando vi o PCP no sábado anunciar que ia votar contra o OE.

Eu sei que este OE é muito duro, mas então e as 40 medidas alternativas ? Então e toda a vontade que existia em negociar??

Voltaram ao mesmo. Pelos vistos não existe remédio.

Que saudades que eu tenho da Odete Santos

(P)or (S)e (D)ecidirem

Não consigo perceber esta história do tabú do PSD quanto à aprovação do OE. Já é habitual a existência de vários tabús neste partido, já vem quase da sua génese, mas agora andamos aqui há semanas com a história da aprovação do OE 2011 e no PSD ninguém se entende.

O Líder do PSD afirma que não aprova um orçamento com aumento de impostos. Depois já não quer falar do assunto. 

Bem, o PSD é responsável e vai decidir responsavelmente (leia-se - "vamos aprovar").

Eis senão quando quase metade do PSD (Manuela Ferreira Leite, Marcelo Rebelo de Sousa, Pacheco Pereira, João Salgueiro) vêm a terreiro dizer que o PSD têm que aprovar o orçamento, mesmo que seja um mau orçamento, a bem da nação.

Mas lá continua o Pedro Passos Coelho a dizer que não aprova.

Será que ainda não perceberam, que se não querem o FMI e um orçamento recessivo à séria, lá vão ter que engolir o sapo e aprovar o orçamento.

Vá lá............. Decidam-se!!

País Adiado

Hoje tive a certeza que vivemos num país ADIADO:

O OE de 2011 ia ser entregue dia 15/10/10 às 19h30 - ADIADO;

A conferência de imprensa ia ser a seguir - ADIADA;

A Conferência de imprensa ia ser no Sábado às 10h - ADIADA;

As portagens nas SCUTS iam começar em Julho - ADIADAS;

As portagens nas SCUTS iam começar em Agosto - ADIADAS;

As alterações nos medicamentos iam começar a 1 de Outubro - ADIADAS;

As alterações nos medicamentos iam começar a 15 de Outubro - ADIADAS;

ENFIM VIVEMOS NUM PORTUGAL ADIADO !!!

OE 2011 (2)

" ...acabei de entregar ao Sr. Presidente da República a proposta de Lei e os mapas anexos referente ao orçamento para 2011. Este ritual é um ritual que como sabem já vai sendo habitual...." (Sic Notícias - 15/10/10)."

Pois é Sr. Ministro já vai sendo habituar entregar o OE umas quantas horas atrasadas.

Qualquer dia é ver o povo de madrugada agarrado ao televisor e a roer as unhas a ver quando já há orçamento ou não.

Até poderia existir uma chaminé na assembleia de onde saísse fumo branco quando o orçamento fosse entregue, qual Vaticano.

PEC

Eis que o Governo teve mais uma ideia brilhante para aumentar a receita:

Criar um imposto extraordinário sobre a banca entre 0,01% e 0,005% sobre o seu passivo.

Os banqueiros começaram logo a chorar que coitadinhos deles lá iam ficar sem os seus lucros e que teriam que reestruturar os bancos, despedir pessoas, cortar o financiamento à actividade económica, etc.

Coitadinhos, como se estivessem mesmo preocupados....

Como se não fossem logo a seguir aumentar as taxas e comissões e, claro está, quem vai acabar por pagar mais esse imposto de forma indirecta?

NÓS !!!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

OE 2011 (1)

Foi hoje às 23h30 que o Orçamento de Estado de 2011 foi entregue na Assembleia da República, mas mais parecia uma visita ao Jardim zoológico.

O Orçamento foi entregue na sala de visitas da AR, onde estavam os membros do Governo e da AR, e na qual existia um cordão vermelho para delimitar a área dos jornalistas.

Estes pareciam uns autênticos macaquinhos e quase que se atropelavam uns aos outros a entrar na sala para tirar fotografias da tão famosa PEN, ou para efectuar o relato em directo para as televisões, como se quem estivesse a assistir fosse um atrasado mental:

"Agora o Ministro das finanças tem a pen, entrega a pen ao presidente da AR.... bem ainda não entregou.... agora sim .... o presidente da AR segura a pen..... muda a pen de mão....... atenção....atenção..... passou a pen ao seu assessor .... sim..... confirma-se..... o assessor inspecciona a pen... e agora temos que sair.... dizem-nos que temos que sair.... SIM..... estou a SER EMPURRADO.......AAAIIII ....... Não empurrem"

será que os jornalistas pensam que só atrasados mentais é que vêm televisão ???

Tenham DÓ !!!!

TGV

Precisamos de um TGV??

Será que devemos construir um TGV quando o país atravessa esta crise??

Claro que sim. Construa-se o TGV e enviem-se os políticos portugueses para os confins da Europa.

Comentadores de TV

Ontem (14/10/10), no jornal da noite da TVI eis que estava o Miguel Sousa Tavares a comentar a Proposta de orçamento 2011 que iria ser apresentada esta semana e a actual crise do país.

Lá estava o Miguel Sousa Tavares com aquele seu ar de que é o maior e de de sabe tudo, que sabe aquilo que os outros não sabem, quando se referiu à visita que os banqueiros fizeram à sede do PSD para dizerem que o OE tinha que ser aprovado.

Segundo este comentador, que dá sempre a ideia que sabe tudo, os bancos teriam ido dizer que se o OE não fosse aprovado estariam em má situação, e que no dia anterior (13/10/10) se tinha ficado a saber que a CGD havia vendido a sua sede ao seu fundo de pensões.

Pois bem, Miguel Sousa Tavares, essa noticia não se ficou a saber no dia anterior!!! Já se sabia há mais de 15 dias !!!!

Afinal parece que não sabemos tudo

Cortar a despesa (2)

E eis que andamos aqui assim neste impasse quanto ao défice e como cortar a receita.

Uns dizem que cortam e vai-se a ver é só medidas simbólicas que quase nem fazem mexer o ponteiro.

Outros não sabem como cortar e pedem ajuda ao povo para que dêem sugestões, criando a ilusão de que as vão ter em consideração.

Querem ideias?

Aqui vão:

1) Reduzam o número de deputados em 25%;
2) Reduzam o número de acessores em 30%;
3) redução as dotações aos partidos para as campanhas eleitorais em 50%
4) acabem com a acumulação de pensões e de venvimentos (10% de IRS sobre as pensões milionárias não é nada, apenas serve para atirar areia para os olhos);
5) apliquem uma taxa de IVA de 50% a viaturas de valor superior a 50 mil euros.



Cortar a despesa (1)

 

Neste momento de crise e austeridade eis que chegamos à conclusão que anda tudo doido com o défice e com a necessidade de cortar a despesa.


No entanto, uns propõem alguns cortes, mas claro apenas os que não jeito e os que não afectam muito os próprios.


Outros andam tão às aranhas que não sabem onde cortar e toca de lançar sites para apelo a sugestões.

Existem ainda uma dúzia, se não mais, de sites com fóruns ou áreas para colocação de opiniões.

Debates à esquerda e à direita e .... nada de relevante

Será que ninguém tem ideias???

Aqui ficam algumas:

1) reforma aos 65 anos para todos, sem excepção - doa a quem doer.
2) fim ao acumular de pensões e vencimentos de cargos públicos, sem excepção - doa a quem doer.
3) tecto máximo para as pensões, para todos, doa a quem doer.

Mineiros Chilenos

 

Eis que chegou o dia em que estes HOMENS, de uma coragem imensa foram resgatados e que regressam para ao pé das suas famílias e amigos.

Este é o exemplo do que o engenho da Humanidade pode fazer.

Boa sorte para todos eles !!!

Se fosse em Portugal, seria uma chatice conseguir tirá-los da mina, ou talvez não, não tivéssemos nós 2 submarinos.

É preciso ter lata !!!




É preciso ter lata !!

É verdade que Portugal está a atravessar uma fase complicada na sua economia. Claro que têm que ser tomadas medidas difíceis para que se consiga diminuir o défice e se possa ultrapassar esta crise. Não será fácil e teremos que enfrentar dificuldades nos próximos anos.
O que eu não consigo perceber é porque razão, e caso o PEC III venha a ser aprovado no Orçamento de Estado de 2011, tal como se conhece à data de hoje, que tem como uma das suas principais medidas o aumento do IVA de 21% para 23%, que uma botija de gás passe a ter um IVA de 23% enquanto que a Coca-Cola tem um IVA de 6% (5% antes do PEC II).
Considerando que nas terras do interior do nosso país, onde muitas vezes a construção de infra-estruturas de gás canalizado é extremamente onerosa tendo por comparação os proveitos a estas inerentes, o gás de botija é a única alternativa de muitas pessoas, sendo por isso um bem de primeira necessidade.
Mas será que os nossos governantes também acham??
Ou será que em vez do gás de botija, poder beber um Coca-Cola fresquinha numa esplanada, numa tarde de verão, é que é a definição de um bem de primeira necessidade, para que o seu IVA seja apenas de 6%???
É preciso ter lata !!!!!
e já agora deviam ter também um bocadinho de vergonha na cara !!!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...